DSTs: proteção, riscos e tipos de doenças

Veja quais são os tipos mais comuns das doenças sexuais adquiridas e saiba como se proteger

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Embora o número de jovens e adultos com acesso a internet tenham aumentado significadamente nos últimos anos, a falta de informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, é o que faz elevar cada vez mais os índices de problemas de saúde pública ocasionadas pelo sexo.

Segundo pesquisa realizada pelo cento de estudo especializado em sexualidade, Kaplan, 37 % dos adolescentes não sabem ao certo quais são as maneiras necessárias para contrair a doença. Por isso, a ginecologista Amanda Kasimuri explica aos leitores do Dicas de mulher e traz algumas formas para a prevenção.

Para a ginecologista, o uso de camisinha nas relações sexuais é fundamental para o sexo seguro. “O método contraceptivo que tem o poder de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis é a camisinha. Por isso, é preciso usar em todas as relações sexuais”, comenta Amanda.

Tipos de doenças

Herpes

Caracterizado pelo surgimento de mini bolhas nas regiões genitais, a herpes pode se intensificar com o stress, febre e até exposição solar. Em contato com outro parceiro, é facilmente transmitida. “Para quem adquiriu essa doença, é preciso pedir orientações ao profissional para que o tratamento possa ser feito logo após o diagnóstico”, sugere a ginecologista.

HPV

Conhecido como condiloma acuminado, existem diversos tipos de HPV, sendo que um deles é responsável pelo câncer no colo do útero. “É preciso que o casal tenha relações sexuais tanto com camisinhas masculinas quanto as femininas. Ter um acompanhamento médico do casal regularmente também é uma forma de prevenção e respeito entre eles”, afirma Amanda.

Sífilis

Ocasionada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis pode se manifestar em vários níveis.

“Assim como todas as DSTs, é preciso fazer com que cada parceiro tenha acompanhamento médico regular, além do uso de métodos contraceptivos de barreiras”, explica a ginecologista.

Uretrites

Dor durante a relação sexual, sangramentos fora da época da menstruação e corrimento intenso são sintomas característicos desse tipo de doença. “Os tratamentos mais eficazes são através de antibióticos prescritos pelo médico”, ressalta Amanda.

Aids

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida atualmente é incurável e atingem diretamente as células de defesa do organismo humano. “A AIDS pode ser adquirida pela relação sexual desprotegida ou pelo contagio de seringas ou materiais laboratoriais contaminados. Por isso, é preciso redobrar a atenção quando feitos exames de diagnósticos e utilizar métodos contraceptivos femininos e masculinos durante as relações”, sugere a ginecologista.

Dicas pela Web