
iStock
Por Tais Romanelli
Atualizado em 24.06.22
A alface é uma das hortaliças mais populares e faz parte da alimentação da maioria das pessoas, que, inclusive, têm ciência de que ela é muito benéfica para a saúde quando consumida como salada. O chá de alface, porém, ainda é visto como novidade por muitos. Conheça benefícios, receitas e cuidados necessários com o uso desse chá.
Publicidade
Para que serve o chá de alface?

iStock
Anna Carolina Diniz (CRN 16100966), nutricionista pós-graduada em Nutrição Biofuncional, Ortomolecular e Fitoterapia, comenta que o chá de alface é rico em minerais como magnésio, zinco, ferro e potássio, além de vitaminas como a A, C, E e K.
Relacionadas
Camila Pedrosa (CRN 15858), nutricionista da clínica Viver Nutrição e Gastronomia, acrescenta que, além de ser rica em vitaminas e minerais, a alface possui lactupirina e lactucina, substâncias consideradas calmantes. Devido a isso, o chá tem se popularizado como um aliado para quem tem dificuldade para dormir.
Neste sentido, podem ser destacados como principais benefícios do chá de alface, de acordo com as nutricionistas:
- Ação calmante;
- Efeito anti-inflamatório;
- Ação antibacteriana (na pele);
- Ação laxativa;
- Ajuda no combate a inchaços ou obesidade (devido à ação diurética);
- Ajuda na redução da pressão arterial (por ser rico em água e potássio, ajuda a eliminar o excesso de sódio e líquidos retidos no organismo);
- Efeito antioxidante (ajudando a combater radicais livres);
- Fortalecimento das vias respiratórias.
- Fortalecimento da imunidade;
Como ocorre no caso de outros chás, para usufruir desses benefícios, o chá de alface deve ser consumido regularmente, em quantidades adequadas às particularidades de cada pessoa, preferencialmente dentro de uma dieta equilibrada, acompanhada por um(a) nutricionista.
Dúvidas sobre o chá de alface

iStock
O consumo desse chá ainda é algo novo e portanto é comum que surjam algumas dúvidas. Confira o esclarecimento para as principais questões abaixo:
- Quais devem ser os cuidados com o consumo do chá de alface? Anna Carolina explica que um dos minerais presentes na alface é o manganês que, quando consumido em excesso, prejudica a tireoide. “Uma dica interessante é procurar fazer o chá com alface sem agrotóxicos, orgânico. Pois a contaminação por agrotóxicos sim é bem ruim para o organismo”, acrescenta.
- Quais os efeitos colaterais do chá de alface? Além de poder prejudicar a tireoide, a nutricionista Camila explica que uso excessivo desse chá pode intoxicar, causar náuseas, vômitos e um efeito sedativo.
- Chá de alface dá sono? Diminui a ansiedade? Anna Carolina destaca que, no talo da alface, existe uma substância leitosa chamada lactucina. “Essa substância ajuda no relaxamento, diminuindo a ansiedade e induzindo o sono. Então, o ideal seria tomar uma xícara do chá 30 minutos antes de deitar se o que você procura é dormir. Se o que você procura é reduzir a ansiedade, tome cerca de três xícaras ao dia.”
A especialista ainda lembra que, se você já faz uso de algum medicamento para sono ou ansiedade, não é indicado consumir o chá antes de consultar um profissional habilitado, pois podem haver interações e efeitos indesejados.
- Por que não devemos dar chá de alface a bebês? “Os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. Após essa idade, o chá de alface não é recomendado, pois os efeitos calmantes podem causar sedação excessiva, alteração dos sentidos, intoxicação, náuseas e vômitos. O organismo do bebê é mais sensível, por isso não dê ao seu bebê nenhum chá sem antes falar com o pediatra”, destaca Camila Pedrosa.
- Chá de alface emagrece? Anna Carolina responde que o chá de alface, por si só, não emagrece. “Mas como ele é relaxante e sedativo, acaba provocando uma maior saciedade e, assim, a pessoa tende a comer menos e deixar de lado doces e biscoitos, que são alimentos típicos da ansiedade”, diz.
A nutricionista Anna Carolina lembra que, ainda pensando na questão do emagrecimento, além dos benefícios do chá que podem (ainda que indiretamente) ajudar neste processo, consumir a folha de alface durante as refeições é excelente pelos nutrientes, quantidade de fibras e baixíssimas calorias.
Receitas de chá de alface

iStock
Publicidade
É no talo da alface que está a lactucina, entre outras substâncias que fazem do chá benéfico; por isso, ele não deve ser descartado no preparo. Algumas preparações utilizam o talo e a folha; e outras, somente o talo. Confira as principais receitas abaixo:
1. Chá de alface simples
- Separe 200 ml de água e cerca de 7 folhas de alface higienizadas;
- Coloque em uma chaleira e leve ao fogo até levantar fervura;
- Quando levantar fervura, deixe fervendo por mais cinco minutos;
- Desligue o fogo;
- Coe e espere amornar para tomar.
2. Chá de talo de alface
- Em uma xícara, coloque cerca de seis talos de alface;
- Ferva uma xícara de água;
- Jogue a água quente diretamente na xícara com o talo de alface;
- Espere cerca de cinco minutos e mexa um pouco;
- Adoçe a gosto (se achar necessário);
- Tome o chá desprezando os talos.
3. Chá de alface e hortelã
- Em uma chaleira, ferva 200 ml de água;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo;
- Adicione três folhinhas de hortelã e duas folhas de alface;
- Deixe o chá descansando por 15 minutos;
- Coe e beba.
4. Chá de alface e casca de maçã
- Coloque 200 ml de água para aquecer em uma chaleira;
- Assim que levantar fervura, desligue o fogo;
- Adicione as cascas de maçã e a folha de alface picada;
- Deixe a mistura em infusão por 10 minutos;
- Espere amornar, coe e tome o chá.
Vale destacar que, como no caso de outros chás, o ideal é tomar sem adoçar, especialmente se o objetivo for a perda de peso. Mas, se sentir a necessidade do doce, utilize mel ou algum adoçante recomendado por sua nutricionista.
Agora você já sabe que o chá da alface realmente tem propriedades calmantes, pode auxiliar no sono, entre outros benefícios que oferece. Se você adora um chazinho, conheça também as propriedades valiosas do chá de manjericão.