Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Esfoliante facial: qual é o ideal para o seu tipo de pele?

Mulheres com peles oleosas, por exemplo, podem dar preferência a produtos em forma de gel ou sérum

em 15/10/2013

Foto: Thinkstock

Para muitas pessoas, basta apenas usar um bom sabonete em barra, diariamente, para livrar o rosto de todas as impurezas, deixando-o completamente limpo. Mas as mulheres mais vaidosas sabem que não é bem assim!

Os esfoliantes são fundamentais para deixar a pele, de fato limpa, e mais bonita. “São produtos com capacidade de remover parte da estrato córneo, ou seja, a camada mais superficial da pele. Geralmente são compostos à base de grãos ou ácidos que, ao serem friccionados na pele, removem células mortas, impurezas, gordura e a tornam mais viçosa”, explica Renata Marques, dermatologista da Clínica Dicorp.

Mas entre tantos produtos esfoliantes que encontramos no mercado atualmente, como escolher o ideal para o seu tipo de pele?

Esfoliante para pele oleosa e mista

A dermatologista Renata Marques destaca que o esfoliante deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele da mulher. “Peles oleosas e mistas, por exemplo, devem dar preferência a produtos em forma de gel ou sérum”, diz.

Fernanda Gilberto, 21 anos, estudante, conta que sempre teve a pele oleosa, o que a incomodava bastante. “O uso de esfoliante facial em casa tem me ajudado muito. Sinto minha pele bem melhor. Mas faço também visitas constantes à minha dermatologista e foi ela quem indicou qual seria o melhor produto/marca para eu comprar”, diz.

Esfoliante para pele normal ou seca

“Já as mulheres que possuem peles normais a secas podem dar preferência a produtos em forma de loção ou creme”, explica a dermatologista Renata.

Tatiane Morais, 23 anos, funcionária pública, conta que por certo tempo teve “medo” de fazer esfoliações no rosto. “Eu achava que somente pessoas que tinham pele muito oleosa podiam usar esfoliantes em casa ou ir a clínicas fazer esse procedimento. Mas há cerca de um ano comecei a fazer visitas mais frequentes à minha dermatologista e ela me indicou a esfoliação facial em casa. Foi ótimo, porque deixou minha pele mais bonita e, dificilmente, surge alguma espinha no meu rosto”, relata.

A importância e informações sobre o uso de esfoliantes

“O esfoliante é importante para a beleza da mulher porque torna sua pele mais fina, brilhante, menos oleosa, além de, ao ser massageado na pele, promover o aumento da microcirculação do local”, destaca a dermatologista Renata.

Além de escolher o produto certo para o seu tipo de pele, que deverá, preferencialmente, ser indicado pela sua dermatologista, é fundamental saber como usar o esfoliante para não prejudicar a sua pele, causando um efeito contrário ao desejado! De acordo com a dermatologista, em geral, a frequência de uso de esfoliantes faciais é de duas vezes por semana.

“A esfoliação facial deverá ser feita, preferencialmente, à noite, sem usar nenhum outro produto em seguida, para evitar irritação na pele. Agora, se for feita durante o dia, poderá ser seguida da aplicação de filtro solar”, acrescenta a profissional.

“E, no caso de irritação na pele após uso de esfoliantes, a paciente deverá procurar um dermatologista para que seja melhor orientado”, destaca Renata Marques.

7 esfoliantes recomendados por uma dermatologista

De acordo com a dermatologista Renata Marques, os melhores produtos esfoliantes são os listados na galeria abaixo. Confira seus preços e onde encontrá-los:

É possível fazer um esfoliante caseiro?

A dermatologista Renata destaca que, em alguns casos, esfoliantes caseiros também podem ser feitos. “Para a face, pode ser feita uma mistura com duas colheres de chá de mel com duas colheres de chá de fubá, por exemplo”, diz.

Mas antes de apostar somente nos esfoliantes caseiros, consulte sua dermatologista e veja qual é a melhor opção de produto para o seu caso.

Com boas orientações, os resultados desejados (diminuir a oleosidade, ter uma face mais bonita etc., dependendo do caso) com certeza surgirão, e você conquistará uma pele, de fato, mais limpa e de aparência saudável!

Comentários
Dicas relacionadas