5 benefícios do óleo de olíbano e como usar suas propriedades

Escrito por
Em 02.06.21

iStock

Por                                
Em 02.06.21

O óleo de olíbano é extraído da árvore Boswellia Carterii, encontrada na região da Somália e, desde os tempos antigos, foi usado para cuidar da saúde mental, física e emocional. Para saber mais sobre ele, a Drª Karen de A. Klocker (Crefito: 99704-f), especializada em saúde integral e óleos essenciais, do centro médico Planes, falou mais sobre os seus benefícios. Acompanhe na matéria!

Publicidade

O que é o óleo de olíbano

O óleo de olíbano é indicado como estimulante, antidepressivo, para insônia e para problemas respiratórios. Além de ser usado na estética corporal e facial. O valor médio do produto é de R$ 130 e é necessário verificar a procedência do produto e da marca de escolha, para ter certeza de que está realmente comprando o óleo essencial.

Além disso, a especialista em saúde integral informou que “há relatos que o óleo de olíbano é usado em países como China, África, Índia e Oriente Médio e que os egípcios e gregos usavam a resina do olíbano para conservar e rejuvenescer a pele. Na medicina tradicional chinesa, o óleo é usado para complementar o tratamento de doenças, como hanseníase, gonorreia e câncer, devido aos componentes químicos encontrados no óleo que melhoraram a circulação sanguínea e possuem ação analgésica.”

5 benefícios do óleo de olíbano que você não sabia

A seguir, você confere os principais benefícios do óleo de olíbano citados pela Drª Karen. Veja só:

  • Auxilia no tratamento da ansiedade: a especialista disse que o óleo essencial “é útil para tratar a ansiedade, já que possui propriedades que desaceleram a respiração e produz sensação de calma. Além do mais, o óleo também possui propriedades psicoativas, sendo muito usado para meditação.”
  • Rejuvenescedor da pele: “um verdadeiro tônico para a pele, o óleo de olíbano suaviza rugas e promove hidratação, vitalidade para peles cansadas e maduras.”
  • Controla a oleosidade da pele: “ajuda a controlar a oleosidade da pele, já que possui propriedades adstringentes, sendo também eficaz contra cortes, feridas, ulcerações, espinhas e inflamação”, explicou Drª Karen.
  • Alivia a dor: a especialista informou que o óleo também pode contribuir para aliviar dores musculares e articulares crônicas.
  • Reduz alguns casos de inflamação: “reduz os níveis de inflamação e alivia a dor nos casos de artrite, artrose, distúrbios reumáticos e dores musculares”, destacou.

Há séculos, o óleo de olíbano é considerado sagrado por algumas culturas e foi muito usado como incenso em cerimônias religiosas. Pois os povos antigos acreditavam que o aroma amadeirado estabelecia uma conexão com o divino.

Contraindicações do óleo de olíbano para se atentar

De acordo com a especialista, é necessário evitar o contato do óleo com os olhos, ouvidos e áreas sensíveis. E, em caso de gestação, é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com o óleo.

Como usar o óleo de olíbano

Quer saber mais sobre o óleo de olíbano, indicações e formas de uso? Selecionamos alguns vídeos que apresentam mais informações sobre esse óleo essencial. Vale a pena assistir!

Principais benefícios e como usar o óleo de olíbano

Os óleos essenciais tem sido boas opções de tratamentos naturais que, além de promoverem diversos benefícios, normalmente não possuem contraindicações. Nesse vídeo, você saberá mais sobre o óleo de olíbano e como usá-lo!

Publicidade

Óleo de olíbano para manchas na pele

Esse óleo essencial também costuma ser bem eficaz para amenizar manchas na pele, além de ajudar no tratamento de acnes, espinhas e rugas. Saiba mais assistindo ao vídeo e aprenda a usá-lo!

Aspectos emocionais e vibracionais do óleo de olíbano

Além dos benefícios para a saúde física, o óleo também auxilia na saúde emocional e mental. Assista ao vídeo e confira as possibilidades de uso para este fim!

Se você prefere buscar alternativas naturais para cuidar da saúde, aproveite e saiba mais sobre a aromaterapia, seus benefícios e principais óleos essenciais.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Como usar