Como usar óleo essencial de eucalipto e aproveitar todos os seus benefícios

Escrito por
Atualizado em 03.05.21

iStock

Por
Atualizado em 03.05.21

O óleo essencial de eucalipto é utilizado na aromaterapia, como um tratamento natural com o objetivo de equilibrar o organismo. Ajuda na melhora da saúde física, emocional e mental, além de contribuir para a sensação de bem-estar. Conversamos com a aromaterapeuta Lorena Figueiredo, que esclareceu as principais dúvidas sobre esse produto. Confira:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o óleo essencial de eucalipto

Lorena Figueiredo (LF): “Quando falamos em óleos essenciais, é importante termos em mente duas principais vias de atuação em nosso corpo, a via física e a via emocional. Na via física, o óleo essencial de eucalipto se mostra eficaz como fortalecedor do sistema imunológico e expectorante/descongestionante das vias respiratórias. Já na via emocional, é uma excelente porta de entrada de tratamento terapêutico, seja para limpeza energética, liberar a expressão do paciente ou reconexão do mesmo com o mundo para uma melhor interpretação daquilo que ele mesmo vive.”

5 benefícios do óleo essencial de eucalipto

iStock

A aromaterapeuta nos contou os principais benefícios do uso do óleo essencial de eucalipto. Confira:

  • Fortalece o sistema imunológico: segundo Lorena, “o óleo essencial de eucalipto nos traz a sensação de alívio das pressões internas e então relaxamento do corpo físico, auxiliando assim no sistema imunológico, pois permite o destensionamento do corpo e saída do estado de alerta.”
  • Expectorante e descongestionante nasal natural: a aromaterapeuta explicou que as propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de eucalipto melhoram a respiração e ajudam na limpeza do muco, tanto que podem ser ótimos aliados contra sintomas de gripes e resfriados.
  • Limpeza energética: “o eucalipto clareia a mente e abre caminhos, podendo ser usado quando você está se sentindo confusa e precisa tomar decisões difíceis”, explicou Lorena.
  • Desbloqueio da comunicação e expressão: Lorena comentou que o óleo essencial de eucalipto pode ajudar nas questões emocionais, “por dissipar os sentimentos de tristeza, gerar uma atmosfera de maior confiança e trazer uma refrescância através da sensação de liberdade gerada no ser.”
  • Alívio dos sintomas da sinusite: Lorena explicou que o óleo essencial “pode ser utilizado para alívio das vias respiratórias a partir da simples inalação – pingando uma ou duas gotinhas do óleo essencial em um lenço limpo e inalando algumas vezes por dia –, bem como ser diluído em óleo vegetal e aplicado na região do pescoço, atrás das orelhas, atuando como estimulante da região para combater os processos infecciosos e inflamatórios que se instalam nos seios da face.”

Apesar de ter muitos benefícios, a aromaterapeuta deixa um alerta importante: “para asmáticos, o óleo essencial de eucalipto não é recomendado!”

Onde você pode comprar óleo essencial de eucalipto

Você se interessou pelo óleo essencial de eucalipto? Veja onde você poderá encontrá-lo:

  1. Óleo essencial de eucalipto 10 ml, nas Americanas
  2. Óleo essencial de eucalipto Bem-Estar, na Droga Raia
  3. Óleo essencial de eucalipto By Samia, na Tok&Stok
  4. Óleo essencial de eucalipto Citriodora, na Terraflor Aromaterapia
  5. Óleo essencial de eucalipto Globulos, na Mundo dos Óleos

Agora você já sabe onde poderá encontrar o óleo essencial de eucalipto. Continue lendo a matéria para saber mais sobre seus usos.

Como usar e outras dúvidas comuns

iStock

Lorena tirou várias dúvidas sobre o uso e as aplicações do óleo essencial de eucalipto. Confira abaixo todas as respostas:

Publicidade

1. Como usar o óleo essencial de eucalipto?
Lorena Figueiredo (LF):
as formas de utilização são as mais diversas possíveis, desde o uso direto nas mãos com a finalidade de inalação, utilizado em água para escalda-pés ou banhos terapêuticos, como a diluição dos óleos essenciais em veículos carreadores, como cremes e óleos de base neutra para aplicação através de massagens, compressas, entre outras maneiras.

2. Pode ser usado todos os dias?
Lorena Figueiredo (LF):
sim, de qualquer forma é importante ter em mente que os óleos essenciais tratam-se de substâncias altamente potentes, portanto trabalhar com eles em diluição é sempre mais seguro.

3. Existem contraindicações?
Lorena Figueiredo (LF):
não deve ser utilizado em lactantes (quem está amamentando), crianças abaixo de sete anos de idade e asmáticos.

4. Há outros usos para o óleo?
Lorena Figueiredo (LF):
sim. Pode ser utilizado diluído em soro fisiológico ou solução bifásica (água + óleo) como repelente de insetos, devendo sempre ser agitado antes do uso e aplicado nas áreas do corpo que se deseja proteger.

Se você estava pensando em incluir o óleo essencial de eucalipto em sua rotina, agora sabe que ele é rico em benefícios e tem diferentes usos. Aproveite para ler também nossa matéria sobre aromaterapia e entender mais sobre esse assunto.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Como usar