7 peelings caseiros para uma pele mais bonita e saudável

Receitas com café, mel e aveia, por exemplo, podem deixar sua pele muito mais limpa, macia e rejuvenescida

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Getty Images

Você sofre com oleosidade, acnes, cravos ou manchas?! Saiba que os peelings podem fazer maravilhas por você, pois esfoliam e renovam a pele, combatendo esses sinais incômodos e deixando a pele do rosto muito mais saudável e bonita!

E isso tudo sem que seja necessário gastar muito! Pois, embora os peelings mais profundos sejam procedimentos médicos que só devem ser feitos em consultório e com um profissional qualificado, existem peelings mais superficiais que podem ser realizados em casa, com produtos facilmente encontrados e seguros para a pele!

Tais peelings promovem o chamado efeito esfoliante, renovando a pele e proporcionando efeitos que vão desde a diminuição da acne, passando pela melhora da pele oleosa e chegando até o clareamento de manchas e rejuvenescimento facial!

Vale a pena apostar nestes tratamentos caseiros, porém, é bom lembrar que eles não fazem milagres e não melhorarão sua pele “da noite para o dia”. É preciso dar sequência ao tratamento por certo período e ter paciência para conseguir ver os bons resultados. Além disso, nada de exageros! Os peelings não devem ser aplicados mais do que três vezes por semana. Vamos às receitas:

1. Peeling caseiro de açúcar com azeite

Imagem: Dicas de Mulher

O açúcar tem o poder de esfoliar e, assim, renovar as células da pele, enquanto o azeite extravirgem penetra profundamente na pele, nutrindo e regenerando até as camadas mais profundas. Esse peeling deixa a pele mais bonita, clara e ajuda até a suavizar pequenas rugas.

Leia também: 11 maneiras de fazer um SPA em casa

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Preparo e aplicação

Coloque os dois ingredientes em um recipiente pequeno e misture com uma colher até formar uma pastinha homogênea. Antes do banho, aplique com leves massagens circulares sobre a pele levemente umedecida. Tome cuidado para não pressionar demais. A aplicação pode ser feita em todo rosto com atenção especial à área dos olhos, pescoço e boca, onde a pele é mais fina.

Em seguida, tome o banho normalmente, sem aplicar sabonete nas regiões onde foi feita a esfoliação. Faça essa esfoliação preferencialmente à noite. Mas, se fizer durante o dia, passe imediatamente após o peeling o protetor solar.

2. Peeling caseiro de iogurte com aveia

Imagem: Dicas de Mulher

Esse peeling ajuda a clarear a pele. A aveia em flocos finos remove as células mortas superficiais (que estão cheias de melanina), enquanto o ácido lático do iogurte estimula a renovação da pele e inibe a produção de mais melanina.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de iogurte natural

Preparo e aplicação

Num recipiente, misture os dois ingredientes. Durante o banho, após lavar o rosto com sabonete adequado, aplique o peeling com massagens circulares e suaves, principalmente nas regiões da pele com mais manchas. Faça isso por dois ou três minutos, no máximo. Em seguida, enxágue bem. Seque a pele e já aplique o protetor solar (caso tenha feito o peeling durante o dia).

3. Peeling caseiro de farelo de aveia com mamão

Imagem: Dicas de Mulher

O farelo de aveia remove as células mortas da superfície da pele e ajuda a desobstruir os poros. O mamão potencializa o efeito esfoliante, proporcionando uma limpeza completa da pele. Já o óleo de oliva, repõe imediatamente os lipídios perdidos. O resultado é uma pele mais limpa, menos oleosa, sem acne e bonita.

Leia também: 10 alimentos anti-idade que você deve incluir na sua dieta

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de farelo de aveia
  • 1 colher (sopa) de mamão papaya amassado
  • 1 colher (café) de óleo de oliva extravirgem

Preparo e aplicação

Misture os ingredientes até formar uma pastinha. Após lavar o rosto com um sabonete facial, e ainda com a pele ligeiramente úmida, passe a mistura com movimentos circulares na testa, queixo, nariz e maçã do rosto (áreas mais oleosas e mais afetadas pela acne). Para finalizar, enxágue bem o rosto com água corrente.

4. Peeling caseiro de café

Imagem: Dicas de Mulher

Muita gente nem sabe, mas este produto que praticamente todo mundo tem em casa é poderosíssimo. Para este peeling você vai usar somente a borra de café (isso mesmo, aquilo que sobra no filtro quando você faz o café!), que é um milagroso remédio para diminuir manchas, ajudar na regeneração da pele e ativar a circulação.

Ingredientes

  • Borra de café (o quanto baste para passar no rosto)

Preparo e aplicação

Lave o rosto com um sabonete facial e água morna para abrir os poros. Pegue um punhado da borra de café e passe com movimentos circulares no rosto todo, tomando cuidado com a área dos olhos. Deixe o peeling no rosto por no máximo um minuto. Depois, é só enxaguar com água corrente ou limpar com um algodão com água.

5. Peeling caseiro de mel e açúcar

Este é um ótimo peeling para diminuir cravos e espinhas e ajudar a diminuir a oleosidade do rosto. Você precisará de mel – que é bactericida e antifúngico, ajudando no controle de cravos e espinhas – e de açúcar, que atua na esfoliação.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de mel

Preparo e aplicação

Lave o rosto com sabonete facial e água morna. Em um pote, misture os dois ingredientes, fazendo uma pastinha. Aplique na face com movimentos circulares, especialmente onde há mais cravos e espinhas. Evite passar nas áreas mais sensíveis, como a região da boca e dos olhos. Enxágue bem com água corrente.

Leia também: 7 receitas caseiras e baratas para cuidar da pele

Esse peeling pode ser feito uma vez na semana ou, no máximo, duas vezes na semana para quem tem a pele mais oleosa.

6. Peeling caseiro de maracujá

Imagem: Dicas de Mulher

Esta fruta é rica em vitamina A e, quando utilizada em produtos de beleza, ajuda a acalmar a pele e devolver sua maciez. Esse peeling ajuda a combater as rugas, deixando a pele mais jovem e bonita, e ainda diminui a irritação e a vermelhidão da pele. A receita deve ser usada uma ou duas vezes na semana.

Ingredientes

  • 1 maracujá

Preparo e aplicação

Em uma vasilha, retire toda a polpa do maracujá com as sementes. Espalhe a fruta no rosto e aguarde de dois a três minutos. Em seguida, lave com água corrente. Para dias de calor, a dica é usar um maracujá gelado na receita para dar sensação de frescor à pele.

7. Peeling caseiro com óleo de coco

Imagem: Dicas de Mulher

Este peeling possui efeito rejuvenescedor e deixa a pele muito mais sedosa e bonita, pois utiliza ingredientes ricos em antioxidantes. O açúcar, por vez, faz a esfoliação.

Ingredientes

  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • 1 colher (sobremesa) de óleo de coco
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar

Preparo e aplicação

Junte os ingredientes e misture bem. Aplique no rosto fazendo uma massagem em movimentos circulares e deixe por cinco minutos no rosto. Depois, lave com água corrente e sabonete facial neutro.

Leia também: 14 truques de beleza caseiros e baratos

Agora você já sabe que dá para conquistar efeitos incríveis com peelings caseiros! Mas, lembre-se que os tratamentos caseiros não oferecem resultado imediato, por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados e ter paciência.

Além disso, em casos de queixas mais específicas, como, por exemplo, peles muito oleosas ou com grandes manchas, o tratamento médico não deve ser substituído. É essencial procurar um dermatologista que indicará os tratamentos mais adequados para cada caso.

Assuntos: Acne, Cosméticos, Pele

Dicas pela Web
Comentários