Bem-estar

12 vitaminas para apoiar sua saúde sexual e bem-estar íntimo

Canva

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 07.07.25
push pixel

A alimentação tem influência direta sobre o funcionamento de diversos sistemas do organismo humano. Optar por consumir um ou outro tipo de dieta pode ser determinante para evitar problemas de saúde ao longo da vida. Além disso, o bem-estar sexual feminino está diretamente ligado à saúde física, emocional e hormonal. E, embora não existam pílulas milagrosas, alguns nutrientes têm papel importante na regulação do desejo, da lubrificação e da disposição geral. As doze vitaminas e minerais listadas abaixo são fundamentais para quem pretende turbinar a libido — sempre como parte de um cuidado integral com o corpo e a mente.

1. Vitamina A

Essa é considerada a vitamina essencial para a função sexual. Isso porque ela auxilia na produção dos hormônios responsáveis por essa função.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como a cenoura, que contém grandes concentrações e deve ser consumida preferencialmente crua. Outros alimentos que contém vitamina A são o ovo, a manga, o mamão, o espinafre, o tomate, o pimentão, o damasco e a batata doce, por exemplo.

2. Vitamina D

Fundamental na regulação hormonal, a vitamina D está relacionada ao equilíbrio do estrogênio, que influencia diretamente o desejo e a resposta sexual. É muito comum que seja necessário suplementá-la, devido à nossa rotina atual. Mas o caminho para consegui-la de forma natural é muito simples: basta tomar um pouco de sol. Lembre-se, porém, de evitar os horários mais quentes, ok? O ideal é tomar sol antes das 10h ou após às 16h. Para pessoas de pele clara, recomenda-se cerca de 15 a 20 minutos de sol diários, com braços e pernas expostos. Já as peles mais escuras podem precisar de um pouco mais de sol, entre 30 e 60 minutos, devido à barreira de proteção criada pela melanina.

3. Vitamina E

Para quem pretende melhorar a circulação de sangue em todo o corpo e, por consequência, nos órgãos genitais, a vitamina E também não pode ser deixada de lado. Ela auxilia no fluxo de sangue para esses órgãos, além de aumentar a produção de hormônios em ambos os sexos. E, uma dica quente: ela pode beneficiar a lubrificação vaginal e a sensibilidade durante o sexo. Para incluí-la no cardápio, basta optar por alimentos como a semente de girassol, o amendoim, o milho, a avelã e a castanha do pará. Óleos como o de milho, o de algodão e o de cártamo também são ricos em vitamina E.

4. Vitamina B6

A vitamina B6 controla a produção de prolactina nas mulheres. Esse hormônio é um dos responsáveis pela infertilidade feminina e, com seus níveis mais baixos, permite que a mulher aproveite melhor o sexo. Ela também é essencial para a produção de serotonina e dopamina — neurotransmissores ligados ao prazer e à motivação. Essa vitamina está presente na cerveja, no melado, no leite e nos ovos.

5. Vitamina B12

A vitamina B12 participa do funcionamento neurológico, da produção de energia e é um verdadeiro remédio natural contra a impotência, principalmente masculina. Ela ajuda a aumentar os vasos sanguíneos do corpo e, consequentemente, permite que o homem alcance a ereção com maior facilidade. Sua deficiência pode levar à fadiga e à perda de libido. Essa vitamina pode ser encontrada nos ovos, peixes, queijos e até na carne vermelha.

6. Ácido fólico (B9)

Conhecido por suas indicações a gestantes, o ácido fólico é fundamental na reprodução humana. Importante para a saúde reprodutiva e para o metabolismo hormonal, especialmente em mulheres que desejam engravidar. A substância pode ser encontrada no feijão, na laranja, na amêndoa, no amendoim, na lentilha e em diversos vegetais, entre outros alimentos.

7. Vitamina C

Muito famosa por proteger o organismo contra diversos problemas de saúde, a vitamina C também é um poderoso estimulante sexual. Ela auxilia na produção de hormônios e também pode ajudar quem não se excita com facilidade. Também auxilia na circulação sanguínea, imunidade e produção de colágeno, além de contribuir indiretamente para o equilíbrio hormonal. Pode ser encontrada em legumes como o tomate e o pimentão, mas também está presente no abacaxi, na laranja, no limão, na acerola, no caju, na tangerina, na goiaba, no morango, no agrião, na salsa, na couve e na rúcula.

8. Vitamina B3

Outra que auxilia na circulação sanguínea e permite um melhor fluxo nos órgãos sexuais é a vitamina B3. Seu efeito é tão poderoso que pode, inclusive, tornar os orgasmos ainda mais intensos. Ela pode ser encontrada em alimentos como as aves, peixes e alguns tipos de carne vermelha. Amendoim, ovos e leite também são fontes de vitamina B3.

9. Magnésio

Quando se fala em afrodisíacos, o magnésio é um dos mais potentes disponíveis na natureza. Ele potencializa o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres, ajuda a reduzir o estresse, promove relaxamento muscular e melhora a qualidade do sono — fatores que impactam diretamente a disposição e o desejo sexual. Pode ser encontrado no abacate, na banana, na uva, na beterraba, na batata, no quiabo, no leite, na soja e nos peixes, por exemplo.

10. Zinco

Manter regulares os níveis de zinco no organismo é fundamental para que a testosterona seja produzida em quantidade saudável. Isso não apenas nos homens, mas também nas mulheres, já que esse hormônio, embora em menor quantidade, também esteja presente no organismo feminino. Fundamental para a produção hormonal, o zinco influencia a ovulação, a fertilidade e o apetite sexual. Alguns alimentos ricos em zinco são as ostras, a soja, os ovos e o leite, além de algumas carnes e da aveia.

11. Selênio

O selênio é um antioxidante que protege as células do envelhecimento precoce e ajuda na produção hormonal saudável. Atua principalmente melhorando a função sexual no organismo masculino e, para garantir que está sendo ingerido, basta procurar consumir regularmente grãos como a castanha do Pará, a amêndoa e as nozes.

12. Ômega-3

Apesar de não ser uma vitamina, merece destaque. O ômega-3 melhora a circulação, o humor e tem efeito anti-inflamatório — favorecendo o equilíbrio do organismo como um todo.

Não existe fórmula mágica para o desejo ou para o prazer. Mas cuidar do corpo com alimentação equilibrada, sono de qualidade, hidratação e suplementação (quando indicada por um profissional) é um passo importante para uma vida sexual saudável e satisfatória.

Gostou das informações? Então aprenda um pouco mais sobre a libido e continue se cuidando com carinho!

Formada em Secretariado Executivo Trilíngue pela UEM e graduanda em Jornalismo pela UEL.