5 benefícios da máscara de argila verde para incluir em seu skincare

Escrito por
Em 11.10.21

iStock

Por                                
Em 11.10.21

A máscara de argila verde é rica em nutrientes como zinco, ferro e manganês. Pode diminuir inchaços e contribui para melhorar outros problemas de pele. Saiba mais sobre seu uso, com as dicas do Dr. Rafael Soares (CRM 128.012), dermatologista e nutrólogo:

Publicidade

Para que serve a argila verde

Rafael explicou que “a argila verde é provavelmente a argila mais rica em oligoelementos”. Ela serve para melhorar alguns aspectos da pele e tratar problemas como acne leve e inflamações nos poros. Confira também os benefícios citados por ele:

  • Diminui inchaços e edemas: “quem tem acne, que são as espinhas, tem uma melhora com a argila verde”, explicou Rafael
  • Ação antisséptica e secativa: o dermatologista comentou que “feridas e alguns quadros infecciosos muito superficiais da pele podem ser melhorados com a argila verde”.
  • Melhora da foliculite: “tanto a foliculite quanto a acne podem ser beneficiadas com a aplicação da argila verde, reduzindo o problema”, citou o dermatologista.
  • Ação antioxidante: a ação oxidante ocorre “por causa da riqueza de oligoelementos, presentes na argila verde”, pontuou Rafael.
  • Ajuda a diminuir efeitos da poluição e da exposição solar excessiva: “aquela pessoa que viajou, que teve uma alimentação ruim, que teve uma exposição solar muito grande, que teve exposição à muita poluição e voltou deste momento com a pele muito ruim, com sinais de que a pele está carregada, que está com inflamações, a máscara pode ajudar bastante”, complementou Rafael.

O dermatologista também explicou a cor esverdeada da argila: “o que causa a cor dela é o óxido de ferro, que é muito presente na argila verde e não é tão presente em outras argilas”. Continue acompanhando a matéria para saber como preparar e usar a máscara.

Como deve ser usada a máscara de argila para aproveitar todos os seus benefícios

iStock

O dermatologista citou a importância de não usar a argila verde em peles ressecadas, pela alta absorção da máscara o ideal e recomendado é para peles mais oleosas. Além disso, explicou que: “não deve ser usada mais do que uma vez na semana. O ideal, inclusive, é que o intervalo seja a cada 15 dias. Usa-se uma vez por semana em situações muito específicas e recomendadas por um dermatologista, se não ela deve ser feita a cada duas ou três semanas e não pode deixar agir por mais de vinte, vinte e cinco minutos, porque senão ela começa a irritar. O ideal é usar água morna para facilitar a remoção, sem agredir a pele”.

Como preparar e usar a argila verde em casa

iStock

O doutor Rafael também trouxe um breve passo a passo para preparar a argila verde em casa. Confira como você deve fazer isso:

  • Misture a argila em pó com água: pode ser água mineral ou soro fisiológico. “Eu recomendo que se use uma água filtrada mineral porque a gente quer as propriedades mais importantes da argila”, complementou o dermatologista.
  • Higienize a pele com sabonete neutro: “uma vez pronta a argila, só vai se colocar sobre a pele depois de ter feito uma boa higienização. A gente deve usar um sabonete indicado pelo dermatologista para fazer higienização do rosto”, explicou Rafael.
  • Seque o rosto: o rosto precisa estar limpo e seco para ser feita a aplicação da argila, segundo Rafael.
  • Aplique a argila verde: O dermatologista pontuou que “a argila verde no rosto não se passa muito próximo dos olhos nem muito próximo dos cantos da boca e dos cantos do nariz. Pode ser passado na pálpebra inferior, mas evite na pálpebra superior”.
  • Espere 20 a 25 minutos: “a partir do momento que se colocou no rosto todo, deixe agir os vinte, vinte e cinco minutos”, explicou Rafael.
  • Remova com água morna: O médico finalizou mencionando que “uma vez que o tempo tenha sido atingido, remova a argila, de preferência com água morna. Para facilitar a remoção, pode utilizar algodão e esfregar levemente contra a pele”.

Rafael também citou alguns cuidados que você pode ter após retirar a máscara de argila: “depois de seco pode ser feita a aplicação de um hidratante no rosto. Esse hidratante vai ser específico para a pele da pessoa que está usando a argila”.

Ele também falou sobre ser normal sentir um pouco de desconforto nos minutos finais do uso da argila no rosto: “É muito normal que nos cinco a dez minutos finais da aplicação sentir um pouquinho de ardência ou desconforto. Se ficar um pouquinho vermelho não tem problema também. O hidratante que for recomendado passar na sequência já vai ajudar a melhorar essa parte”.

Publicidade

Onde você pode comprar máscara de argila verde

Veja onde você pode comprar a máscara de argila verde para aproveitar ao máximo os seus benefícios.

  1. Sephora;
  2. Época Cosméticos;
  3. Droga Raia;
  4. Extra;
  5. Submarino.

Como você pode ver, a máscara de argila verde pode ser um complemento para diminuir inchaços e tratar problemas leves de pele. Agora, aproveite para conferir também a matéria sobre argila vermelha.

Assuntos: Bem-Estar, Como usar