Dicas de Mulher Dicas de Saúde

29 receitas de arroz para acompanhar os mais variados pratos

Versátil, ele pode ser feito de forma tradicional ou mais elaborada, além de poder se transformar num doce delicioso

em 21/06/2017

Foto: iStock

Nada é mais popular na cozinha do que a combinação de arroz com feijão. Mas, é claro, o feijão não é o único “companheiro” deste prato tão versátil e querido!

O arroz pode ser preparado da forma mais tradicional, no fogão, mas, também, de muitas outras maneiras, como, por exemplo, no micro-ondas ou ainda, se transformando em um delicioso arroz de forno, ganhando outros deliciosos ingredientes.

O arroz de forno, aliás, é uma excelente ideia de reaproveitamento de alimentos: tendo sobrado arroz cozido, basta misturá-lo a outros ingredientes que já tem em casa e levá-lo ao forno… O resultado é uma refeição prática e deliciosa.

O arroz pode ainda ser branco (tradicional), integral, negro, cateto, vermelho… Pode ser preparado somente com alho e cebola ou, por exemplo, com legumes, transformando-se em um delicioso arroz à grega… Pode acompanhar carnes, peixes, aves, saladas e tudo mais que sua imaginação permitir! Pode até mesmo se transformar em doce!

Enfim, as possibilidades são infinitas quando o ingrediente da vez é o arroz, inspire-se com deliciosas receitas!

Receitas simples de arroz

Foto: iStock

1. Arroz soltinho: uma receita sem mistérios. Você usará apenas arroz, água quente, cebola picada, alho, azeite e sal. Ideal para o dia a dia, é aquele tipo de arroz que fica soltinho e saboroso.

2. Arroz integral pra não sair da dieta: para quem quer consumir arroz integral, mas tem dúvidas sobre como fazê-lo, o segredo é deixar de molho em água e vinagre ou limão por cerca de 24 horas. Mas, se você não tiver todo esse tempo, qualquer horinha de molho é melhor do que nada!

3. Arroz de açafrão ou cúrcuma: receita que mostra que o arroz pode “mudar muito” se você utiliza diferentes ingredientes. Muitas vezes a comidinha é a básica, mas você pode dar uma incrementada no arroz, o que já dá um toque de glamour essencial para certas ocasiões.

4. Arroz com sálvia: de preparo muito fácil, você precisará apenas de arroz cozido, manteiga e sálvia. O resultado é um arroz diferente e muito gostoso, ideal para um almoço de fim de semana, por exemplo, acompanhando a carne de sua preferência.

5. Arroz temperadinho: receita fácil e rápida para você variar o arroz branco de todos os dias! Esse arroz fica gostoso e você pode usar os ingredientes que mais gostar, como bacon, frango desfiado, carne picadinha ou desfiada, carne seca ou somente os legumes.

6. Arroz com milho verde: boa dica para quando se quer comer um arroz diferente, gostoso e fácil de se fazer. Você usará apenas arroz, milho verde fresco, alho, cebola picada, óleo, água, sal e açafrão da terra.

7. Arroz colorido: um arroz fácil de fazer, mas que ganha um toque todo especial devido ao uso de diferentes ingredientes. Você precisará de arroz branco, cenoura ralada, ervilhas frescas, milho verde, alho, óleo, manteiga, sal e água fervente.

8. Arroz saudável: está quase na hora do almoço, você ficou sabendo que vai receber visitas e precisa, então, de uma receita fácil, gostosa e rápida?! Esse arroz é a dica, afinal, é saudável e fica supersaboroso, todos vão amar!

9. Arroz com salsicha: pode não ser um prato adequado para se servir em um jantar, mas, é ótimo para ser feito em um dia de semana, quando não se tem muitas opções de cardápio. Sem contar que é uma opção comfort food!

10. Arroz com linguiça para o prato principal: de preparo simples, é uma opção de refeição completa! Você usará apenas linguiça suína picada em rodelas, cebola, óleo, extrato de tomate, caldo de galinha, mostarda, arroz, salsa, cebolinha e sal.

11. Arroz cremoso: o que você costuma fazer com o arroz cozido que sobra do almoço ou do jantar? A dica é apostar nesta receita de arroz cremoso, que leva leite, creme de leite, ovo, manteiga, cebolinha e queijo parmesão.

Receitas mais elaboradas de arroz

Foto: Reprodução / Torrada torrada

12. Arroz de forno tradicional: arroz de forno é sempre uma receita muito versátil, pois você pode usar os ingredientes que tiver em casa. Além disso, é uma excelente ideia de reaproveitamento de alimentos.

13. Arroz de forno cremoso: tem em casa um arroz cozido que sobrou do almoço de ontem?! Então você só precisará, basicamente, de mais alguns pedacinhos de presunto, um restinho de requeijão, algumas fatias de mussarela e azeitonas!

14. Arroz de forno 4 queijos: mais uma excelente receita para aproveitar aquele arroz de ontem… E o sabor final é apaixonante! Você usará apenas o arroz cozido, catupiry, gorgonzola, mussarela, creme de leite e queijo parmesão.

15. Arroz de forno com bacalhau: um arroz de forno de bacalhau bem cremoso e com uma crostinha bem crocante de batata palha e mussarela gratinada. Como não amar?! Para fazer e agradar toda a família!

16. Arroz com camarão: uma receita prática e saborosa, especialmente devido ao uso do camarão. Você usará azeite, cebola, alho, pimentão, tomate, molho de pimenta, ervilhas frescas, camarões, sal, páprica picante, arroz agulhinha, água e açafrão da terra.

17. Arroz com lentilhas: dizem que comer lentilha no ano novo traz sorte e prosperidade… Mas, independentemente disso, é fato que a lentilha é boa para ser consumida o ano todo, como, por exemplo, nesta receita… Ela rende bastante, sendo perfeita para servida em encontros com a família!

18. Arroz à grega: facílimo de fazer e gostoso, você precisará apenas de alho, cebola, cenoura, pimentão vermelho, pimentão amarelo, ervilha, uva-passa, arroz agulhinha, água, azeite e sal.

19. Arroz mil grãos: uma maneira deliciosa de variar o arroz de todos os dias. Você usará alho, azeite de oliva, arroz integral, água, sal, pimenta, ramo de manjerona, abóbora cabotiá, ervilhas congeladas, brócolis, cenoura ralada e queijo parmesão.

20. Arroz à Piamontese: um arroz cremoso, com sabor suave de queijo, e que fica perfeito combinado com alguma carne cheia de molho. É como “se o molho abraçasse o arroz e uma magia acontecesse diante dos seus olhos e estômago”!

21. Arroz carreteiro: você usará apenas cebola, tomate, alho, coxão mole picado, páprica doce, extrato de tomate, caldo de carne, arroz arbóreo ou cateto, água fervente, sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha e queijo parmesão.

22. Arroz malandrinho de mexilhão: um toque de elegância e sabor para o arroz! Você precisará de cebola, alho, pimentão vermelho, pimentão verde, azeite, água, molho inglês, miolo de mexilhão, sal, pimenta, sal e coentro.

23. Arroz com frango, curry e leite de coco: para uma refeição completa! Você vai precisar de azeite, cebola, cenoura, salsão, gengibre, frango, arroz cru, leite de coco, curry, sal, pimenta-do-reino e salsinha.

24. Arroz com nozes, amêndoas, castanhas e passas: uma deliciosa sugestão de acompanhamento para o seu churrasco! Mas você pode fazer sempre que quiser, acompanhando, por exemplo, uma boa carne e salada!

Receitas doces com arroz

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

25. Arroz doce tradicional: uma receita do arroz doce tradicional, simples, sem leite condensado e creme de leite. Você usará apenas arroz, água, cravos, canela, leite integral, açúcar e canela.

26. Arroz doce cremoso: de preparo fácil, esse arroz doce fica delicioso e suave. Você usará apenas arroz, água, casca de limão, leite, canela, açúcar e cravos. Boa pedida para festas juninas/julinas!

27. Arroz doce de leite Ninho: um toque especial para esse doce que já é tão querido! Você precisará apenas de arroz, água, leite, leite condensado, óleo e leite em pó. Que tal provar neste final de semana?

28. Arroz doce integral: uma versão mais leve deste doce conhecido. O arroz branco é substituído pelo integral e o leite condensado pelo leite de coco. O açúcar utilizado é o mascavo, e a canela e o cravo deixam a receita mais saborosa e saudável.

29. Arroz doce vegano: a receita rende para quatro pessoas, e você usará arroz, água, leite de amêndoas, açúcar demerara, anis estrelado ou canela em pau, sal, leite de coco ou creme de soja e cravo-da-índia.

Preparado de forma simples ou mais elaborada, o arroz é sempre acompanhamento certo para carnes e/ou legumes. Vale a pena então inspirar-se com as receitas e variar o preparo quando possível!

Comentários
Dicas relacionadas