Bem-estar

Beijo do arco-íris: como praticar com segurança a posição viral no Tiktok

Dicas de Mulher

Atualizado em 06.09.23
push pixel

Tema popular em vários vídeos de reações entre os jovens no Tiktok, a descoberta sobre o significado do beijo do arco-íris está gerando curiosidade e estranhamento. A interação fez o assunto recuperar a popularidade. Por isso, é importante informar o que é e como praticá-lo com segurança. Veja a seguir as recomendações das especialistas sobre essa prática sexual.

O que é o beijo do arco-íris

De acordo com Nadine Ziegler, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), e Maria Cecília Mansur, psicóloga e terapeuta sexual pós-graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, o beijo do arco-íris é uma prática sexual que vai muito além de um simples beijo.

Ele ocorre quando a mulher recebe sexo oral durante o período menstrual enquanto ela também o pratica no parceiro. Depois que ele ejacula, o casal se beija misturando a menstruação e o sêmen. É a mistura de fluidos que dá o nome ao beijo.

Segundo Maria Cecília, a prática é um tipo de fetiche, ou seja, um comportamento que causa excitação entre os praticantes. Entretanto, é muito comum aqueles que o fazem buscarem apenas experimentar e explorar novas formas de fazer sexo.

O beijo do arco-íris é seguro?

As especialistas lembram que o sexo sem proteção sempre apresenta risco, principalmente o de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, hepatite e HIV. Por isso, não é recomendado praticar sexo sem camisinha. Mas no caso do beijo do arco-íris, a ginecologista alerta especialmente para o contato com o sangue menstrual.

“É importante ressaltar que o contato direto das mucosas com sangue menstrual ou esperma pode facilitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis”, afirma Nadine, complementando que, na ausência de infecções, a menstruação em si não acrescenta risco adicional.

Pelo contrário, o sexo durante o período menstrual traz muitos benefícios à mulher. “O orgasmo promove a liberação de endorfinas que vão aliviar, por exemplo, a dor da cólica menstrual”, afirma a terapeuta sexual.

Como praticar o beijo do arco-íris com segurança

Canva

Para diminuir os riscos de ISTs, Maria Cecília recomenda fazer o beijo do arco-íris com uma pessoa de confiança e que ambas as partes realizem exames para comprovar a ausência de infecções. São os exames sorológicos, explica Nadine, e podem ser feitos ocasionalmente.

“Em se tratando do risco de contrair HIV, existe hoje no Brasil a Prep, profilaxia pré-exposição, que consiste no uso de antirretrovirais diariamente para reduzir o risco da infecção caso ocorra a exposição”, complementa a ginecologista.

Também é recomendado por Maria Cecília evitar a prática se houver feridas nas mucosas, como lábios e ânus, e higienizar a genitália antes e depois do ato. Para mulheres que tiverem interesse de experimentar o beijo do arco-íris e têm fluxo intenso, a terapeuta indica fazê-lo no final do período menstrual.

Está buscando novas experiências no sexo? Além do beijo do arco-íris, conheça outras práticas que podem aproximar apimentar ainda mais a relação a dois, como o gouinage, o beijo grego e o sexo tântrico. Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre os benefícios do sexo.

Comunicadora, voluntária e empreendedora. Apaixonada por moda, leitura e horóscopos. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Rio, com domínio adicional em empreendedorismo.