Como colocar camisinha: dicas e tudo que você precisa saber

Escrito por
Em 29.07.20

iStock

Quer aprender como colocar camisinha da maneira correta? Aqui, você ficará informada tanto sobre o uso do preservativo masculino quanto do feminino, além dos cuidados necessários. Para não cometer erros, também separamos dicas e relatos em vídeo para esclarecer ainda melhor o assunto. Vem ver!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como colocar camisinha masculina passo a passo

Dicas de Mulher

  1. Abra a embalagem com cuidado. Evite, se possível, o uso de dentes e tesoura;
  2. Localize a ponta da camisinha que se parece com uma cúpula para desenrolá-la de forma correta;
  3. Aperte a ponta da camisinha e introduza no pênis ereto;
  4. Lembre-se de deixar um espaço na ponta: isso evita que a camisinha sofra rupturas e vazamentos;
  5. Desenrole a camisinha do topo até a base do pênis.

Pronto! Agora, você já sabe como colocar camisinha masculina passo a passo e sem erros. Para que você evite cometer grandes erros, veja a seguir a lista de cuidados que devem ser tomados em relação ao uso do preservativo masculino.

Cuidados importantes

Se atentar aos cuidados importantes do uso da camisinha é essencial. Evite sérios problemas com as dicas da lista abaixo:

  • Não abra com os dentes ou tesoura: dessa maneira, você evita danificar a camisinha.
  • Coloque-a desde o início do contato entre os genitais: isso inclui as preliminares. Afinal, o pênis libera líquido seminal desde o começo.
  • Aperte a ponta para retirar o ar: assim, você evita que a camisinha se rompa dentro da vagina.
  • Utilize-a somente uma vez: a camisinha é um produto descartável e não deve ser utilizada mais de uma vez.
  • Não use duas camisinhas ao mesmo tempo: o atrito entre duas camisinhas pode fazer com que elas se rompam. Uma só já é suficiente.

Viu só? São pequenos detalhes que devem ser considerados para o bem de todos. A prática sexual pode ser sempre melhor quando estamos cientes de todos os cuidados!

Como colocar camisinha feminina passo a passo

Dicas de Mulher

  1. Abra a embalagem com cuidado. Evite usar os dentes e tesouras, assim como no preservativo masculino;
  2. Segure a argola de menor tamanho com os dedos polegar e indicador;
  3. Aperte a argola e introduza-a na vagina, com o auxílio do dedo indicador;
  4. Empurre-a, também com o dedo indicador;
  5. Deixe a argola maior para fora da vagina: ela aumentará a proteção.

Agora que você já sabe como colocar camisinha feminina, nada mais pode atrapalhar as suas noites e, ao amanhecer, haverá zero preocupações em sua mente. Atente-se, a seguir, aos cuidados necessários relacionados ao preservativo feminino.

Cuidados importantes

É preciso estar de olhos abertos para os cuidados importantes ao usar a camisinha feminina. Veja os detalhes listados abaixo e evite qualquer imprevisto que possa ocorrer:

  • Não abra com os dentes ou tesoura: da mesma maneira que o preservativo masculino, o feminino também pode se danificar.
  • Use-a desde o início do contato entre os genitais: sabendo da liberação do líquido seminal, se optar pela uso da camisinha feminina, use-a antes de todo o ato sexual começar.
  • Só um preservativo deve ser usado: se o seu parceiro estiver utilizando o preservativo masculino, não use a camisinha feminina. O atrito entre eles pode rasgar ambos os preservativos.
  • Use-a somente uma vez: assim como o preservativo masculino, a camisinha feminina é descartável e deve ser usada uma única vez.
  • Retire-a antes de se levantar: com isso, você evita que o sêmen escorra. O ideal é sempre retirá-la ainda deitada.

Tudo certo até agora? Com a atenção a esses cuidados, você pode ficar despreocupada após suas relações sexuais. Para que você fique ainda mais protegida, confira a seguir os erros comuns relacionados ao uso da camisinha e saiba evitá-los.

Continua após o anúncio

Erros comuns no uso da camisinha

Estar ciente dos erros mais comuns que se relacionam com o uso dos preservativos é muito importante. Isso garante não só uma eficiência maior do produto, mas também uma mente tranquila após qualquer relação a dois. Confira abaixo:

Guardar na carteira

O armazenamento da camisinha na carteira, apesar de ser muito comum, não é um bom hábito. Você está sempre se sentando e se levantando dos lugares, e isso pode danificá-la.

Reutilizar

Além de não ser higiênica, a reutilização da camisinha pode trazer consequências sérias para ambos os parceiros. Uma camisinha usada contém micro-organismos que podem colocar a saúde em risco e, caso você a lave, ela tende a se romper com mais facilidade.

Data de validade

A primeira coisa que deve ser observada ao comprar uma camisinha é a data de validade. Não se atentar a isso pode ser um problema! A camisinha vencida pode não desenvolver seu papel corretamente e se romper, além de poder desencadear problemas de saúde em ambos os parceiros.

Não deixar espaço na ponta

Olha a explosão! E, dessa vez, com uma quantidade de esperma presente. Não é isso que vocês querem, certo? Então, não esqueça de liberar um espaço para coletar o semên!

Desenrolar antes de colocar

Desenrolar antes de colocar a camisinha pode fazer com que você a perca. O preservativo, principalmente o masculino, foi feito para ser desenrolado diretamente no pênis. E se não houver outra disponível, o que vocês vão fazer?

Agora você conhece os principais erros no uso da camisinha. Tenha cuidado para não reproduzi-los e aproveite seu momento a dois sem preocupações excessivas.

Vídeos e relatos sobre como usar camisinha

Você está prestes a se tornar uma expert em como colocar camisinha! Para que você realmente fique por dentro de tudo, veja os vídeos que separamos para te ajudar a compreender ainda melhor como fazer o uso dos preservativos corretamente:

Camisinha feminina: como usar e curiosidades

Cátia Damasceno conversa abertamente sobre curiosidades, vantagens e desvantagens do preservativo para as mulheres. Ela também ensina como colocar a camisinha feminina da maneira correta.

Tudo sobre a camisinha feminina e como usá-la

Nesse vídeo, Laura Lucia apresenta a camisinha feminina, mostra todos os seus detalhes e te ensina a usá-la de forma correta.

Como colocar camisinha masculina

Ana Escobar ensina perfeitamente como colocar a camisinha masculina no pênis. Confira o passo a passo simples e prático no vídeo.

Aprenda na prática a colocar a camisinha masculina

Dora Figueiredo explica tudo sobre a importância do uso, conversa abertamente sobre possíveis doenças e ensina a colocar a camisinha masculina. Veja no vídeo!

E então, curtiu as dicas? Agora, você não tem mais desculpas para não saber como colocar camisinha da maneira correta. Quer ainda mais dicas valiosas sobre sexo? Veja esse artigo com questões polêmicas sobre sexo respondidas.