
Bem-estar
Foto: iStock
![]() |
|
Apesar de seu sabor amargo, o jiló possui apreciadores em todos os cantos do país. Fruto do jiloeiro, é cultivado principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Publicidade
Com formato arredondado, o jiló possui coloração esverdeada, variando dos tons mais claros até os mais escuros, contendo nutrientes importantes para uma boa saúde, como cálcio, fósforo e ferro.
Apesar de ser confundido com um legume, o jiló é um fruto, podendo ser consumido de formas variadas, marcando presença com seu sabor inconfundível.
Foto: iStock
Fruto rico em água (cerca de 90% de sua composição), este é um alimento com baixas calorias, se tornando uma ótima alternativa para quem segue uma dieta restritiva. Confira alguns dos mais populares benefícios do consumo de jiló de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura:
Todos estes benefícios podem garantir uma melhor saúde, além de aumentar a sensação de bem-estar. Comprove seus efeitos ao adicionar o consumo de jiló a sua rotina alimentar.
Foto: iStock
Frequentemente associado ao emagrecimento, questionamos a nutricionista sobre a ação emagrecedora do jiló. Confira sua explicação:
“Indiretamente ele emagrece sim. Ele é um fruto rico em nutrientes, mas com baixíssimo valor calórico – a cada 100 gramas do fruto em média obtemos 40 kcal”, orienta a nutricionista.
Ainda segundo a profissional, a sensação de saciedade é garantida pelas quantidades de fibras e água contidas no fruto, se tornando “uma opção excelente para ser utilizada em dietas de emagrecimento, na medida que podemos utilizar uma porção farta e pouco calórica”, conclui.
Publicidade
De acordo com Ana Paula, uma boa dica para tirar o sabor amargo do fruto é corta-lo em quatro partes e coloca-lo em um recipiente com água e uma pitada de sal por cerca de 15 minutos.
Além disso, a profissional revela que o melhor momento para consumir o jiló é quando este apresentar coloração verde brilhante e estiver firme ao toque. “Ele pode ser consumido com ou sem casca, mas caso ele chegue a amarelar, deve ser descartado, pois quanto mais maduro mais amargo fica”, esclarece.
Foto: Reprodução / Karine Rocha
Confira a seguir receitas que utilizam o jiló em seu preparo e comprove todos os benefícios garantidos pelo seu consumo através de práticas e deliciosas opções:
1. Frango com jiló: saborosa opção, este é um prato típico da região de Minas Gerais. Com poucos ingredientes é possível fazer uma refeição rica em sabores. A dica é degustar o jiló juntamente com o frango, o angu e o quiabo, assim o sabor amargo dele será complementado pelo sabor dos outros ingredientes.
2. Babaganoush de jiló: ótima alternativa para acompanhar torradas ou bolachas, aqui o babaganoushi, prato típico árabe preparado com berinjela, ganha uma versão reinventada. O alerta fica para a quantidade de sal utilizada: é necessário retirar o excesso de sal do jiló após deixa-lo em salmoura.
3. Conserva de jiló: um jeito simples e fácil de degustar o fruto é servi-lo em conserva. Para esta receita, ingredientes como vinagre de maçã, azeite, cebola picada, sal e limão ajudam a extrair o melhor de seu sabor. Vale lembrar que quanto mais tempo ficar em conserva, mais saboroso o jiló ficará!
4. Jiló recheado ao vinagrete: aqui o jiló é assado ao forno com um recheio especial contendo tomate, salsinha, cebolinha, cebola, sal, limão azeite, pimenta de cheiro e queijo parmesão. Ideal para jiló com tamanho um pouco maior do que o comum.
5. Jiló refogado: modo simples para preparar o jiló. Após deixa-lo de molho na água com sal, basta coloca-lo em uma panela com cebola e alho refogados no azeite e deixa-lo cozinhar por alguns minutos utilizando a tampa. Para garantir ainda mais sabor ao fruto, vale adicionar molho de soja.
6. Jiló empanado: esta receita é uma ótima alternativa para quem deseja transformar o jiló em aperitivo. O segredo para deixar o jiló sequinho é passa-lo em ovos batidos temperados com sal e pimenta do reino e empana-lo em uma mistura de farinha de rosca, amido de milho e orégano. Vale a pena experimentar!
Publicidade
Se bem preparado, o jiló pode se tornar o destaque do prato, seja como ingrediente principal ou como acompanhamento. Aposte!
Foto: iStock
A profissional revela que não há contraindicação no uso do jiló, “a menos que a pessoa possua uma alergia específica ao fruto”. Neste caso é recomendado a busca por auxílio médico o mais rápido o possível. Um alerta de seu consumo é para pessoas que possuam alguma disfunção na eliminação de ferro, já que este alimento possui altas doses desta substância.
Apesar de seu sabor característico, o jiló é um belo exemplo de alimento que possui inúmeros benefícios à saúde se consumido de forma regular. Seja degustado sozinho ou utilizado como ingrediente especial em receitas, pode promover saúde e bem-estar ao organismo. Experimente!
Gosto de me definir como uma pessoa plural. Curiosa por natureza, apesar da formação na área da saúde, sempre fui apaixonada pela escrita. Produtora de conteúdo, passo horas e horas pesquisando e desvendando o universo mágico feminino.