6 benefícios do uso de ácido lático para a pele

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

Envato

Por
Atualizado em 22.06.22

O ácido lático funciona como um esfoliante químico para a pele. Seu uso pode trazer diversos benefícios, mas possui algumas contraindicações. A médica dermatologista Dra. Isadora Golfet explica quais são os principais.

Publicidade

Conhecendo o ácido lático

A especialista explica que “o ácido lático é um alfa hidroxiácido, ou seja, pertence a um grupo de ácidos solúveis em água e derivados de plantas e frutas”. Ela lista outros ácidos que possuem características semelhantes, como o “ácido glicólico, ácido málico e o ácido mandélico”.

Assim, o ácido lático é usado como um esfoliante químico para a pele, por isso sua aplicação “renova a camada superficial e ainda contribui para a hidratação”.

Benefícios e contraindicações

Além de auxiliar na hidratação da pele, o uso desse ácido traz uma série de outros benefícios. Entretanto, ele possui algumas contraindicações. Por isso, veja o que a Dra. Golfet listou:

Benefícios

Envato

  1. Uniformização do tom de pele;
  2. Estimula o viço/brilho natural da pele;
  3. Melhorar a aparência de linhas finas;
  4. Aumentar a hidratação;
  5. Deixar a pele mais macia;
  6. Clarear manchas suaves.

Contraindicações

Apesar dos grandes benefícios do seu uso, nem todas as peles se adaptam aos componentes. Por isso, a Dra. destaca que “algumas contraindicações importantes seriam para pessoas que possuem condições de pele como dermatite atópica, psoríase e rosácea”.

Além disso, ela destaca que “é importante conversar com seu dermatologista antes de usar algum produto com ácido lático para avaliar se é seguro para o seu tipo de pele”.

Já conhecia esses benefícios do ácido lático? Continue lendo o texto para saber como usar este produto da melhor forma!

Como usar o ácido lático

Envato

Publicidade

O uso do ácido lático, deve ser adequado ao tipo de pele e a concentração do produto escolhido. A dermatologista explica que “em peles mais sensíveis não é recomendado utilizar esse produto todos os dias”.

Isso acontece, porque “o ácido lático age como um esfoliante e usar essa concentração diariamente pode comprometer a barreira de proteção natural da pele. Assim, a recomendação é usar por volta de 2 vezes na semana”.

Você também pode optar por utilizar “produtos com concentrações menores, pois eles podem ser usados diariamente logo após higienizar o rosto”. Em todo caso, a aplicação deve ser feita a noite e a doutora reforça que é essencial “higienizar o rosto e aplicar o protetor solar no dia seguinte”.

Para garantir que os benefícios do ácido sejam aproveitados, a doutora lembra que é importante “consultar seu dermatologista para adequar um produto que contenha ácido lático à sua rotina de cuidados e às características da sua pele. Isso previne que sua pele fique sensibilizada ou que o produto não tenha o efeito esperado”.

Além disso, é necessário “seguir uma rotina e ter consistência no uso do produto recomendado. é muito comum querer resultados imediatos e abandonar produtos após alguns dias de uso quando não há mudança. Esse tipo de cuidado e tratamento leva tempo, por isso, tenha paciência”, informa.

Ácido lático para comprar

Veja a seleção de alguns produtos com ácidos láticos. Lembrando, que é importante consultar um dermatologista para escolher o produto que melhor se adequa a sua pele.

  • Biossence: o sérum facial noturno com ácido lático da Biossence possui concentração de 10%. Seu uso promove a esfoliação da pele, removendo as células mortas e estimulando a renovação celular;
  • The Ordinary: a combinação de ácido lático 10% com HA 2% oferece uma esfoliação que é potente e suave ao mesmo tempo. A recomendação é usar esse produto no máximo 2 vezes por semana;
  • QRxLabs: esse tônico facial combina o ácido lático com o ácido glicólico, sendo usado para reduzir a aparência dos poros e controlar a oleosidade. Ao mesmo tempo, o tônico mantém a pele hidratada.
  • Agora você já sabe qual a melhor forma de aproveitar o ácido lático para a pele, confira também os principais benefícios do uso do soro fisiológico para ao rosto.

Assuntos: Pele