Como escolher protetor solar para o rosto e dicas de melhores produtos

Escrito por
Atualizado em 22.02.21

iStock

Por
Atualizado em 22.02.21

O protetor solar para o rosto é indispensável para proteger a pele dos efeitos nocivos causados pelos raios solares. Mas você sabe como escolher o protetor solar ideal para você? Consultamos a dermatologista Dra. Aline Marcassi (CRM 11081), que nos orientou sobre como escolher o produto. Além disso, fizemos uma seleção das marcas melhor avaliadas. Confira na matéria!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como escolher o protetor ideal para a sua pele e mantê-la protegida

A dermatologista orienta que, “para peles oleosas ou mistas, o ideal é procurar protetores faciais com efeito matte, oil-free, em gel creme ou sérum, pois não pioram a oleosidade natural na pele. Para peles secas, existem protetores com ativos hidratantes, que ajudam a melhorar o aspecto da pele.” Além disso, a profissional deu dicas importantes para a hora de escolher o protetor. Confira:

  • Escolha do fator FPS: escolha protetores com FPS maior ou igual a 30. Quanto mais alto o FPS, melhor.
  • Proteção contra raios UVA: verifique se o protetor protege também contra os raios UVA (ultravioleta A). Pode estar descrito na embalagem do produto com a sigla “PPD”, que é o fator de proteção contra o UVA.
  • Pele com melasma: “pacientes com melasma devem escolher um protetor com cor (ou passar um protetor branco e uma base por cima). A base ajuda a proteger contra a luz visível – o protetor branco não atua nesse espectro de luz”, orienta a dermatologista.
  • Escolha o produto correto: prefira protetores faciais para o rosto, principalmente se você tiver tendência à acne.
  • Protetores resistentes à água: se você fica muito tempo na água, escolha protetores “resistentes à água”. E, mesmo assim, reaplique o produto a cada 2-3 horas.

É importante ressaltar que, além de proteger a pele dos raios solares, devemos também protegê-la da luz visível – como lâmpadas, TVs, celulares e tablets -, pois esses podem acelerar o envelhecimento cutâneo.

Os melhores protetores solares para o rosto

Selecionamos os melhores protetores com base na avaliação de blogueiras que testaram os produtos. Confira as suas opiniões:

1. Protetor Solar Facial Renew Advance Matte com cor da Avon – $

Para quem não dispensa uma base no rosto, esse protetor solar da Avon é ideal. O produto une a proteção contra os raios UVA e UVB e auxilia na uniformização do tom de pele, por ser um protetor com cor. Além disso, possui efeito matte, toque seco e sua fórmula não é oleosa.

“Para testá-lo, eu o apliquei na parte da manhã no rosto com a pele limpa e tonificada. Lá por volta do meio-dia, a cobertura ainda estava intacta, mas havia acumulado um pouco de produto nas linhas, mas coisa MÍNIMA, só precisei dar umas batidinhas para corrigir.” – Nina Cares

2. Gel Creme Protetor Facial Natura Fotoequilíbrio – $

Esse protetor é indicado para pele mista a oleosa, possui textura em gel creme e garante toque leve e seco, além de pele protegida.

“Eu fiquei realmente impressionada com o Natura Fotoequilíbrio FPS60: achei o acabamento na pele muito confortável para o dia a dia, não esfarelou, resistiu ao suor (lembrando que usei no inverno, que até teve dias um pouco mais quentes, mas, em geral, as temperaturas estavam amenas).” – Mulher sem Photoshop

3. Protetor Solar Facial Nivea Toque Seco – $$

O produto oferece proteção contra os raios UVA e UVB, possui textura não oleosa e ajuda no controle do brilho. Além do mais, a Nivea promete um protetor resistente à água e que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Publicidade

“Resumindo, eu gostei bastante do produto, muito mesmo. Ele cumpre com o prometido e ainda deixa a pele extremamente hidratada e sequinha. Então, pelo fato dele ter uma boa proteção contra os raios do sol, por dar um bom efeito uniforme na pele, por não deixar o rosto com uma aparência artificial e por não ter deixado a minha face oleosa, eu indico demais esse produto.” – Catálago de Cosméticos

4. Multiprotetor Facial O Boticário FPS 50 Cuide-Se Bem – $$

O Boticário formulou um produto com múltiplas funções benéficas para a pele. Além da função principal de proteção UVA/UVB, ele protege a pele enquanto hidrata, possui textura ultraleve e não deixa a pele oleosa. Outra vantagem é que o protetor é resistente à água e ao suor.

“Amei o produto! Voltaria e vou voltar a comprar. A textura me ganhou muito, e com esse FPS ainda… Deu certo tanto só ele quanto com as gotinhas, sem contar que, se quiser usar antes da maquiagem, também rola e a pele não fica oleosa, grudenta etc.” – Evelyn Scapin

5. Neo CC Cream Protetor Solar FPS 50 Eudora – $$$

O protetor solar para o rosto da Eudora promete auxiliar na prevenção e redução dos sinais de envelhecimento. É formulado sem óleo, possui efeito matte e é capaz de uniformizar o tom de pele e disfarçar pequenas imperfeições.

“Em geral, o produto está superaprovado, pois a única coisa que não me agradou foi o fato de oxidar, mas foi em uma situação não habitual, pois raramente passo qualquer tipo de maquiagem para ir ao trabalho.” – Michelle Oliveira

6. Protetor Solar Anthelios FPS 70 La Roche-Posay – $$$

Quem tem a pele oleosa e acneica sabe o quanto é difícil encontrar um protetor solar facial que atenda às necessidades básicas desse tipo de pele. Mas a La Roche-Posay criou um gel creme com cor, toque limpo, leve e de rápida absorção – características que protegem e controlam a umidade e a oleosidade da pele.

“Ele não acrescenta oleosidade, não pesa na pele, deixa uma sensação de hidratação e sedosidade bem boas e uniformiza superbem minha pele, que não tem grandes problemas, exceto o melasma no buço. Uso tranquilamente não só como protetor solar, mas como base mesmo, porque o efeito é natural e fresh, como eu gosto.” – Juro Valendo

7. Protetor Solar para o rosto Eucerin Oil Control Toque Seco – $$$

Esse protetor facial é indicado para pele oleosa e com tendência à acne. Sua formulação controla a oleosidade da pele, deixando-a com toque seco e suave. Além disso, o produto proporciona alta proteção UVB/UVA.

“Achei um ótimo protetor para quem é morena/negra, porque não senti que ele deixa a pele esbranquiçada, não interferiu na hora de aplicar a maquiagem e manteve o acabamento sequinho. O único defeito que eu encontrei nele é que, dependendo da quantidade de hidratante que eu passo antes, ele demora mais para secar.” – Alexandra Rodrigues

8. Vichy Ideal Soleil Clarify Protetor Solar FPS 60 – $$$$

O produto da Vichy possui ativos poderosos capazes de combater a produção de manchas e remover as células hiperpigmentadas, promovendo um tratamento de homogeneidade na pele. Além do mais, o produto também protege a pele dos raios UVA e UVB e da luz visível.

Publicidade

“Ele tem o toque seco e cor, parece uma base. Outro ponto positivo é que ele não transfere, ele ficou bem fixo na pele e deixa a pele com uma aparência mais iluminada, ou seja, deixa um acabamento natural.” – Estilosa Morena

9. Protetor Solar Anthelios Hydraox FPS 60 La Roche-Posay – $$$$

Esse produto possui alta concentração de água termal de La Roche Posay + vitamina E. Além disso, é formulado com tecnologia inovadora de polímeros semicristalinos + glicerina, componentes que hidratam a pele e mantêm o toque seco e suave.

“Após duas semanas de uso, eu consegui notar algumas mudanças na pele. Meu rosto ficou mais macio, hidratado e com um toque muito suave. Também percebi que o produto é muito bem absorvido e que, mesmo nos dias mais quentes, quando a pele transpira bastante, ele resistiu bem.” – Dermaclub

10. Protetor Solar para o rosto Biosole Fluid Ada Tina – $$$$$

Com máxima proteção antimelasma, esse protetor é indicado para peles extremamente sensíveis ao sol. A marca promete 12 horas de proteção solar com resistência à água e ao suor.

“Ele protege MESMO! Ando muito a pé e sinto a pele superprotegida! Não fica melando e nem nada. Minha pele ficou sequinha, apenas com aquela sensação boa de hidratação. Mesmo depois do meu treino na academia (que inclui meia hora na esteira), a pele continua digna! Ele é bem resistente à água e suor.” – Ana Penzin

Agora que você já aprendeu como escolher o melhor protetor solar para o rosto, não deixe de cuidar sempre da sua pele! Aproveite e saiba também como proteger os cabelos dos efeitos do sol e mantê-los lindos e saudáveis.