Soro fisiológico no rosto funciona? Veja 5 benefícios da solução para sua rotina de skincare

Escrito por
Em 10.04.22

Envato

O uso do soro fisiológico no rosto como um auxiliar na rotina de skincare tem aumentado bastante, principalmente entre as blogueiras e youtubers. Mas será que ele funciona mesmo? Seria possível atribuir-lhe o mérito de combater olheiras, rugas e acne? A seguir, confira as respostas da doutora Juliana Palo à essas e outras perguntas relacionadas ao produto!

Publicidade

Benefícios do soro fisiológico no rosto

O soro fisiológico é um líquido formado por água, 0,9% de cloreto de sódio, alguns sais e minerais. Muito usado para tratar infecções, inflamações e para hidratar algumas regiões da pele, ele também pode ser um ótimo aliado na rotina de beleza. Afinal, além de ser barato, o soro é um produto que não apresenta contraindicação e pode ser usado, inclusive, por crianças. Segundo a dermatologista Juliana Palo, o soro fisiológico apresenta vários benefícios para o rosto, como o auxílio no controle da oleosidade, a diminuição de olheiras e a hidratação da pele.

  • Controle de oleosidade: um dos maiores benefícios do uso do soro fisiológico no rosto é que o produto ajuda a equilibrar o pH da pele. Assim, segundo a doutora Juliana, “o pH da pele saudável fica em torno de 5,5, um valor muito parecido com o do soro fisiológico, que é de 6. A aplicação de produtos com pH semelhante ao da pele diminui a produção de sebo ao longo do dia, controlando a oleosidade”.
  • Aumenta a durabilidade da maquiagem: de acordo com a doutora Juliana, o soro fisiológico pode funcionar como primer e ser usado antes da maquiagem, ajudando a aumentar a durabilidade da base, do corretivo, do pó, entre outros. “Graças ao seu pH, o soro fisiológico pode funcionar como um primer, pois ele faz com que sua pele fique mais resistente e menos oleosa ao longo do dia”.
  • Diminui olheiras e bolsas: a doutora também explica que um dos maiores benefícios do soro fisiológico é que ele ajuda a diminuir olheiras e bolsas.
    Contudo, é fundamental que o soro esteja gelado para atingir o efeito desejado. “Além de tudo isso, nós podemos usar o soro para controlar olheiras, tanto as que formam bolsas abaixo dos olhos quanto aquelas que são vasculares. Para isso, o segredo é deixar o soro na geladeira e aplicá-lo na região abaixo dos olhos, fazendo uma compressa. Dessa forma, as propriedades da solução, aliadas à temperatura, ajudam a contrair os vasos que dão origem aos pigmentos que formam as olheiras”.
  • Retira o cloro da pele : uma das vantagens do uso do soro na pele é que, graças a suas propriedades, ele consegue retirar o excesso de cloro presente na água do chuveiro e da torneira. Dessa forma, além de deixar a derme mais bonita e saudável, ele também evita possíveis irritações causadas pelo cloro. “Em algumas cidades em que o cloro presente na água é relativamente alto, ele pode acabar causando irritação na pele, principalmente em quem tem a pele sensível. Sendo assim, o soro fisiológico é uma ótima alternativa para diminuir essa irritação, pois retira o excesso de cloro do rosto”, afirma a dermatologista.
  • Acalma peles sensíveis e com rosácea: quem tem a pele sensível e com rosácea também pode se beneficiar muito com o uso do soro. Afinal, a solução é composta por uma série de sais minerais que ajudam a diminuir a irritação. “Pessoas com a pele muito sensível ou com rosácea também se beneficiam muito do uso do soro, pois ele funciona como se fosse uma água termal, mas com um custo benefício excelente”, declara a dermatologista.
  • O uso do soro fisiológico no rosto apresenta uma série de benefícios para a pele, contudo, é importante salientar que ele é indicado como um produto que auxilia no tratamento de algumas queixas, como a oleosidade, por exemplo. Mas, se utilizado sozinho, sem o acompanhamento de nenhum outro tratamento, o soro não apresenta resultado algum, como no caso da hidratação.

    “O soro fisiológico, isoladamente, não tem propriedade hidratante, mas ele pode ser adicionado como diluente de uma máscara de hidratação, substituindo a água e adequando o pH da máscara ao pH da pele”, explica Juliana.

    5 dúvidas sobre o uso do soro fisiológico no rosto esclarecidas pela dermatologista

    Apesar de apresentar todos esses benefícios, a doutora Juliana Palo alerta que, ao contrário de algumas informações da internet, o soro fisiológico não é eficiente no tratamento de acne e manchas escuras na pele, assim como ele também não ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

    O soro fisiológico ajuda a clarear manchas escuras na pele?

    “Não existem evidências de que o soro fisiológico ajuda no combate à manchas na pele. Quando o paciente apresenta uma mancha escura, o primeiro passo é entender a origem dela. Dessa forma, o dermatologista consegue dar um diagnóstico assertivo e, a partir dele, definir o melhor tratamento para o problema. De qualquer maneira, o soro não é eficaz no cuidado de manchas, independente da origem delas”.

    O soro fisiológico funciona para a acne?

    Quanto à acne, a doutora esclarece que o uso do soro pode funcionar como uma forma de ajudar a equilibrar o pH e, assim, diminuir a oleosidade do rosto. Mas ela salienta que a solução não deve ser usada como única forma de tratamento.

    “O soro fisiológico não é tratamento para quem tem acne, mas seu uso é interessante para equalizar o pH da pele. Assim, quem sofre com o problema pode usar a solução fisiológica como última etapa da limpeza facial, enxaguando o rosto com o soro após o uso do sabonete”.

    O soro fisiológico ajuda a combater e a prevenir rugas e linhas de expressão?

    A dermatologista também explica que o uso do soro não é eficiente para combater rugas e linhas de expressão. Segundo ela, “as rugas e linhas de expressão são formadas por movimentos repetidos dos músculos da mímica do rosto e também por afinamento da pele, resultado da perda de colágeno. O soro fisiológico não estimula a produção desse colágeno e não ajuda a relaxar os músculos do rosto, sendo assim, ele não tem nenhuma eficácia contra os sinais da idade”, explica.

    Publicidade

    O soro fisiológico ajuda a limpar a pele mais profundamente?

    Apesar de ajudar a remover o excesso de cloro presente na água, o soro fisiológico não ajuda a limpar mais profundamente a pele. A doutora Juliana explica: “o soro não ajuda a limpar mais profundamente a pele, pois ele não apresenta nenhum agente de limpeza em sua composição”.

    Pode usar o soro na sobrancelha?

    A doutora alega que não há nenhum problema em usar o soro nas sobrancelhas, já que a solução não apresenta substâncias que possam irritar a pele e nem os olhos. Contudo, ela alerta que o soro funciona apenas como um produto para limpar a região e evitar a irritação após fazer a sobrancelha, por exemplo.

    “O soro fisiológico é ótimo para acalmar a pele da sobrancelha depois que usamos pinça ou cera. Mas ele não ajuda no crescimento dos pelos da região”.

    5 formas de usar o soro fisiológico no rosto

    Por apresentar uma série de benefícios para a pele, existem várias formas de usar o soro fisiológico no rosto. A doutora Juliana Palo explica quais são as 6 principais maneiras. Confira!

    1. Como primer antes da maquiagem

    soro fisiologico no rosto

    Envato

    Para usar o soro como primer, a dica é deixá-lo na geladeira e aplicar no rosto com o auxílio de um algodão, deixando enxaguar naturalmente. “Outra forma de usar o soro como primer é aplicar ele com a ajuda de um borrifador, antes da maquiagem”, acrescenta a doutora.

    2. Na máscara de hidratação caseira

    O soro pode ajudar a potencializar o efeito hidratante de máscaras faciais, pois ajuda a equalizar o pH da pele e o da máscara. “O soro fisiológico é um ótimo ingrediente hidratante e, por isso, você pode adicioná-lo a suas receitas de máscara de hidratação caseira, diluindo ele na máscara ou usando como ingrediente principal”.

    3. Compressa com água gelada abaixo dos olhos

    soro fisiologico no rosto

    Envato

    Para combater olheiras e bolsas causadas por noites mal dormidas, a doutora Juliana Palo dá a dica: “deixe o soro na geladeira e, em seguida, faça uma compressa com algodão abaixo dos olhos, bem na região das olheiras. Deixe agir por 20 minutos. Não é necessário enxaguar”.

    A doutora ainda declara que esse procedimento pode ser feito diariamente pela manhã ou à noite antes de dormir, já que não existe contraindicação ao uso do soro na área dos olhos.

    Publicidade

    4. Para finalizar a limpeza facial

    Por ajudar a retirar o excesso de cloro da pele, o soro pode ser usado para enxaguar o sabonete do rosto. “Quem tem pele sensível e mora em locais que tem muito cloro na água pode usar o soro para tirar o excesso de cloro do rosto. Porém, o interessante não é usar o soro depois da água, mas sim em substituição a ela, como uma finalização da limpeza”.

    5. Como água termal

    soro fisiologico no rosto

    Graças aos sais minerais presentes na solução, o uso do soro pode ser uma ótima forma de combater irritações no rosto. Ele pode ser usado tanto para prevenir e tratar essas irritações como, também, após a depilação do buço e da sobrancelha, por exemplo. “Coloque o soro em um borrifador e aplique ele em todo o rosto ou apenas na região irritada. Neste caso, você também pode usar o auxílio de um algodão”, ensina a doutora.

    6. Para fechar os poros e diminuir a oleosidade

    Para quem tem a pele oleosa e com muitos poros, o segredo é usar o soro fisiológico gelado. “Com a ajuda de um algodão aplique o soro gelado no rosto, dando algumas batidinhas de leve na pele. Em seguida, deixe a solução secar naturalmente”, finaliza Juliana.

    Onde comprar: o soro fisiológico é um produto com um ótimo custo-benefício e que pode ser encontrado em farmácias. No entanto, você também pode encontrá-lo em mercados e lojas de beleza.

    Segundo a doutora Juliana Palo, essas são as principais formas de usar o soro fisiológico no rosto. A dermatologista ainda acrescenta que, para ser eficaz, o soro deve ser usado no máximo 15 dias após aberto e deve ser mantido na geladeira. “Após 15 dias aberto, o soro pode perder todos os seus sais e minerais e, assim, perderá todos os seus benefícios.”

    Cuidados e contraindicações

    Por ser um produto que apresenta uma composição muito semelhante à da pele, o soro não causa nenhum tipo de alergia ou irritação, afinal, a pele já está acostumada com essas substâncias. Sendo assim, não existem contraindicações quanto ao seu uso.

    Viu como o soro fisiológico pode ser um ótimo aliado na sua rotina de skincare? Além de apresentar uma série de benefícios, ele não tem contraindicações e possui um ótimo custo-benefício. Se você curte métodos que auxiliam sua rotina de cuidados com a pele, assim como receitinhas caseiras, veja tudo o que o uso da maizena no rosto pode fazer pela sua pele.

    Assuntos: Acne, Pele, Rugas