Zimbro: conheça 5 benefícios e saiba como utilizar essa especiaria

Escrito por
Em 25.03.20

iStock

Muita gente conhece o zimbro por causa do drink gin tônica, em que as bagas são comumente utilizadas para o preparo. Mas você sabia que essa especiaria também é um dos componentes na fabricação do gin? A seguir, explicamos mais sobre essa planta, seus benefícios, contraindicações e variadas receitas com a especiaria para experimentar.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é zimbro

iStock

O zimbro que conhecemos para o consumo é proveniente de um arbusto da espécie Juniperus communis. Dessa planta, a parte mais utilizada e mais conhecida é a baga, que é comercializada como especiaria. O zimbro pode ser utilizado como tempero, em drinks e também para fins medicinais, sempre em pequenas quantidades. Possui sabor picante e levemente adocicado.

Apesar de ser amplamente utilizado e ter diversos benefícios, a nutricionista Raquel Riccomini alerta que a planta é tóxica e, portanto, o consumo deve ser moderado. “A infusão deve ser utilizada com alguns cuidados. Pessoas com nefrite (inflamação dos rins) ou outras condições renais não devem utilizar, gestantes e lactantes também não”, alerta.

5 benefícios do zimbro

Quando utilizado em pequenas quantidades, como tempero ou ainda no preparo de chá, o zimbro pode apresentar diversos benefícios para a saúde. Confira a seguir alguns benefícios listados por Raquel:

  1. É anti-inflamatório: o zimbro pode ser usado no tratamento de inflamações musculares, intestinais e de garganta.
  2. Possui ação digestiva: reduz a acidez estomacal e auxilia no bom funcionamento do estômago.
  3. Atua como calmante: alivia o stress e a ansiedade, podendo auxiliar com problemas de insônia, nervosismo, depressão e hiperatividade.
  4. Alivia câimbras: por sua ação antiespasmódica, o zimbro ajuda a tratar câimbras de origens diversas.
  5. Funciona como diurético: o zimbro estimula a eliminação de líquidos, evitando também o acúmulo de toxinas no organismo.

Apesar dos benefícios, é válido ressaltar que o zimbro pode ser tóxico se consumido em grande quantidade. Raquel alerta que, para tratamentos de saúde, a melhor forma de consumir é com a indicação de um profissional da nutrição especializado em fitoterapia. “Essa recomendação vale para o zimbro ou qualquer outra planta medicinal”, salienta a nutricionista.

Receitas com zimbro

O zimbro possui um sabor picante que pode ser utilizado para incrementar drinks e pratos. A seguir, confira algumas receitas para experimentar o sabor aromático dessa especiaria.

Gin tônica de limão com zimbro

Essa é uma receita simples de gin tônica que leva gin, água tônica, limão, gelo e um toque de zimbro para aromatizar. O preparo envolve manter a taça bem gelada e misturar levemente todos os ingredientes no final, para um sabor marcante.

Continua após o anúncio

Gin tônica com laranja e zimbro

Apesar da gin tônica tradicional ser preparada com limão, nada impede que outras frutas cítricas sejam utilizadas para um sabor diferenciado. É o caso dessa receita, que traz a laranja para um toque mais doce e suave, juntamente com o zimbro. O preparo envolve colocar gelo, gin, água tônica e suco de laranja, juntamente com uma fatia de zimbro.

Gin tônica de maçã verde e zimbro

O sabor azedo da maçã verde combina perfeitamente com o picante e levemente adocicado do zimbro nessa receita. Para o preparo, basta adicionar gelo, maçã fatiada bem fina, zimbro, gin e água tônica. Depois, é só aproveitar.

Gin tônica com pepino, hortelã e zimbro

Para essa receita, o recomendado é macerar levemente o zimbro, para o drink ficar bem aromático. Depois, é necessário cortar o pepino em tiras bem finas, acrescentar um ramo de hortelã, um de manjericão e, finalmente, adicionar o gin e a tônica.

Picles com zimbro

Para essa receita, são utilizados pepino, rabanete, aspargo, abobrinha e cebola, mas a dica é também utilizar vegetais diversos que você considerar interessantes para o preparo. O especial da receita está no zimbro e outras especiarias, que trazem muito sabor e aroma para esse picles.

Molho barbecue com zimbro

Molho barbecue industrializado nunca mais! Essa receita leva como base ketchup, mostarda, molho inglês e cachaça. O sabor diferenciado fica por conta das especiarias: zimbro, pimenta da Jamaica, pimenta-do-reino, coentro em grãos e kummel.

Continua após o anúncio

Joelho de porco com zimbro

O joelho de porco é um prato típico alemão. Para esse preparo, a carne é marinada em cerveja escura, cravos, zimbro, folhas de louro e pimenta-do-reino. Depois, é preciso cobrir com papel alumínio e assar no forno. São adicionadas batatas e o joelho de porco volta ao forno para pururucar.

Mignon suíno com zimbro

O mignon suíno é preparado com uma crosta de especiarias e café. Para o preparo são utilizados zimbro, ervas frescas e café moído grosso. A carne é temperada com sal e passada na mistura, para depois ser grelhada na manteiga.

Shakshuka com zimbro

Shakshuka é um prato típico de Israel, que nada mais é do que ovo com molho de tomate. Nessa receita, é preparado um molho de tomate aromático com cenoura, pimentão, zimbro e outras especiarias. Depois, basta quebrar os ovos no molho e deixar cozinhar até obter o ponto desejado.

Vaca atolada com zimbro

Essa vaca atolada é feita com rabo bovino, mandioca, tomate, temperos e o toque aromático do zimbro. Para o preparo, a carne e a mandioca são pré-cozidas separadamente. Depois, os temperos são adicionados à carne, cozinhando até ficar bem macia e finalizando com a mandioca.

O zimbro é muito versátil e compensa tê-lo em sua casa para o preparo de receitas diversas. No entanto, lembre-se de consumir com moderação. Conheça também os benefícios do urucum e continue prezando pelo seu bem-estar!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.