64 receitas irresistíveis com lentilha para arrasar nas festas de fim de ano

Nutritiva e versátil, a lentilha pode ser ingrediente de sopas, saladas e até substituta do feijão nas festas de ano e no dia a dia

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Getty Images

Sucesso nas festas de fim de ano, a lentilha é, na verdade, uma leguminosa que pode (e deve!) ser consumida ao longo de todo o ano: nutritiva e versátil, pode ser ingrediente de sopas, saladas, pratos diversos ou, simplesmente, usada como substituta do feijão no dia a dia.

Outra vantagem da lentilha é seu preparo rápido, quando comparado ao preparo do feijão, por exemplo. Isso tudo sem falar do seu sabor único, que costuma agradar a todos.

A nutróloga Cristiane Braga Kanashiro, da Clínica Due, explica que a lentilha é uma leguminosa, mesmo grupo dos feijões, milho, ervilha e grão de bico, rica em fibras, carboidratos e proteínas vegetais.

Para uma dieta equilibrada, de acordo com Cristiane, recomenda-se a ingestão de duas colheres de sopa de leguminosas no almoço e no jantar. Abaixo você confere deliciosas receitas utilizando este alimento e bons motivos para consumi-lo no dia a dia (e não só nas festas de fim de ano!).

Pratos principais

Foto: Getty Images

1. Lentilha cozida: para fazer esta deliciosa lentilha, além do ingrediente principal, você usará azeite, cebola, cenouras, alho, tomate, caldo de legumes, estragão seco, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto.

Leia também: 10 receitas deliciosas e surpreendentes de bobó de camarão

2. Lentilha delícia: com esta receita você aprende um truque para cozinhar a lentilha de um jeito bem simples, mas com um gostinho secreto, que garante um resultado delicioso.

3. Lentilha com laranja e bacon: o uso da laranja confere um sabor bem suave ao prato. É possível fazer a receita na panela de pressão, mas a dica é fazer na panela comum mesmo, sem pressa. Vai levar cerca de uma hora para ela estar completamente cozida, mas sem se desmanchar.

4. Lentilha com nozes e cebola frita: para fazer este delicioso prato que serve duas pessoas, você precisará de lentilhas secas, cebola grande, azeite, nozes picadas, água quente, alho picadinho, pimenta síria e sal a gosto.

5. Lentilha com lombo de porco defumado: a receita usa o lombo de porco defumado por ser mais fácil de usar do que o fresco, e é bem temperada com um refogado. Além da lentilha e do lombo, você usará folhas de louro, óleo, cebola, alho, pimentão, cominho moído, páprica e sal.

6. Lentilha com legumes e queijo de cabra: para fazer este diferente e saboroso prato, você usará pimentão vermelho, abobrinha, cebola roxa, tomilho, manjericão, azeite e sal. Para o acompanhamento, palmito pupunha, vinagre balsâmico, sal e azeite.

Leia também: 14 dicas para mudar seus hábitos culinários e preparar refeições mais saudáveis

7. Curry de lentilha: opção rápida, fácil e deliciosa para acompanhar carnes, quibe assado, filé de frango grelhadinho e até peixe. É simples de preparar e o sabor é maravilhoso. Isso sem falar que o perfume do curry e os outros temperinhos deixam aquele cheiro de comida boa no ar!

8. Curry de lentilha com frango e legumes: um prato completo e saboroso. Você precisará de óleo, peito de frango, azeite extravirgem, cebola, alho, lentilha rosa, água fervente, cenoura, vagem, curry em pó, batata doce, salsinha, tomate, sal e pimenta-do-reino.

9. Lentilha com maçã e curry: é um prato sem glúten, sem lactose, totalmente vegano e muito saboroso. Boa dica para as festas de fim de ano! Você usará apenas lentilha, maçãs vermelhas, cebolas, azeite de oliva, curry em pó e sal a gosto.

10. Lentilha ao molho de páprica e ovos: uma receita no estilo “comfort food”, daquelas que são puro afeto, cheias de simplicidade e muito sabor. Foi usada a lentilha laranja, mas, caso você não ache, pode usar a lentilha comum sem problemas!

11. Guisado de lentilha com ervilha: uma opção barata, nutritiva e muito saborosa, principalmente para quem tem em casa apenas um pouco de ervilha e um pouco de lentilha… Pois nessa receita você junta os seus “pouquinhos” e faz a comida render!

Leia também: 15 alimentos mais saudáveis do supermercado

12. Arroz sírio com lentilha: simples de fazer e muito saboroso, esse arroz com lentilha e cebola frita tem motivos para estar na sua mesa! Além de carregar o sabor da culinária síria, o prato é feito a partir de um grão que, segundo superstições, traz dinheiro e fartura.

Foto: Getty Images

13. Arroz com lentilha e linguiça: para fazer este prato completo você precisará de cebola, alho, linguiça tipo calabresa, tomate, lentilha, pimentão amarelo, arroz, sal, pimenta e salsinha.

14. Arroz com lentilhas e cebolas empanadas: um prato delicioso, onde os três ingredientes principais – arroz, lentilhas e cebola – casam perfeitamente. Além deles, você usará azeite, alho, sal, pimenta, ovo e farinha de trigo para polvilhar a cebola.

15. Arroz com lentilha e cebola caramelizada: o preparo é fácil, leva cerca de 45 minutos, e o rendimento da receita é de cinco a seis porções. Você precisará, basicamente, de lentilha, arroz, cebola, azeite e pimenta síria.

16. Arroz com lentilhas e lombo assado: um prato completo, boa pedida para as festas de fim de ano. Você usará lombo de porco salgado deixado de molho de véspera, lentilhas, folhas de louro, arroz, manteiga, alho, cebola, cravo, canela e sal.

Leia também: Delícias com bacalhau: 44 receitas de dar água na boca!

17. Arroz com lentilha para o Ano Novo: um prato típico para esta data especial. O preparo é simples e você usará, basicamente, arroz branco, lentilhas secas, cebolas, alho, tomilho desidratado, pimenta calabresa, salsa picadinha, páprica em pó, óleo, manteiga, caldo de carne e sal.

18. Creme de lentilha com calabresa: uma receita recomendada para períodos frios. Afinal, quem disse que lentilha deve ser consumida somente nas festas de fim de ano?! Trata-se de um prato quente e delicioso, um creme grosso, capaz de alegrar o paladar e acalmar a fome.

19. Bolo de lentilha vegano: ótima dica para aproveitar sobras de lentilhas e legumes. O rendimento é de oito fatias grandes e o preparo é de cerca de uma hora. O resultado é um bolo salgado saboroso, com tempero no ponto exato e uma crosta deliciosamente crocante.

20. Rocambole assado de lentilha e quinoa: boa dica para a ceia de Natal. Um rocambole vegetariano, gostoso, nutritivo e proteico, que fica com uma textura deliciosa, além de ser um prato que tem uma boa apresentação.

21. Torta de lentilha com cogumelos : receita vegetariana, trata-se de uma torta diferente e deliciosa, com lentilha e vinho tinto, com cara de torta de carne, e servida com coulis de tomate. Vale a pena anotar a receita!

22. Torta de lentilha, carne e batata: para fazer esta receita simples, porém, deliciosa, você precisará apenas de batatas, cebola, alho, azeite, carne moída, proteína de soja, sal, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, cream cheese e lentilha cozida.

23. Polenta com ragu de lentilha e amêndoas: um prato completo, elegante, diferente e saboroso. Para a polenta, você usará caldo de legumes, sal, açafrão, fubá e creme de soja fresco. Para o ragu, amêndoas, cebola, óleo, lentilha, caldo de legumes, pimenta, tomate, manjericão, alho-poró, cogumelos Paris, sal, molho de tomate e castanha do Pará.

24. Fettuccine com lentilha e cebola caramelizada: fácil de preparar, essa massa pode ser boa pedida para as festas de fim de ano ou, simplesmente, para um jantar especial. Você precisará de azeite, cebola, fettuccine, lentilha, sal, pimenta e salsinha.

25. Almôndegas de lentilha: para preparar essa receita para celíacos, deve-se verificar se a aveia é sem glúten. Mas, caso você não tenha farinha de aveia e não se importe com a presença do glúten, substitua a farinha de aveia por farinha de trigo.

26. Molho bolonhesa de lentilhas: uma ótima alternativa para quem é vegetariano ou vegano. Você usará somente lentilha crua, alho, cebola, azeitona, páprica doce, molho de tomate, água, manjericão picado, salsinha, cebolinha, sal e azeite.

Sopas

Foto: Getty Images

27. Sopa de lentilha com ovo pochê: boa dica para os dias frios e é uma sopa fácil de preparar. O charme fica por conta do ovo poché servido sobre a sopa, que dá um colorido todo especial e confere ao prato um toque de sofisticação.

28. Sopa de lentilha com damasco: receita fácil e saborosa, que tem rendimento de 10 porções. Você usará apenas lentilha seca, água, damasco turco seco, manteiga, cebola, sal e alecrim.

29. Ensopadinho de batatas com lentilha: ideia muito simples que resulta em um prato delicioso, nutritivo e de rápido preparo. Um arroz e uma boa salada complementam esta deliciosa sugestão.

30. Sopa de lentilha vermelha: nutrientes à parte, a lentilha vermelha é gostosa, com sabor suave, e cozinha mais rapidamente. Nesta receita, é preparada como sopa, ideal para os dias frios, e cheia de temperinhos para alegrar o paladar.

31. Sopa de lentilha vermelha com cebolas crocantes: uma receita diferente, no estilo árabe. Caso você não encontre a lentilha vermelha, pode substituí-la pela verde, que é mais fácil de encontrar.

32. Sopa de lentilha laranja vegana: você precisará de lentilhas laranja, cebola, cenoura, pimentão vermelho, páprica doce, páprica picante, chimichurri, e pode ainda colocar alho-poró, salsinha, manjericão, louro e outras ervas que desejar.

33. Sopa de lentilha e açafrão: fácil de fazer, é uma ótima pedida para os dias frios. Você precisará de lentilhas secas, cebola, alho, caldo de legumes, óleo, açafrão em pó, salsa, pimenta, sal, creme de leite light, croutons e queijo ralado.

34. Sopa de lentilha light: receita feita na panela de pressão, essa sopa é bem temperada e tem gostinho de comida árabe. Além de fácil e rápida, é light e nutritiva, ótima para quem está de dieta!

35. Creme de lentilha com cogumelos: com outros ingredientes que fazem toda a diferença na hora de realçar o sabor da lentilha (e adicionam nutrientes, como a cenoura), esse creme é uma delícia. Além disso, é simples de fazer!

36. Sopa de lentilha e berinjela: deliciosa e cremosa, combina perfeitamente com uma taça de vinho. A dica é não se esquecer de assar as berinjelas, pois isso garante um sabor defumado delicioso.

37. Sopa de lentilha com cenoura e toucinho: uma sopa confortável, daquelas que te deixam feliz enquanto o calor vai invadindo seu corpo aos poucos, dando aquela sensação de relaxamento! Boa dica para uma noite fria após um dia de trabalho!

38. Sopa de lentilha, couve, ervilha torta, rizoni e linguiça: uma sopa, saborosa, completa e que sacia! Ideal para noites frias e para quando se quer caprichar no jantar.

Saladas

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

39. Salada de lentilha rápida: boa dica para a ceia de réveillon. Um prato bem rápido, prático e refrescante para abrir o paladar. Você usará as lentilhas, tomate, aipo, cebola roxa, limão, canela em pó, sal, pimenta-do-reino, azeite extravirgem e salsa.

40. Salada de lentilha com cenouras: uma ideia muito boa para aproveitar sobras de lentilha cozida. Não pode ser mais fácil de fazer, basta misturar as lentilhas com legumes, ervas e temperos e você tem uma saladinha deliciosa e nutritiva.

41. Salada de lentilha com gorgonzola e cebola frita: uma salada bem diferente, que mistura queijo e lentilha, e ainda ganha um toque especial da cebola frita. Você pode servir esta salada quente, fria ou morna, afinal, ela é deliciosa em qualquer temperatura.

42. Salada de lentilha, damasco e amêndoas: elegante, fresca e saborosa, essa salada é rápida de fazer, rende 10 porções, e mistura basicamente lentilha, trigo, cevadinha e damasco.

43. Lentilha com salmão e molho de limão siciliano e dill: receita diferente e saborosa. Você precisará apenas de lentilha vermelha e salmão defumado em fatias, e, para o molho, usará limão siciliano, azeite, dill fresco, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

44. Salada de bacalhau com lentilha: além da facilidade de preparação, pode ser um prato único numa refeição. É deliciosa e ideal para os dias quentes! Combina, inclusive, muito bem com uma cerveja gelada!

45. Salada de bacalhau, lentilha, tomate e ervas: elegante, porém, fácil de fazer, essa salada pode se tornar uma refeição completa e é bem refrescante. O rendimento da receita é de oito porções.

46. Salada de lentilha, beterraba assada e queijo: diferente e sofisticada, esta salada é gostosa e sacia bem. Além dos ingredientes principais, você usará alho-poró, cenoura, salsão, azeite, limão siciliano, mostarda dijon, hortelã, cebolinha, cebola roxa e sal.

47. Salada de lentilhas com romã: boa dica para a virada do ano! Você precisará apenas de lentilha crua, água, romãs, suco de limão, azeite de oliva, sal, pimenta e salsinha.

48. Salada de lentilha, queijo e pesto: uma salada que cai bem das duas formas, fria ou morna. O queijo de cabra pode ser substituído por gorgonzola, se você não o encontrar ou preferir. O pesto é feito com rúcula e castanha do Pará. É uma salada muito saborosa e fica ótima para servir de entrada num almoço ou jantar com amigos.

49. Salada de salmão, lentilha vermelha e agrião: para fazer esta salada sofisticada e cheia de sabor, você usará apenas salmão, sal grosso, açúcar, vodca, pimenta rosa, dill, cebola roxa, queijo branco, agrião, lentilha vermelha, azeite e sal.

50. Salada de lentilha com cenoura e tomate cereja: uma ótima maneira de se consumir lentilha no dia a dia, aproveitando de todos os benefícios que ela oferece para a saúde. O tempero desta salada é feito com azeitonas marinadas, o que dá um sabor especial ao prato.

51. Salada de lentilha, escarola e pimentão: saladas mornas são perfeitas para o outono. E esta, por exemplo, pode ser servida como um prato único ou acompanhado de algum carboidrato, como um pão italiano, arroz branco ou risoto.

52. Salada de lentilha com camarão e molho de iogurte: a dica é usar lentilha puy, se possível, pois é bastante saborosa. Caso contrário, use a que encontrar (menos a vermelha). Além dos ingredientes principais, você usará, basicamente, cebolinha, azeite, vinagre, pimenta, sal e coentro, cúrcuma.

Petiscos e hambúrguer

Foto: Reprodução / Francinha

53. Pasta indiana de lentilha e ervilha: daquelas que têm o poder de deixar todos que a experimentam com muita dúvida, é totalmente intrigante, difícil de identificar os ingredientes. Os sabores marcantes da lentilha e da ervilha com todos os outros temperos deixam essa pastinha com sabor único e diferenciado. E ela é perfeita para servir de entrada com pão sírio, por exemplo.

54. Bolinhos de lentilha: receita fácil, rápida e gostosa. Boa dica para servir quando receber visitas em casa. Para acompanhar os bolinhos, a dica é fazer um molho de iogurte bem consistente (que fica parecendo coalhada seca).

55. Bolinho de lentilha com ricota e molho de salsa: o rendimento da receita é de 18 bolinhos. Você precisará de lentilha cozidas, ovos, ricota, alho, erva-doce, panko, salsa picada, sal e pimenta.

56. Quibe de lentilha e quinoa: uma versão vegana e sem glúten de quibe, que fica muito gostosa e proteica. Além disso, é fácil de preparar. Boa dica para um almoço ou jantarzinho durante a semana.

57. Tomate recheado com lentilha: uma receita saudável, leve e gostosa. Você precisará apenas de tomates, lentilha cozida, cebola, páprica doce, sal e pimenta-do-reino a gosto.

58. Hambúrguer de lentilha e beterraba sem glúten: os temperos utilizados para esta receita podem ser modificados, caso você deseje… Use o que você tiver em casa e personalize o seu hambúrguer. Sirva com pão sem glúten para manter a receita glúten free ou, se preferir, sirva com arroz e salada.

59. Hambúrguer de lentilha com arroz: inspiração para quem quer experimentar uma receitinha diferente, deliciosa e muito saudável. A dica é comer este hambúrguer com um pão caseiro, fazendo um delicioso lanche. Fica a sugestão para seu fim de semana!

60. Hambúrguer de lentilha vegano: saboroso e nutritivo, esse hambúrguer é feito com lentilha, água, alho, cebola, cheiro-verde, azeite, sal, cominho e farinha de trigo integral. Ideal para quem preza por uma alimentação mais saudável!

61. Hambúrguer de lentilha rápido: trata-se de um delicioso hambúrguer, que supera todas as expectativas. O preparo é simples e, em poucos minutos, você já estará degustando seu lanche (feito do jeitinho que você preferir).

62. Hambúrguer de lentilha e quinoa: combinação perfeita de sabores. Além desses ingredientes principais, você usará água, cebola, alho, páprica picante, noz-moscada, quinoa em flocos, sal e pimenta-do-reino.

63. Hambúrguer de lentilha e temperos especiais: se lentilha pura já é super cheirosa e gostosa, então imagina quando resulta num delicioso hambúrguer! O que deixa esse hambúrguer ainda mais gostoso são os temperos, que fazem toda a diferença no sabor.

64. Hambúrguer de lentilha com folhas, pão e queijo minas: para fazer este delicioso hambúrguer vegetariano você usará lentilha cozida, água, cenoura, cebola picada, cheiro-verde, azeite, sal, linhaça, gergelim, farinha de arroz e sal marinho.

Receitas saborosas com lentilha não faltam, né? Seja para festas, seja para o dia a dia, tanto para dias quentes, como para dias frios, esta leguminosa pode ser ingrediente de deliciosos pratos!

Bons motivos para incluir a lentilha no seu cardápio

Foto: Getty Images

A lentilha, além de saborosa e versátil, oferece diversos benefícios à saúde. Abaixo você confere os principais deles:

  • Devido ao alto teor de fibras, conforme destaca Cristiane, a lentilha auxilia nos casos em que são necessárias as reduções de colesterol e triglicerídeos.
  • Cristiane destaca que as fibras também favorecem o tratamento e a prevenção de diabetes.
  • A nutróloga explica que a lentilha possui também outros nutrientes como calei, manganês e magnésio, contribuindo para o fortalecimento dos ossos.
  • O alto teor de fibras colabora ainda para regular o intestino e, assim, ajuda a desintoxicar o organismo (já que as fibras absorvem e eliminam as toxinas).
  • Alimento rico em ferro, a lentilha é ainda aliada para vegetarianos e pessoas com tendência a desenvolverem anemia.
  • A lentilha é um alimento rico em vitaminas e minerais, além de ser pouco calórico (possui em torno de 127 calorias 100 gramas), podendo ser uma boa pedida em dietas de emagrecimento.

De acordo com Cristiane, a única contraindicação em relação à lentilha é para aquelas pessoas que desenvolvem flatulência (“gases”) ao consumir leguminosas.

Como você pode ver, existem diversos motivos e ótimas receitas para incluir a lentilha em sua alimentação! Que tal criar o hábito de consumi-la mais no dia a dia?!

Dicas pela Web
Comentários