Argila amarela: descubra benefícios incríveis para a sua beleza

Escrito por
Em 16.09.20

iStock

A argila amarela é muito usada na estética por ter efeitos purificantes e regeneradores. Também tem sido utilizada, há muitos anos, como forma medicinal natural. A argila é derivada de rochas muito pequenas e finas que passam por um processo físico e químico que altera a sua forma e composição. Saiba mais sobre essa substância poderosa e seus benefícios!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Para que serve a argila amarela?

A argila é composta por minerais – como silício, alumínio, ferro e potássio – e apresenta diversos benefícios estéticos. Com a ajuda da esteticista e cosmetóloga Beatriz Berna, listamos suas principais vantagens. Confira!

Redução da flacidez no abdômen

A argila amarela possui ação tensora e é rica em silício e potássio, minerais que são remineralizantes de colágeno. “No entanto, as mais indicadas ainda seriam a vermelha e a cinza, pelos altos níveis do óxido de ferro”, explica Beatriz.

Argila amarela para estrias

Por possuir ação cicatrizante e de remineralização, a argila amarela ajuda no processo de cicatrização das estrias. Por ser rica em silício e potássio, é remineralizante de colágeno e nutrição, o que ajuda no processo de reparação tecidual da estria (rubra).

Argila amarela para o cabelo

De acordo com a esteticista, “as argilas, não só a amarela, possuem ação purificante, remineralizante, anticaspa, cicatrizante e combatem a oleosidade.” Essas ações são bem significativas no couro cabeludo.

Para amenizar linhas de expressão

Não existem evidências de que a argila amarela ajude a combater as olheiras, mesmo porque elas podem ser causadas por vários fatores. “A argila amarela poderia ser usada para amenizar linhas de expressão ao redor dos olhos devido à sua ação tensora”, esclarece Beatriz.

Auxílio no tratamento da acne

Por ser um elemento com ação purificadora e cicatrizante, a argila amarela inibe a proliferação de bactérias – o que é eficiente no tratamento da acne e também de ferimentos, devido à sua propriedade hemostática. Entretanto, a esteticista explica que “a argila verde é mais indicada em quadros de acne e oleosidade, pois possui ação adstringente e purificadora.”

Argila amarela para celulite

Nesse caso, não é usada qualquer argila amarela, mas um tipo chamado “fango”, que é um produto natural resultado de um processo de maturação da argila por 6 meses ou até por anos. Com esse processo, a argila passa a ter uma textura de lama e, quando misturada à parafina, é usada para retardar a celulite. Ela estimula a circulação venosa e linfática e age como anti-inflamatório local.

Manchas na pele

A argila proporciona hidratação, nutrição e tonificação da pele, deixando-a com mais elasticidade. No entanto, de acordo com a esteticista, não há evidências específicas de que o seu uso pode retirar manchas da pele.

Continua após o anúncio

A argila amarela, por ser composta de minerais, oferece alto teor de nutrição e reconstituição celular. Além disso, possui ação antienvelhecimento cutâneo e também ação purificante.

Como usar argila amarela

Esse elemento mineral pode ser encontrado de diversas formas para facilitar o seu uso. Confira, a seguir, os principais meios de utilização disponíveis no mercado de beleza:

Shampoo em barra

iStock

Encontrado, principalmente, na forma de barra, o shampoo composto por argila amarela é muito eficaz para a nutrição capilar. Além de ser uma aliada no combate à oleosidade, a argila também limpa profundamente o couro cabeludo, devido à sua ação antisséptica e bactericida.

Sabonete

iStock

O sabonete de argila pode ser usado no corpo e no rosto, pois possui ativos que colaboram para a produção de colágeno na pele, ajudando na prevenção de rugas e linhas de expressão. No corpo, o sabonete ativa a circulação sanguínea e cria uma superfície que ajuda a manter a umidade da pele, mantendo-a hidratada.

Creme

iStock

Há diversos cremes que possuem a argila em sua formulação para tratamento, renovação e regeneração da pele. O componente possui silício, ativo que aumenta a formação de colágeno e a elasticidade da pele. É muito comum encontrar o produto na forma de máscara facial.

iStock

De acordo com a esteticista, “as argilas em pó são usadas para preparação de máscaras faciais e também para tratamentos de detox corporal.”

Continua após o anúncio

Assim como a amarela, existem outras argilas benéficas para a pele e o cabelo. Conheça também os benefícios da argila vermelha, um produto cheio de vantagens estéticas para você!

Assuntos: Cabelos, Como usar, Pele