10 benefícios do óleo de pequi que irão te surpreender

Escrito por Carol Romani

Foto: iStock

O pequi é uma planta típica do cerrado brasileiro que possui uma casca de coloração verde e, em seu interior, uma polpa amarela comestível. A extração de suas polpas e sementes dá origem a um óleo com propriedades incríveis.

O óleo de pequi é rico em vitamina A e seu uso é muito conhecido para a hidratação dos cabelos. Confira 10 benefícios do óleo de pequi e como inclui-lo no seu dia a dia:

10 benefícios do óleo de pequi para a saúde e beleza

Foto: iStock

“Um óleo completo”, diz a nutricionista Ana Paula Alegretti, com benefícios para a pele, cabelos, e até mesmo para a saúde vascular e prevenção de câncer. Seus benefícios vão além do que podemos imaginar, vamos conhecer?

1. Deixa o cabelo mais bonito

Hidrata o couro cabeludo, diminui o frizz, reduz os danos causados pelo sol, regenera a fibra capilar e elimina o aspecto ressecado do cabelo. Além disso, deixa o cabelo brilhoso e sedoso.

2. Cuida e trata a pele

Com seu alto poder hidratante, o óleo de pequi combate infecções na pele, como eczema e outros problemas de pele seca. Também possui ácidos graxos que ajudam a manter a pele nutrida e hidratada.

Leia também: Açúcar de coco: um adoçante natural rico em vitaminas

3. Regula a pressão sanguínea

Por conter vários nutrientes, como o potássio, ele é capaz de controlar a pressão arterial elevada, aliviando o estresse dos vasos sanguíneos, levando-os a relaxar e fazendo com o que o sangue circule melhor.

4. Ajuda na cicatrização

O óleo de pequi atua na recuperação do tecido cutâneo, por isso pode ser utilizado para promover uma melhor cicatrização da pele. Além disso, ele pode agir no tratamento de estrias.

5. Tem poder anti-inflamatório

Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), com um grupo de atletas, revelou que o óleo de pequi possui efeito de combate à inflamações (1). Constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que pode ser explicado devido os altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrados no pequi.

6. Trata a asma

Exatamente por seu poder anti-inflamatório, o óleo de pequi também pode ser utilizado como uma solução natural para a asma. Ana Paula indica para os pacientes que sofrem desta doença, que ingiram de 3 a 5 gotas durante as refeições, duas vezes por dia.

7. É antioxidante

Rico em Vitamina A e com alto teor de carotenoide, o óleo de pequi atua como antioxidante, que gera uma melhora do sistema ocular e auxilia no rejuvenescimento da pele e no combate ao envelhecimento precoce.

Leia também: As partes do corpo que mais precisam de hidratação

8. Ajuda na digestão

Os altos níveis de fibra encontrados no pequi auxiliam na saúde digestiva e agem contra a constipação, flatulência, cólica e diarreia.

9. Contribui para a prevenção do câncer

Por combater os radicais livres, o óleo de pequi pode ser usado na prevenção do câncer, ou até mesmo para os pacientes de quimioterapia, segundo o estudo realizado pela Universidade de Brasília. Nesta pesquisa, o óleo de pequi foi estudado como um neutralizador dos efeitos da medicação quimioterápica, e o resultado foi satisfatório.

10. Reduz do colesterol ruim

O óleo de pequi possui grande quantidade de ácidos graxos, como já comentamos. De acordo com a nutricionista Ana Paula, quando consumido frequentemente ele “auxilia na diminuição do colesterol ruim e ajuda na saúde do coração”.

Como usar o óleo de pequi

Foto: Unsplash

Existem várias formas de utilizar o óleo de pequi, podendo ser em cápsulas, para ingerir, ou o extrato oleoso, para aplicar no cabelo e na pele. Vejamos alguns modos de uso deste poderoso óleo:

Uso nos cabelos

Assim como o fruto, o óleo possui um cheiro muito forte. Por isso, é recomendado que seja misturado com outro produto, como uma máscara capilar, pois assim o cosmético disfarça o cheiro. Misture 2 colheres de sopa de óleo de pequi com alguma mascara hidratante de sua preferência. Após lavar bem os cabelos, aplique a mistura e deixe agir por meia hora. Depois é só enxaguar totalmente com água fria e finalizar como preferir.

Leia também: Benefícios do consumo do coco

Uso na pele

O óleo pode ser aplicado diretamente sobre a pele, tanto no corpo quanto no rosto. É especialmente indicado para peles naturalmente secas ou que se tornaram ressecadas em função de agressões externas. Também pode ser utilizado como óleo para massagens, proporcionando relaxamento muscular e intensa hidratação. Você também poderá aplicar o óleo antes de dormir para tratar a sua pele enquanto você dorme. Tenha cuidado, pois este produto não pode ser exposto ao sol.

Uso em cápsulas

As cápsulas de óleo de pequi podem ser ingeridas junto às principais refeições, sendo a recomendação diária de duas cápsulas, conforme indica a nutricionista Ana Paula. O óleo que compõe as cápsulas é extraído a frio da polpa do pequi. É fonte de licopeno, carotenoide, ômega-9, ácido palmítico e das vitaminas A, B1, B2 e B5.

Como fazer seu óleo de pequi caseiro

Foto: iStock

O óleo de pequi também pode ser extraído de maneira artesanal, caso deseje fazer o seu próprio óleo em casa, veja só como é fácil:

Ingredientes

  • 15 a 20 caroços de pequi
  • Água suficiente para cobri-los

Modo de preparo

Coloque os caroços na água e leve ao fogo até desprender o óleo da polpa. Deixe esfriar e leve para a geladeira. Quando o óleo estiver separado da água, remova-o e, em seguida, coloque o óleo novamente ao fogo baixo. Finalmente, passe o óleo em um coador de pano esterilizado e guarde-o em um recipiente de vidro. Prontinho!

Apesar de ser típico do cerrado, este óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou de cosméticos, em forma líquida ou em cápsulas, como já apresentamos.

Leia também: Como usar babosa nos cabelos: receitas para hidratar, limpar e fortalecer os fios

De acordo com a nutricionista, por ser um óleo puramente natural, não existem contraindicações para o seu uso. Incrível, não é mesmo? Vale a pena investir em um produto natural que traz tantos benefícios para nossa saúde de uma vez só.

Dicas pela Web