8 ideias de alimentos práticos para levar para o trabalho

Lanches com pão integral e sírio são opções saudáveis e recomendadas para levar ao escritório! Veja essas e outras dicas de como se alimentar no trabalho

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Comer fora de casa exige disciplina e avaliação dos restaurantes próximos ao seu trabalho, já que é preciso levar em conta condições de preparo dos alimentos para seguir rigorosamente a dieta que seu nutricionista indicou a você. Além disso, é preciso se alimentar bem nos intervalos de cada refeição! Nesse caso, a melhor solução é levar lanchinhos saudáveis preparados em casa.

Além de ser feito com cuidado, você tem opções diversificadas de ingredientes. Dependendo da escolha, é possível potencializar ainda mais sua dieta com alimentos saudáveis e gostosos!

1 – Pães variados

Foto: Thinkstock

O pão sírio, por exemplo, é ótimo protagonista para quem quer se alimentar com qualidade e de forma rápida. É encontrado facilmente nos supermercados ou padarias. “Você pode levar ao trabalho, por exemplo, ½ fatia de sanduíche com 1 fatia de ricota”, sugere a nutricionista Mila Moraes, da equipe MPIO.

Presente no cardápio de quem está de dieta, o pão francês deve ser substituído pelo pão integral.

Existem opções com grãos e até quinoa, responsáveis por trazer fibras à dieta. Escolha um deles e invista no combo queijo magro, rodelas de tomate e alface para o recheio.

“Para quem quiser a versão doce, pegue uma fatia de pão de forma integral e passe 1 colher de sobremesa de geleia de frutas”, indica Mila. Se seu objetivo é apenas manter o corpo, leve “1 fatia de pão se glúten com uma pasta de soja”.

2 – Bolacha, pode?

Foto: Thinkstock

Sim, mas seja seletiva na hora de comprar, afinal, você não vai querer comprometer sua dieta, não é mesmo? Nesse caso, investir nas bolachas de arroz são opções certeiras. “Leve em uma vasilha, 1 unidade grande de bolacha de arroz com 1 colher de sobremesa rasa de pasta de soja ou cottage”, ensina a nutricionista.

Ao comprá-las, leia sempre o rótulo das embalagens, já que nem sempre as que intitulam light são realmente mais saudáveis. Prefira as integrais e com grãos. Outra sugestão é apostar nos cookies integrais para complementar seu lanche no trabalho.

3 – Atum

Foto: Thinkstock

O atum é um dos aliados para quem quer ter uma alimentação de qualidade, já que possui alto teor de ômega 3, responsável por acelerar o metabolismo. Recheie o lanche com cenoura cortada em filetes bem fininhos, 1 colher de atum e 1 rodela de tomate. Vale lembrar que é preciso checar se a empresa oferece geladeira para que você armazene o alimento até a hora de comer, já que é recomendado que o atum não fique muito tempo em temperatura ambiente. Se preferir, opte pelo patê de atum, em vez do atum em pedaços.

4 – Iogurtes

Foto: Thinkstock

O iogurte não pode faltar! Além de ser rico em cálcio, você deve consumi-lo bem geladinho para refrescar. “O iogurte desnatado ou a coalhada sem açúcar são ideais. Você pode adicionar 1 colher de sobremesa de geleia de fruta sem adição de açúcar ou até mesmo o mel orgânico”, diz Mila. Outra dica com iogurtes é bater o desnatado com gelatina zero ou acompanhá-lo com frutas.

5 – Assados

Foto: Thinkstock

Para a sobremesa, que tal uma deliciosa maçã ou banana assada com canela?! “Na maçã, temos apenas 52 Kcal, em 100 gramas. Na banana, 89 kcal”, indica Mila. Se não deseejar assar ao forno, você pode deixar a banana ou maçã por alguns segundos no microondas para aquecer e derreter um pouquinho. Cubra com canela em pó e bom apetite!

6 – Castanhas

Foto: Thinkstock

Você também pode levar um mix de oleaginosas, como por exemplo, castanha do Pará ou nozes. “Nesse caso, o ideal é consumir 2 unidades e mais 4 amêndoas ou avelãs”, indica a nutricionista. Estudos indicam que elas são ricas em vitaminas A e B.

7 – Tapiocas

Foto: Thinkstock

Fácil de preparar, a tapioca pode ser incluída na sua lista. “2 colheres de sopa da farinha, enriquecida com sementes de chia + clara de ovo em forma de omelete ou queijo magro”, sugere a nutricionista. Embale suas tapiocas em um recipiente e leve para se alimentar durante o horário de serviço.

8 – Frutas

Foto: Thinkstock

Essenciais em uma dieta saudável para garantir melhor qualidade de vida, as frutas não devem ser deixadas de lado. Você pode consumi-las em temperatura ambiente em dias frios ou geladas, em dias mais quentes. “Recomendo também 1/2 unidade de mamão papaia ou banana prata com 1 colher de sopa de aveia”, comenta Mila.

Maçãs, peras, bananas, goiabas e uvas, por exemplo, podem ser levadas em pequenos potinhos. Dê o intervalo de 1 hora após o almoço e coma a fruta.

Caso você tenha exagerado na hora do almoço, é possível apostar em alimentos desintoxicantes. Para isso, leve 2 rodelas de abacaxi com hortelã ou com limão ralado. “Você consumirá 72 kcal e apenas 0,1 g de gordura”, ressalta a nutricionista.

Mais algumas ideias práticas para complementar o seu lanche no trabalho:

  • Suco natural de frutas como laranja ou melancia;
  • Vitaminas de frutas e leite (manter refrigerado);
  • Biscoitos de água e sal;
  • Gelatina sem açúcar (manter refrigerado);
  • Biscoito de polvilho;
  • Água de coco natural.

Não se esqueça de que é extremamente importante não só se alimentar bem, mas também beber água para manter seu corpo hidratado durante o expediente.

É importante ressaltar, ainda, que é preciso procurar auxílio de um nutricionista, afinal, ele avaliará o seu histórico médico e indicará as melhores opções para o seu tipo de corpo, para os seus objetivos e necessidades.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web