5 dúvidas respondidas por uma dermatologista sobre o uso de Maizena no rosto

Escrito por
Em 17.06.21

iStock

Por                                
Em 17.06.21

Produtos caseiros para cuidar da pele podem ser muito interessantes, desde que sejam seguros e tenham eficácia comprovada. Algumas receitas caseiras fazem sucesso na internet, como é o caso do uso da Maizena no rosto, mas será que isso é recomendado por profissionais? Confira abaixo a explicação da dermatologista Dra. Flávia Villela dos Reis (CRM/SP 150.947) sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve a Maizena no rosto

iStock

A Maizena no rosto tem sido recomendada por blogueiras e YouTubers de beleza como uma alternativa para conter a oleosidade da pele. Geralmente, é misturada com outros produtos, como a água ou o mel. No entanto, esse cuidado caseiro não é indicado por profissionais.

Maizena no rosto faz mal?

Usar Maizena no rosto não é um tratamento caseiro aconselhado. De acordo com dermatologista Flávia, “não há estudos ou artigos na literatura médica que orientem o uso do amido de milho (Maizena) para fins estéticos e nem que comprovem seus reais benefícios”. Assim, a profissional não indica esse procedimento.

Dúvidas sobre Maizena no rosto

A seguir, veja outras questões respondidas pela Dra. Flávia sobre o uso da Maizena no rosto:

  • Maizena clareia a pele do rosto e tira manchas? Para Flávia, o uso do amido de milho não é efetivo, porque “o produto não consegue clarear a pele e nem retirar manchas”.
  • Maizena causa irritação na pele? A dermatologista comentou que o uso contínuo e prolongado da Maizena no rosto pode favorecer o desenvolvimento de infecções fúngicas, já que “o pó branco pode servir de alimento para fungos que habitam na pele”.
  • Maizena combate a oleosidade da pele? Segundo Flávia, há crenças que apontam o produto como redutor da oleosidade do couro cabeludo e da face, sobretudo quando misturado com água (máscara) ou hidratantes, mas “isso não é recomendado” por profissionais, pois não é capaz de diminuir a oleosidade
  • Maizena no rosto tira espinhas? A dermatologista explicou que “o amido de milho é o resultado da extração das proteínas e das fibras dos grãos de milho, feito com o centro amiláceo, também chamado de endosperma.” Esses seriam alimentos para os fungos que habitam a pele e poderiam causar inflamações e infecções fúngicas, piorando as espinhas.
  • Maizena pode ser usada para fins estéticos? Flávia não recomenda o uso da Maizena, pois ela pode prejudicar a pele causando irritações e até infecções. Além disso, “não há nenhuma comprovação científica de que essas receitas caseiras entregam o prometido”, ressaltou a dermatologista.

Como você pode ver, mesmo que existam cosméticos com amido de milho em sua composição, esses produtos diferem do ingrediente usado na culinária. Pois, foram desenvolvidos por profissionais capacitados. Assim, o melhor é não se arriscar nas receitas caseiras para evitar infecções e outros problemas de pele mais sérios.

Gostou de saber mais sobre o uso de Maizena no rosto? Agora você sabe que esse tratamento caseiro não é indicado pelos dermatologistas. Aproveite e confira como criar uma rotina de skincare para pele oleosa.

Assuntos: Pele