Chá de rosa branca: benefícios à saúde desse sabor delicado

Escrito por
Em 05.05.20

iStock

São, em geral, as pétalas da flor que dão origem ao chá de rosa branca, que oferece diferentes benefícios para a saúde. A nutricionista Adriana Stavro (CRN 43576), pós-graduada em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia, comenta que o chá oferece vantagens que vão desde tratar inflamações nos olhos até limpeza da pele.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

6 benefícios do chá de rosa branca

  1. Trata inflamações nos olhos: com propriedades antimicrobianas, o chá pode ser aliado para tratar conjuntivite e outros tipos de irritação nos olhos. Para isso, Adriana orienta diluir a mesma a quantidade de chá de rosa branca em água e usar essa mistura para enxaguar os olhos.
  2. Ajuda a tratar infecções urinárias: Adriana explica que, por ser um diurético natural, o chá pode ajudar a tratar as infecções do trato urinário (em estágio leve). “Ao combinar suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, ajuda a aliviar o desconforto e a curar a infecção”, diz.
  3. Ajuda a combater a ansiedade: o efeito aromático do chá de rosa branca é também conhecido por proporcionar relaxamento, conforme comenta Adriana, podendo ser aliado em tratamentos de ansiedade e até mesmo para evitar a depressão. “Consumir o chá no período da noite também pode contribuir para a qualidade do sono”, acrescenta.
  4. Contribui para a beleza da pele: Adriana afirma que o chá é rico em vitaminas A e E, além de conter vitamina C (conhecida por suas propriedades antioxidantes). Dessa forma, tonifica e hidrata a pele, diminui a aparência das rugas e olheiras e contribui para a produção de colágeno, propiciando pele e cabelos mais saudáveis e bonitos. O chá pode ser usado, inclusive, diretamente para a limpeza de pele.
  5. Diminui desconfortos no período menstrual: Adriana cita que um estudo de Tseng et al. (2005) destacou o poder anti-inflamatório do chá de rosa branca na melhora de sintomas da menstruação, como cólica, inchaço e até mesmo ansiedade.
  6. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: por ter propriedades antioxidantes, o chá feito com as pétalas da rosa branca contribui para o fortalecimento da imunidade e pode ajudar o organismo a se proteger contra gripes, resfriados, entre outros problemas, além de evitar o envelhecimento precoce.

Além desses benefícios, o chá de rosa branca tem a vantagem de apresentar sabor suave.

Contraindicações

Adriana destaca que é indicado evitar o uso em bebês e crianças, além de gestantes e mulheres que estão amamentando.

Como preparar

A nutricionista explica que podem ser utilizadas as pétalas ou sementes da rosa branca no preparo da infusão. Veja os modos de preparo:

  1. Coloque 1 litro de água no fogo;
  2. Quando a água começar a ferver, desligue e coloque 10g das pétalas (2 rosas em média);
  3. Abafe e deixe por 5 minutos;
  4. Depois, coe e beba.

Adriana destaca que é possível ainda preparar um chá com efeito calmante com as pétalas e também as sementes da rosa branca.

  1. Coloque 500 ml de água no fogo;
  2. Quando a água começar a ferver, desligue e coloque 10g das pétalas e sementes de rosa branca;
  3. Abafe e deixe por 5 minutos;
  4. Depois, coe;
  5. Adicione 1 colher (sopa) de mel.

É preciso ter atenção especial para preparar o chá. “Por serem sensíveis, as pétalas não suportam muito calor. Por isso, o ideal é sempre fazer a infusão, ou seja, aquecer a água até ferver, desligar o fogo e colocar as pétalas por aproximadamente 5 minutos, coar e beber. É possível adicionar outros ingredientes de sua escolha ao chá, como, por exemplo, canela ou gengibre fresco”, destaca Adriana.

Recomendações de consumo

iStock

Por ser um chá relativamente “diferente”, que nem todo mundo tem o hábito de tomar, surgem muitas dúvidas em torno do consumo. Confira as respostas para as principais delas:

Chá de rosa branca é abortivo? “Não conheço estudos que comprovem a segurança do uso do chá de rosas para gestantes. Por isso, minha recomendação é NÃO beber”, responde Adriana.

Continua após o anúncio

Chá de rosa branca emagrece? “Embora não exista um composto cientificamente comprovado presente no chá de rosa branca para eliminar a gordura, a bebida é uma opção saudável e sem calorias, podendo substituir refrigerantes ou outras bebidas industrializadas”, comenta Adriana. Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá também podem ser aliadas no processo de emagrecimento.

Bebês podem tomar chá de rosa branca? Adriana ressalta que o chá não é indicado para bebês. “Ele apenas poderia ser usado nos banhos. Algumas pétalas na banheira já é o suficiente”, diz.

Chá de rosa branca é bom para espinhas? Ele é um bom aliado para a saúde e beleza da pele como um todo. Adriana orienta fazer um chá para limpeza da pele adicionando as pétalas e as sementes em água fervente, deixando esfriar e, depois, lavando a pele com esse chá (ou fazendo compressas).

Chá de rosa branca é recomendado para o tratamento de candidíase? “O estudo de Carvalho et al. (2008) demonstrou que o extrato aquoso (chá) de Rosa Alba L. apresenta ação antibacteriana e antifúngica, o que justifica seu uso popular em afecções oculares (conjuntivite) em uso tópico e candidíase vaginal (apresenta ação antibacteriana contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli e ação antifúngica contra Candida albicans) em uso via oral, 3 xícaras de chá 3 vezes ao dia”, comenta Adriana.

Apesar de ser uma alternativa natural, o chá de rosa branca não exclui a necessidade de avaliação médica e, se for o caso, tratamento medicamentoso nos casos de infecções urinárias, inflamações nos olhos e desconfortos menstruais. Aproveite e conheça chás para ansiedade que são ótimos calmantes naturais.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar