8 benefícios surpreendentes da folha de louro para a sua saúde

Saiba a forma correta de utilizar a erva e como ela pode melhorar alguns problemas de saúde

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Muito usadas na cozinha como tempero para dar mais sabor a alguns pratos, as folhas de louro também podem ser ótimas aliadas da saúde, ajudando a combater e a evitar alguns problemas.

Ansiedade, inflamações, febre, dor de cabeça e tensões musculares são alguns exemplos que podem ser tratados com essa erva.

Basta saber a forma correta de utilizar e aplicar para usufruir de todos os benefícios. Conheça oito deles:

1. Reduzem a ansiedade

Foto: iStock

Ao queimar folhas de louro, a fumaça produzida tem um efeito relaxante para o corpo e a mente. Mas é preciso ter cuidado, porque a inalação dessa fumaça regularmente pode causar alucinações. Então o ideal é não usar essa técnica com muita frequência, somente quando estiver precisando relaxar um pouco.

2. Diminuem a inflamação

Foto: iStock

As folhas de louro contêm eugenol, um composto que atua como um agente anti-inflamatório. Com o consumo delas é possível reduzir a inflamação em todo o corpo, especialmente nas articulações.

Leia também: 10 calmantes naturais que ajudam a tratar a ansiedade, insônia e até depressão

3. Fortalecem o sistema imunológico

Foto: iStock

O eugenol presente nas folhas de louro também atua como um antioxidante. Por isso o uso delas nas receitas é recomendado especialmente quando estiver com um resfriado.

4. Controlam o diabetes

Foto: iStock

De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia pode ajudar a controlar alguns sintomas em pessoas com diabetes tipo 2.

5. Melhoram o sistema respiratório

Foto: iStock

Respirar o vapor a partir do óleo das folhas de louro ajuda a abrir as vias aéreas. Para fazer esse óleo é preciso misturar 1 colher de chá (5 g) de folhas de louro secas e 1 xícara (200 g) de óleo de amêndoa doce em um frasco de vidro hermético que contém 200 ml, fechar bem e deixar em conserva por 40 dias.

6. São boas para a pele

Foto: iStock

O óleo de louro também é excelente para cuidar da pele por ser rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. É indicado para quem deseja manter a pele limpa e retardar o envelhecimento.

7. Abaixam a febre

Foto: iStock

Em casos de gripe ou febre, a inalação do vapor é uma boa dica, pois regula a temperatura do seu corpo e estimula a transpiração. Outra opção é aplicar compressas úmidas com o óleo no peito. Isso também ajuda a prevenir infecções associadas a resfriados.

Leia também: 5 receitas de chás que vão te ajudar a relaxar e a dormir melhor

8. Promovem o relaxamento muscular

Foto: iStock

Por ter um efeito de vasoconstrição, as folhas de louro ajudam na contração muscular. Também são ótimas para quem deseja regular a circulação sanguínea. Por isso são indicadas para dor de cabeça, enxaqueca, dor no pescoço ou nas costas – basta fazer uma massagem com óleo de louro.

Para aproveitar todos os benefícios que as folhas de louro têm para oferecer à sua saúde, certifique-se de usar folhas secas, porque as frescas podem ser tóxicas.

Para você