10 receitas de arroz à Piamontese para deixar seus convidados babando

Aprenda variações dessa receita brasileira simples e maravilhosa que casa perfeitamente com mais diferentes tipos de carnes e molhos

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: iStock

Receitas básicas do dia a dia podem ganhar um ar novo, mais sofisticado e serem um bom acompanhamento para pratos mais elaborados. O arroz é um bom exemplo disso.

Uma de suas versões mais famosas e deliciosas é o arroz à piamontese. Apesar de seu nome remeter a região de Piemonte, ele surgiu no Brasil.

Ele surgiu como uma adaptação aos tradicionais risotos italianos, principalmente para quem não conseguia encontrar o arroz arbóreo no país. Para conseguir algo semelhante a versão tradicional, criou-se esse prato que é uma delícia!

Veja então 10 receitas incríveis para você que quer preparar esse acompanhamento delicioso, que combina com carnes, molho madeira, medalhão, entre outros.

1. Arroz à piamontese clássico

Foto: Reprodução / Na minha panela

A receita clássica de arroz à piamontese é bem simples de ser feita e leva poucos ingredientes: arroz cozido, manteiga, cebola, noz-moscada, queijo mussarela e parmesão e creme de leite. O resultado é um arroz cremoso e com um sabor delicioso.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

2. Arroz à Piamontese simples

Foto: iStock

Essa receita é bem simples de ser preparada e fica pronta bem rápido. O champignon dá um toque especial para ela, dando mais leveza ao sabor. Basta, após terminar de cozinhar o arroz normalmente, misturar todos os ingredientes na panela e esperar o queijo derreter.

3. Arroz à Piamontese com requeijão

Foto: iStock

Para dar mais cremosidade ao prato, essa receita leva requeijão, o que torna a receita mais saborosa ainda. Você pode substituir ele por cream cheese ou algum outro tipo de queijo cremoso para dar um up a receita.

4. Arroz à Piamontese com parmesão

Foto: iStock

O queijo parmesão dá um sabor especial para o arroz à piamontese! Seu sabor casa perfeitamente com o sabor do molho com base de creme de leite.

5. Arroz à Piamontese com parmesão e mussarela

Foto: Reprodução / Gordelícias 

A junção desses dois queijos traz um sabor superespecial para a receita do arroz à Piamontese. Diferente das outras receitas, essa também leva leite integral em sua composição.

6. Arroz à Piamontese com arroz arbóreo

Foto: Reprodução / 2nuts4spices 

O arroz arbóreo é o tradicional para o preparo de risotos, perfeito para que dê o tom cremoso do prato. Usar ele no arroz à Piamontese potencializa essa característica. Outro diferencial dessa receita é o uso do caldo de galinha no preparo do arroz.

Leia também: 13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

7. Arroz à Piamontese com vinho branco

Foto: iStock

O vinho branco nessa receita cumpre o papel de ressaltar o sabor do arroz e do queijo utilizados na receita. Outro ponto interessante é retirar as cebolas após serem refogadas na manteiga, para que não interfira na cremosidade do prato.

8. Arroz à Piamontese com conhaque e vinho branco

Foto: iStock

Além de ter dois tipos de bebida para realçar os sabores do queijo e do arroz, essa versão vai ao forno para ser gratinada, o que dá um charme a mais para o prato.

9. Arroz à Piamontese com vinho branco, mussarela e parmesão

Foto: iStock

Dois queijos maravilhosos, champignon, vinho branco para ressaltar o sabor e uma receita supersimples e prática de ser feita. É garantia de sucesso para aquele almoço especial!

10. Arroz à Piamontese vegano

Foto: Reprodução / Jornada Vegana

Para quem segue esse estilo de vida, é possível apreciar o prato de forma vegana. Aproveite essa receita de arroz à Piamontese divino sem utilizar qualquer ingrediente de origem animal. Incrível, não é mesmo?

Com essas 10 versões deste arroz cremoso e delícia você não tem desculpa para deixar de testar!

Leia também: 10 receitas deliciosas e surpreendentes de bobó de camarão

Dicas pela Web