Melado de cana: benefícios que vão te convencer a inclui-lo na sua rotina

Escrito por
Em 11.03.20

iStock

O melado é resultado da fervura do caldo de cana e não perde seus nutrientes quando produzido. Melado não é o mesmo que melaço, sendo este composto por resíduos da produção de açúcares e difere do mel por sua origem, já que o mel é produzido pelas abelhas. Melado de cana é uma opção gostosa e saudável de açúcar! Quer saber mais sobre ele? Confira:

Continua após o anúncio

Para que serve o melado de cana?

iStock

Ok, mas por que consumir o melado de cana? A gente te mostra! Dá uma olhadinha nos benefícios desse açúcar.

  • Una sabor e saúde: o melado tem um gosto bem docinho e funciona muito bem como adoçante de bebidas ou até para substituir o açúcar branco em receitas. Por ser natural, vale a pena experimentar!
  • O melado é rico em ferro: gestantes, anêmicas e mulheres que têm um fluxo menstrual muito intenso podem sofrer com a falta de ferritina, que o melado ajuda a suprir.
  • Tenha cabelo e pele incríveis: por ser uma fonte de cobre, o melado promove a saúde dos fios e da pele. Ele pode ser consumido nos alimentos ou até aplicado, fortalecendo e hidratando o cabelo e escurecendo fios brancos. Limpe a pele com o melado para amenizar problemas com acne e rosácea.
  • Fortaleça os ossos: o melado é muito indicado para a prevenção de doenças ósseas, além de auxiliar os portadores delas, já que é rico em cálcio e magnésio.
  • Preze pelo bom funcionamento do corpo: os sistemas digestivo, imunológico, nervoso e cardiovascular podem se beneficiar do melado devido à vários de seus nutrientes e minerais.
  • Tenha energia: por ser um açúcar, o melado é fonte de energia, podendo ser um aliado dos praticantes de atividade física!
  • Dê adeus às cãibras: o potássio presente no melado pode te ajudar no combate às terríveis cãibras.

Esses são alguns dos benefícios do melado de cana. Deu para ver que ele é um ótimo substituto dos açúcares industrializados, não é? Mas calma! Por mais que seja um alimento saudável, não deve ser consumido exageradamente e sem restrições, então se liga na melhor forma de consumir o melado de cana.

Malefícios e alertas sobre o consumo

O melado de cana não é um alimento de baixa caloria, por isso se atente às quantidades! Para indivíduos diabéticos, o melado de cana não é indicado. Por mais que seja natural, ainda é um açúcar e deve ser evitado ou consumido em pouquíssima quantidade para não agravar a doença.

Como fazer melado de cana

  1. Coloque 1 litro de caldo de cana em uma panela e leve ao fogo, aguardando ferver;
  2. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e mexa por um tempo. Em seguida, aguarde em média 20 minutos, mexendo às vezes;
  3. Aumente o fogo e mexa bastante a fim de não grudar açúcar na panela. Deixe por média de 10 minutos;
  4. Você deve encontrar uma calda mais grossa do que o caldo de cana, mas ainda não muito espessa. Mexa um pouco e desligue o fogo nesse momento, aguardando esfriar por 10 minutos;
  5. Quando estiver frio, você vai encontrar o ponto e uma cor mais escura. Nesse momento, está pronto o seu melado de cana!

Viu só como é fácil fazer seu próprio melado de cana? Caso não tenha o caldo de cana, uma alternativa é derreter a rapadura com água, ou ainda comprar o melado pronto. Você pode encontrar melado de cana sendo chamado de melaço também. Lembre-se que os mais escuros geralmente são os melhores!

Receitas com melado de cana

Agora que você conhece os benefícios e o modo de preparo do melado de cana, dê uma olhadinha nessas 6 receitas para incluir o melado na sua alimentação!

1. Pipoca com melado de cana

Hora do filme? Prepare a pipoca! O melado de cana é perfeito para quem ama pipoca doce. Aproveite!

Continua após o anúncio

2. Queijo coalho com melado de cana

Você só vai precisar do queijo coalho e do melaço de cana! Renda-se ao agridoce e não fique de fora dessa delícia.

3. Mandioquinha assada com melado de cana

Saiba como preparar essa deliciosa receita de mandioquinha com melado. Não tem como não se apaixonar!

4. Pão de melado

Você ama pão de mel? Que tal essa receita vegana de pão de melado? Aprenda a fazer e se delicie com essa maravilha!

5. Bolo de melado

Aprenda a fazer um bolo delicioso e vegano adoçado com o melado de cana. Por que não investir na saúde sem abrir mão do sabor?

6. Bolo de melado de cana com castanhas

Esse bolo de melado de cana com castanhas vai ganhar seu coração! Não dá para resistir.

Continua após o anúncio

Viu só quantas opções de receita para incluir o melado? Doce ou salgado, não importa! Vale a pena investir no melado, é mais saúde e sabor!

Tratamentos de beleza com melado de cana

Você achou que o melado de cana se limitava à cozinha? Na verdade ele é muito bem-vindo nos tratamentos de beleza e pode ser seu aliado de várias formas. Fique ligada!

Hidratando os fios em casa com melado de cana

Nesse vídeo você encontra como fazer uma hidratação caseira e poderosa no cabelo. É simples e eficiente!

Melado de cana na pele

O melado de cana promove maciez e limpeza da pele. Saiba como usá-lo para fazer muito sucesso!

Máscara de melado de cana para muito brilho e maciez

Algumas marcas têm feito máscaras hidratantes prontas para o cabelo. Dá uma olhadinha e veja o que acha!

Viu só como o melado pode ser um aliado para sua saúde e bem-estar? É uma delícia e você vai se apaixonar! Quer saber mais sobre açúcares naturais? Dê uma olhada nos benefícios do mel!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.