8 benefícios impressionantes do damasco e receitas deliciosas

Fonte de fibras, a fruta proporciona saciedade e ajuda no emagrecimento

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Pertencente à família Rosaceae, o damasco (nome científico: Prunus armeniaca) é um fruto nutritivo e saboroso, de cor alaranjada, polpa macia e casca fina. Seu sabor assemelha-se aos sabores das ameixas e pêssegos.

Ariane Longo, nutricionista clínica e fitoterapeuta da Gastro Obeso Center, explica que o damasco é uma fruta rica em antioxidantes como betacaroteno, vitamina C, luteína e zeaxantina. Possui ainda alto teor de fibras, potássio e ferro.

A fruta pode ser consumida nas versões fresca e seca, sendo o damasco seco muito utilizado em receitas variadas, dando sempre um toque requintado aos pratos.

Saiba mais sobre esta fruta que oferece benefícios incríveis para a saúde e que pode ser sua aliada na cozinha!

8 benefícios do damasco para a saúde

Foto: iStock

São muitas as vantagens do consumo de damasco, devido à alta concentração de nutrientes presentes na fruta:

Leia também: 38 receitas de bolo de banana com sabor de felicidade

1. Prevenção e combate ao câncer: por ser uma excelente fonte de antioxidantes, o damasco ajuda a combater os radicais livres (que, por vez, podem favorecer o surgimento de câncer, entre outras doenças).

2. Melhora do sistema imunológico: além do poder antioxidante, o damasco pode favorecer a saúde como um todo e ajudar a combater diversos tipos de problemas, pois contém altos níveis de vitamina A e C, que estimulam o sistema imunológico.

3. Aliado da saúde ocular: fonte de vitamina A, vitamina C, carotenóides e betacaroteno, o damasco, quando consumido com frequência, ajuda a reduzir o risco de problemas de visão.

4. Combate à prisão de ventre: como é rico em fibras, o damasco ajuda significativamente no tratamento da constipação.

5. Aliado da saúde óssea: a fruta contém nutrientes importantes para o crescimento ósseo saudável e ajuda a evitar condições relacionadas à idade (como a osteoporose). Com propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar também a evitar dores.

Leia também: 40 receitas de geleia para adoçar sua vida de forma saudável

6. Ajuda no emagrecimento: rica em fibras, a fruta proporciona mais saciedade e, com seu sabor adocicado (especialmente na versão seca), ajuda a reduzir o desejo por doces, sendo, assim, grande aliada numa dieta para perda de peso.

7. Amigo do coração: o damasco contém propriedades importantes para a boa saúde do coração, combatendo, por exemplo, o excesso de colesterol e a pressão arterial.

8. Combate à anemia: como é fonte de ferro e cobre, o damasco ajuda significativamente a evitar a anemia.

Além do consumo da fruta, o óleo de damasco costuma ser usado como aliado da beleza: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribui para a saúde da pele, combatendo, por exemplo, a acne e os sinais de envelhecimento.

Damasco: potente aliado do processo de emagrecimento

Foto: iStock

Se inserido dentro de um plano alimentar equilibrado, preferencialmente orientado por um/uma nutricionista, o damasco pode oferecer boas vantagens para quem deseja emagrecer. A versão seca costuma ser encontrada com mais facilidade e é mais utilizada nas dietas de emagrecimento.

Leia também: 5 benefícios da granola e como prepará-la com mais sabor e saúde

“O damasco fresco, assim como outras frutas, deve ser consumido em um período curto, pois estraga com facilidade. Para sua conservação, o ideal é que seja acondicionado longe da luz solar e em temperatura ambiente, ou em potes de vidros com tampas sob refrigeração. Já o damasco seco, por ser desidratado, tem um período de validade maior e tem um valor maior de frutose”, comenta Ariane.

“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.

“O damasco costuma ser indicado para os lanches intermediários, de preferência associado ao mix de oleaginosas ou em preparações com iogurtes”, ressalta Ariane. Pode ainda ser utilizado para adoçar naturalmente algumas receitas, como tortas e bolos.

Receitas com damasco para você variar o cardápio

Foto: iStock

Motivos não faltam para incluir o damasco no seu cardápio, então que tal anotar algumas ideias de pratos para preparar com a fruta?

1. Geleia de damasco e maracujá: de preparo muito simples, essa geleia fica perfeita para acompanhar pães, bolachas ou torradas. Você precisará apenas de damasco, suco de maracujá, maçã, açúcar cristal, conhaque, pasta de baunilha e água.

Leia também: 50 receitas de tapioca para você se deliciar de forma saudável

2. Docinho de damasco com coco: leve, delicioso e com um toque requintado, esse docinho é ótimo para servir em festas e comemorações. Além dos ingredientes principais (damasco e coco), você usará somente açúcar, água e forminhas de doces!

3. Pasta de gorgonzola, damasco e nozes: uma opção simplesmente deliciosa para você servir com pães. Boa dica para quando for receber visitas em casa e quiser oferecer uma entrada caprichada antes do jantar! Todos vão amar!

4. Bolo de banana, damasco e chocolate: um bolo saudável sem deixar de ser saboroso! Não leva nada de farinha e é adoçado com os açúcares naturais do damasco. Mas, é essencial usar um chocolate amargo ou meio amargo na receita, pois eles têm maior teor de cacau.

5. Cheesecake vegano de damasco: esta versão é servida no copinho e, além de linda, fica deliciosa! Além disso, é fácil de fazer e uma boa alternativa para servir em ocasiões especiais, como, por exemplo, Páscoa, Natal, Ano Novo.

6. Tender com queijo brie e geleia de damasco: uma receita tão elegante quanto gostosa! Trata-se de um tender bem suculento com geleia de damasco e queijo brie gratinado. Ótima opção para as festas de fim de ano!

7. Lombo suíno com purê de damasco e arroz de espinafre: receita muito fácil de fazer e que, se quiser, você pode preparar de véspera e, no dia de servir, só montar o prato. Ideal para um almoço especial em família.

8. Cuscuz marroquino com damasco e passas: um acompanhamento delicioso e diferente. Você vai precisar de damascos, uva-passa branca, uva-passa preta, cebola, vinho branco, cuscuz marroquino, água, manteiga, sal e pimenta moída.

9. Frango com molho de damasco: uma receita de sassami de frango que ganha um toque sofisticado por conta do damasco. Mas é facílima de fazer, além de ser deliciosa e com sabor de festa!

10. Pastel de queijo brie com damasco: a combinação de sabores do queijo brie com damasco e tomilho fica divina! A receita é fácil, vegetariana. Uma ótima sugestão de petisco para reunir os amigos e a família.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Foto: iStock

Ariane destaca que, se consumido em excesso, o damasco pode levar a episódios de diarreia, devido ao alto teor de fibras (as quais aceleram a motilidade intestinal). “E, por conter muito carboidrato, pode também aumentar o valor calórico da dieta”, alerta a nutricionista.

Lembre-se que o damasco pode ser um bom aliado da sua saúde, inclusive num processo de emagrecimento, mas para isso, deve ser consumido moderadamente e associado a uma alimentação equilibrada.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web