Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Protetor solar: sua garantia de pele bonita

Entenda as mudanças que a FDA impôs aos rótulos dos protetores solares e descubra o melhor pra você

em 19/09/2014

Recentemente, a FDA, a agência americana que regula alimentos e medicamentos, anunciou que em 2012 existirão mudanças nos rótulos de protetores solares para informar melhor os consumidores.

Pois é, o rótulo que você está acostumada a ler contém informações que causam bastante confusão e, quando se trata de pele e sol, é importante que não haja dúvida porque o sol em excesso e sem proteção é um dos maiores vilões da pele. Vamos entender melhor esse assunto, então?

Protetores de amplo espectro

Quando um protetor passar no teste da FDA e protege de fato a pele contra os raios UVA e UVB, ele poderá conter no rótulo essa “proteção de amplo espectro”. Isso significa que um protetor solar não evita apenas aquele vermelhidão que resulta em descamação mais tarde.

Os raios UVA penetram profundamente na pele e causam queimaduras, mas a intensidade deles não varia de acordo com a estação. Já os raios UVB variam de intensidade (ficam bem mais fortes das 10h às 16h) e são responsáveis pelo câncer de pele nas áreas da pele que ficam mais expostas. Aqui no Brasil, os protetores vêm com essa distinção. Por isso, escolha sempre aqueles que protegem tanto dos raios UVA quanto UVB, ok?

Bloqueador solar e à prova d’água

A partir de agora, não é mais permitido pela FDA que os protetores digam em seus rótulos que são “bloqueador solar” ou “à prova d’água”. O que acontece na realidade é que depois que você entra na água, tanto faz se é mar ou piscina, ou até depois de suar bastante, o protetor diminui sua eficácia, por isso é necessário reaplicá-lo sempre. Ou seja, não tem nada a ver dizer que é à prova d’água.

Já o termo bloqueador foi banido dos rótulos porque confunde. Ao ler bloqueador solar, você acredita estar totalmente protegida pelo resto do dia, coisa que não é verdade. É vital reaplicar o filtro solar a cada duas horas quando está em exposição direta ao sol.

FPS menor que 15

Se um protetor solar tiver seu FPS abaixo de 15, a FDA obriga que no rótulo seja devidamente esclarecido que o produto que não ajuda a prevenir o câncer nem o envelhecimento precoce da pele. Lembrando que a sigla FPS quer dizer “fator de proteção solar”.

O ideal é que você opte por um filtro com FPS 30, esse número indica que você está 30 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 30 vezes mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada. Isso desde que seja aplicada a quantidade adequada de filtro solar, não vale economizar demais, combinado? Seja generosa nesse momento.

Se você for do time das bem branquinhas, pode ficar mais segura com um fator 50. Passar 20 ou 30 minutos antes de sair ao sol é o ideal, assim ele já estará fazendo efeito quando estiver exposta.

Lembre sempre!

Agora que você já entendeu quais as mudanças que vão acontecer, é preciso relembrar alguns cuidados básicos:

  • Filtro solar também no inverno: isso mesmo, até se estiver chovendo é preciso usar. Isso porque os raios ultravioletas estão sempre presentes, tanto no inverno quanto em dias chuvosos. Mesmo no trabalho, por conta das luzes fluorescentes, é preciso usar;
  • Troque de protetor caso, mesmo passando todo dia, sua pele fica avermelhada. Isso significa que o protetor não está valendo, ok?
  • O sol tem efeito cumulativo, ou seja, se você tomar muito sol sem o cuidado necessário os efeitos nocivos só vão surgir mais pra frente, quando a pele se tornar manchada e cheia de rugas precoce;
  • O legal do protetor solar é que ele filtra os raios ultravioletas que podem modificar o DNA da sua pele, causando câncer. Por isso, converse com seu dermatologista. Ele pode indicar o melhor tipo para você, aquele que, daqui a alguns anos, vai fazer com que as pessoas achem que sua pele parou no tempo, não é ótimo?
Daniela Hueb

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Dermatologia

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas