Argila verde: um detox completo para sua pele e cabelos

Escrito por
Em 21.01.20

iStock

As argilas são excelentes aliadas para a saúde da nossa pele, especialmente para quem busca um tratamento natural e cheio de benefícios em um único elemento. Vamos conhecer um pouco sobre a argila verde, com o auxílio da dermatologista Aline Somacal (CRM 25661/RQE 18026).

Continua após o anúncio

Argila verde: para que serve?

A argila verde possui uma grande quantidade de minerais que atuam na desintoxicação, limpeza e equilíbrio da oleosidade na pele. Por isso, ela é indicada para o rosto, o couro cabeludo e o corpo. Veja abaixo os benefícios da argila verde para cada um desses usos:

6 benefícios da argila verde

  1. Controle da oleosidade e espinhas: “por ser rica em silício e zinco que são substâncias que controlam a oleosidade, são indicadas na forma de máscaras faciais para controle de oleosidade, cravos, espinhas e poros abertos do rosto”, diz a dermatologista.
  2. Diminui olheiras: por ser uma substância desintoxicante, a argila verde atua na melhora da vascularização dessa parte do rosto, além de ter um efeito lifting que ajuda a tirar o aspecto das olheiras e bolsas.
  3. Tratamento de celulites: por seu efeito anti-inflamatório e descongestionante, a argila diminui a retenção de líquidos, promovendo uma melhora no aspecto da celulite na pele. Segundo a dermatologista, a argila costuma ser usada nos spas e clínicas de estética como um auxílio no combate à flacidez e celulite.
  4. Limpa e hidrata o couro cabeludo: de acordo com a Dra. Aline, a argila verde pode ser uma ótima aliada no controle da seborréia e caspa, promovendo uma limpeza do couro cabeludo, atuando como um tônico e adstringente para os cabelos.
  5. Clareamento da pele: seus minerais atuam na regeneração celular, promovendo uma cútis mais uniforme, ajudando a amenizar as manchas da pele. O resultado pode demorar algumas semanas ou meses, mas é uma ótima alternativa natural para quem quer clarear e reduzir as manchas da pele.
  6. Reduz medidas: a argila verde estimula o sistema linfático, o que auxilia a eliminação de toxinas. Por isso, ela também pode ser utilizada na barriga para aqueles que querem uma ajudinha na redução de medidas.

A argila verde é uma substância completa para quem quer uma sessão de beleza, econômica e sem sair de casa. Aprenda a preparar a argila de um jeito fácil e como utilizá-la.

Como preparar a argila verde?

  1. Separe um recipiente de vidro ou cerâmica (evite plásticos e metais);
  2. Adicione a argila em pó e água (1 medida de água para 2 de argila);
  3. Mexa com uma espátula até adquirir consistência pastosa.

Se você deseja potencializar o efeito da máscara de argila verde, tornando-a ainda mais benéfica, você pode adicionar óleos essenciais ou vegetais na mistura, conforme a sua preferência ou objetivo.

Como utilizar a argila verde

A dermatologista Aline orienta que as aplicações de argila podem ser feitas uma vez por semana e a máscara pode ficar em torno de 20 minutos em contato com a pele. Outro ponto importante destacado pela doutora é o cuidado para não exagerar na quantidade e frequência, pois pode acontecer um efeito rebote: a pele resseca demais e produz ainda mais sebo e oleosidade.

Argila verde no corpo

  1. Aplique a mistura preparada no local desejado;
  2. Aguarde até ela ficar seca e firme;
  3. Depois é só lavar com água.

Dicas de uso: tenha cuidado para não exceder o tempo de uso (de 20 a 30 minutos), dependendo da região aplicada. Você pode aplicar uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Argila verde no rosto

  1. Com uma espátula ou pincel, aplique uma camada fina sobre o rosto;
  2. Evite passar na região dos olhos e da boca;
  3. Após secar, lave com água.

Dicas de uso: 20 minutos é o tempo máximo para as máscaras de argila verde no rosto. Uma dica é utilizar cremes hidratantes após a finalização. A noite é o período ideal para usar a argila verde no rosto.

Continua após o anúncio

Argila verde na barriga

  1. Utilize a argila na região abdominal, espalhando bem em toda a área;
  2. Envolva com plástico filme o local aplicado;
  3. Aguarde a argila secar bem, depois é só lavar tudo com água fria.

Dicas de uso: nesse caso, você pode deixar a argila agir por mais tempo, entre 30 a 45 minutos já é o suficiente. Hidratar e massagear o local após a finalização da máscara de argila verde pode potencializar seu efeito.

Argila verde no cabelo

  1. O jeito mais fácil de aplicar a argila nos cabelos é com o pincel;
  2. Com os cabelos secos, espalhe por toda a área do couro cabeludo;
  3. Aguarde a argila secar e depois lave o cabelo com água morna.

Dicas de uso: uma dica é misturar na argila um óleo hidratante ou vinagre de maçã, para potencializar a limpeza e hidratação do couro cabeludo.

As máscaras de argila em pó são supersimples de utilizar, além de serem uma opção de baixo custo para quem quer fazer um tratamento completo da cabeça aos pés. Veja algumas sugestões de onde encontrar argila verde de diversas maneiras:

Onde comprar argila verde

A argila verde pode ser em pó ou em máscaras faciais já prontas. Você pode encontrar a argila em lojas de produtos naturais ou cosméticos. Conheça algumas opções para você comprar:

Dicas de Mulher

  1. Argila Verde Panizza, na Mundo Verde
  2. Argila Verde Força Da Terra, na Natue
  3. Máscara de Argila Verde Cativa Natureza, na Use Orgânico
  4. Máscara Facial Quintal Antiacne, na Época Cosméticos
  5. Máscara Vegana de Argila Verde Arte dos Aromas, na Lohas Store

Escolha a que melhor se adapta aos seus objetivos e seu bolso. Experimente e descubra como a argila verde pode ser útil para os cuidados com a sua pele e cabelos.

Contraindicações

A dermatologista recomenda não retirar a argila diretamente da natureza, pois “há o risco de contaminação com agrotóxicos, esgoto, lixo, resíduos químicos”, diz ela. O uso de argila verde não é indicado para pessoas alérgicas ou com pele ressecada e sensível.

A dra. Aline ainda ressalta a importância de procurar um dermatologista para saber seu tipo de pele e os cuidados mais adequados para o seu caso. “O uso das máscaras é coadjuvante, um complemento e não substitui o tratamento dermatológico no caso da acne, por exemplo”, reforça a dermatologista.

Os tratamentos estéticos com argila são uma ótima opção para você que gosta de ter a sua rotina de beleza em casa, com opções supernaturais. Que tal conhecer um pouco mais sobre a máscara de argila e adotar este autocuidado?

Continua após o anúncio

Assuntos: Pele