6 marcas de protetor solar para cabelos recomendados pelas YouTubers

Escrito por                    
Atualizado em 20.05.22

Envato

O protetor solar para cabelos é indicado para quem ama praia e piscina, pois tem o objetivo de proteger os fios. Para explicar um pouco mais o assunto, confira o que a dermatologista especialista em tricologia Luciana Passoni (CRM 135022 SP) disse e veja sugestões de produtos recomendados por youtubers.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o protetor solar para cabelos no seu dia a dia

A tricologista explicou que a principal função do protetor solar para cabelos é a proteção dos fios. A diferença para o protetor comum é exatamente essa, ser um produto exclusivo para os cabelos, sem deixá-los oleosos e encontrado em diferentes texturas. Ela explica que “o filtro solar capilar dificulta que o sol dilate as cutículas dos cabelos, fazendo com que a perda de nutrientes e proteínas essenciais para a saúde dos fios seja menor”.

Ela também lembrou que “o excesso de exposição aos raios solares sem proteção, especialmente em estações mais quentes, resultará em cutículas mais abertas e, consequentemente, fios mais fragilizados, opacos e ressecados”.

Além disso, citou a diferença entre o protetor térmico e o protetor solar para os fios, visto que “o protetor solar capilar reforça a camada protetora natural dos fios e evita o desgaste da cutícula, o que reduzirá a perda de água e nutrientes”. Já o protetor térmico capilar “age como prevenção, ou seja, o produto cria uma película em volta dos fios, reduzindo os efeitos nocivos das altas temperaturas, como o secador e chapinha”.

Tipos de protetores solares para cabelo que você pode usar sem medo

Envato

Luciana comentou brevemente sobre os tipos de filtro solar para cabelos que podem ser encontrados. São eles:

  • Leave-in: “o mais indicado para os cabelos tingidos. Também é sem enxágue e pode ter outras funções, como proteção térmica, hidratação e definição de cachos”, citou.
  • Spray: segundo a tricologista, “é prático para os cabelos finos, pois não pesa nos fios, e mais fácil de reaplicar ao longo do dia”.
  • Em creme: “por serem mais densos, são recomendados para cabelos mais grossos e cheios que precisam de definição e tratamento”, comentou Luciana.
  • Mousse: “também para cabelos mais volumosos e para os fios cacheados, pois ajuda a definir os cachos além de proteger do sol”, explicou a tricologista.
  • Óleo: segundo Luciana, “a opção também é recomendada para quem tem cabelos mais grossos e volumosos, que além de protegidos precisam ter ondas ou cachos definidos”.

A tricologista também lembrou que quem possui químicas nos fios deve dar preferência aos produtos low poo e no poo, “preferencialmente livres de sulfatos e parabenos, com a menor quantidade de produtos químicos possível”, finalizou.

Os melhores protetores solares para cabelo

Em dúvida sobre qual marca de protetor solar para cabelos escolher? Dá uma olhada no que as youtubers recomendam:

1. Phytoervas mar e piscina – $$

Protege e hidrata antes e após a exposição ao sol, além de não conter sulfatos, parabenos e corantes. Pode ser usado nos cabelos secos ou úmidos e tem uma textura que lembra um óleo, apesar de ser um spray.

Publicidade

“É um spray bem levinho. Eu gosto bastante dele, porque prefiro mais spray. Sinto que pega mais no cabelo, né? Parece que você consegue passar de uma forma mais uniforme, então eu gosto bastante desse produto. É uma excelente opção, pois não é caro. É um preço bem em conta, então vale a pena, você encontra facilmente em perfumarias e em farmácias” – Desejos de Beleza por Manu Alves

2. Amo Sol Yenzah – $$

Além de proteger contra os raios UV, o produto também ajuda a clarear os fios de forma suave. Conta com ação termoprotetora e óleo de coco em sua composição, por isso deixa as madeixas leves e macias.

“É um produto com uma embalagem pequenininha, que você pode levar na sua bolsa. Então, esse spray aqui me dá um efeito muito legal, protege o meu cabelo e ao mesmo tempo trata, por conta do óleo de coco que é bem nutritivo” – Carol Kyoko

3. Trivitt Sun – $$$

Protege do sol e evita o desbotamento e embaraçamento dos fios. Contém queratina e extratos vegetais, o que ajuda a dar brilho e restaurar as madeixas. Não deixa os fios pesados e muito menos oleosos.

“Ele não tem parabenos e é liberado para low e no poo. Ele também tem tratamento pro cabelo, porque ele tem proteína no trigo, queratina e lógico o filtro solar. Eu acho que ter um produto assim vai realmente proteger o seu cabelo do sol, faz toda a diferença” – Bia Munstein

4. Acquaflora fluído protetor – $$$

Protege os fios de cabelo das agressões da água do mar e da piscina, além dos raios solares. Pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos, deixa as madeixas bem macias e é low poo.

“Ele é spray, porém é um creminho muito suave. Então, pra piscina com cloro, ele é um dos melhores, pois possui também o filtro solar. Eu gosto bastante, você encontra em farmácias, perfumarias, porque a Acquaflora é bem fácil de encontrar” – Carol Kyoko

5. Truss Hair protector – $$$$

Protetor térmico, para ser usado antes da chapinha e do secador, com proteção solar. Pode ser usado por vários tipos de cabelo. Ajuda a desembaraçar, nutre e dá brilho aos fios.

“Ele tem uma textura um pouquinho mais líquida, já que ele é um protetor térmico, creme gel. Ele rende muito, por isso você não precisa passar muito produto e é justamente por ele ser um produto gel creme que ele serve pra todos os tipos de cabelo. Agora, o que mais me chamou atenção positivamente é que o meu cabelo ficou cem por cento no lugar depois de seco” – Mari Guisard

6. Wella Invigo Sun – $$$$$

Além de proteger os cabelos, recupera os fios que já foram danificados pela exposição ao sol. Contém vitamina E e B5, hidrata enquanto protege e possui fragrância agradável e suave. Pode ser usado nos fios secos ou úmidos, antes ou enquanto se expõe ao sol.

Publicidade

“Eu gosto muito, porque promovem um resultado superleve, né? São composições maravilhosas e eu não sabia se ia funcionar, porque a promessa dela é realmente pra exposição solar. Essa linha ela traz muita hidratação pro cabelo, reduz o frizz e traz hidratação para o cabelo” – Carol Kyoko

Você já conhecia o protetor solar para cabelos? Como pode ver, é útil e recomendado para proteger e hidratar os fios, principalmente no verão. Agora, vem dar uma olhada também na matéria sobre hidratação caseira.

Assuntos: Cabelos