Tatuagens delicadas combinam feminilidade e sutileza

Confira dicas e ideias para escolher o que e onde tatuar algo delicado e mais de 80 imagens para inspirar a sua tattoo

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Miso

Foto: Reprodução / Miso

A arte da tatuagem esteve durante muito tempo ligada à rebeldia, no entanto essa prática têm ganho o status de expressão individual e servido para eternizar significados. Há uma grande variedade de estilos de traçado e preenchimento, portanto a tatuagem pode transmitir diversas sensações, dentre elas: delicadeza.

A ideia é que a tatuagem deve traduzir visualmente a sua personalidade e o sentimento que motivou a tattoo. As tatuagens delicadas são ótimas opções para quem ainda está com medo de investir em desenho muito marcante e para as pessoas que preferem algo mais discreto e gracioso.

Especialista e apaixonada por tatuagens cheias de detalhes pequenos, com traços finos e muito delicados, a tatuadora Ana Abrahão explica que uma tatuagem delicada, além do visual agradável, traz vantagens como a facilidade e cicatrização mais rápida.

“A maior vantagem de uma tatuagem delicada é estética, possui menor risco de formação das famosas queloides, por agredirem bem menos a pele, cicatrização mais rápida e também garante uma maior facilidade de manutenção, uma vez que possui menor quantidade de pigmento armazenado na mesma cavidade.”, diz.

Confira as dicas da tatuadora Ana para escolher o desenho e o local ideal para a sua tattoo e imagens de tatuagens delicadas de encher os olhos para servir como inspiração.

Leia também: Frases para tatuagem: um catálogo completo para você escolher a sua

Os melhores lugares para fazer uma tattoo delicada

Foto: Reprodução / Miso

Foto: Reprodução / Miso

Não há uma restrição quanto ao lugar da tatuagem, afinal, assim como o desenho, a escolha do local é algo pessoal, porém ao falar de tatuagens delicadas é possível listar lugares em que esse tipo de tattoo fica linda. A tatuadora Ana Abrahão listou os lugares frequentemente escolhidos para abrigar uma tattoo delicada, confira:

  • Nuca
  • Pulso
  • Antebraço
  • Dedos
  • Tornozelo
  • Ombro
  • Costela
  • Costas
  • Panturrilha
  • Coxa

Ana também dá dicas sobre a relação do tipo de traço e a escolha do local: “Para o traço fino os locais mais indicados são os que possuem a pele mais lisa e esticadinha e que renovam menos, como a coxa, panturrilha, os braços e as costas.”, conta.

Além disso, um outro fator que é preciso levar em conta é a necessidade de retoque, pois alguns lugares são mais propícios ao “desbotamento”.

“A escolha do desenho e local é mais pessoal do que técnica, mas existem determinados locais do corpo que não são indicados para tatuagem pela própria característica da pele, locais como pés e mãos, axilas, rosto e orelhas não são locais que garantem durabilidade para a tatuagem.”, explica Ana.

16 ideias de tatuagens pequenas que você pode fazer

A delicadeza de um desenho não depende apenas daquilo que é desenhado, porém ele é o que será percebido primeiro no olhar das pessoas. Pensando nisso, a especialista em tattoos delicadas dá a dica:

Leia também: Dermatologista tira dúvidas sobre tatuagem

“A ideia do desenho deve ser sempre bem pensada e amadurecida antes mesmo de procurar por um tatuador, e a escolha do tatuador é, as vezes, mais importante do que o próprio desenho, pois normalmente é ele quem vai colocar no papel a ideia da tatuagem e é isso que vai tornar tudo possível. Então procure por um profissional que apresente no portfólio um trabalho definido, concreto e especializado no tipo de desenho e traço que esteticamente mais te agrada e que funcione com a ideia que você pretende tatuar.”, aconselha Ana.

Com relação ao tamanho, ele também pode influenciar na delicadeza da tatuagem, ainda que ele não seja determinante. Confira 16 ideias de desenhos que podem ser tatuados em versão micro e formar tattoos delicadas e inspiradoras:

1. Uma palavra

Foto: Reprodução / Tattoo2me

Foto: Reprodução / Tattoo2me

Essa é uma ótima opção para quem tem um momento ou sentimento marcante que pode ser sintetizado e traduzido em um palavra.

A delicadeza fica por conta do tamanho, mas a fonte escolhida também contribui para este fator. Letras manuscritas são uma boa pedida para conseguir um resultado delicado

2. Coração

Foto: Reprodução / Daniel Galdino

Foto: Reprodução / Daniel Galdino

De traços simples, o coração está ligado à delicadeza devido ao seu romancismo. Quando representado em tamanho menor ele fica ainda mais amável. Fica bem tatuado na região das mãos.

3. Flor de lótus

 Foto: Reprodução / Ana Abrahão

Foto: Reprodução / Ana Abrahão

Diferente do coração, o desenho da flor de lótus já é mais trabalhado e apresenta mais traços, no entanto, isso não tira a delicadeza dessa opção.

Pode ser representada em versões minimalistas (apenas os traços essenciais) ou em tamanho reduzido, mas de todo modo trata-se de uma tattoo delicada e estilosa.

4. Seta ou flecha

Foto: Reprodução / Frida Vega

Foto: Reprodução / Frida Vega

A tatuagem de seta ou flecha é bastante versátil, porém sempre vem acompanhada de delicadeza devido às características simplistas do próprio desenho.

É uma ótima opção para quem busca discrição e sutileza e normalmente é tatuada na região dos braços.

5. Borboleta

Foto: Reprodução / Bruna Andrade

Foto: Reprodução / Bruna Andrade

Apesar de ser um desenho um tanto batido no mundo da tatuagem, a borboleta não poderia ficar de fora da lista, afinal traz consigo delicadeza, feminilidade e a ideia de liberdade.

Uma dica para deixar o desenho mais moderno é optar por traços e preenchimentos mais lúdicos e menos realistas.

6. Gatinho

Foto: Reprodução / Tattoo2me

Foto: Reprodução / Tattoo2me

Quando se pensa em um gatinho, logo vem à mente a palavra fofura, afinal eles são animais fofos, requintados e de movimentos sutis. O desenho fica uma graça tanto em versões preenchidas quando em versões minimalistas, basta escolher a que mais combina com você.

7. Passarinho

Foto: Reprodução / Lays Alencar

Foto: Reprodução / Lays Alencar

A tatuagem de passarinho também é uma opção bastante versátil e delicada. Remete à fragilidade e ao mesmo tempo à liberdade. Pode ser representada em versões mais desenhadas ou simples, com apenas um passarinho ou com uma revoada.

8. Notas musicais

Foto: Reprodução / Samuel Correia Inktrace

Foto: Reprodução / Samuel Correia Inktrace

Para quem ama música as tatuagens de notas musicais são uma ótima pedida, pois além de representar o sentimento e a ligação com essa arte, as formas são fluidas e delicadas, garantindo uma tattoo charmosa e significativa.

9. Âncora

Foto: Reprodução / Samuel Correia Inktrace

Foto: Reprodução / Samuel Correia Inktrace

Apesar da forma não ser originalmente delicada, a âncora têm sido tatuada em versões pequenas e com traços finos, ganhando assim delicadeza. O resultado final é bem bonito, basta ver se o desenho representa algo para você.

10. Flores delicadas

Foto: Reprodução / Miso

Foto: Reprodução / Miso

Assim como o coração, as flores estão intimamente ligadas a delicadeza. As opções de estilo são diversas, afinal existem flores de variadas espécies e cores, mas uma dica para deixar sua tattoo leve é investir em desenhos com traços finos e fluidos e não pesar na hora do preenchimento.

11. Trevo

Foto: Reprodução / Marlon Lemos

Foto: Reprodução / Marlon Lemos

Ligado à sorte, o trevo (de três ou quatro folhas) é naturalmente pequeno, portanto costuma ser tatuado também em versão mini, o que garante a delicadeza do desenho. Sem contar o seu significado leve e positivo.

12. Lua

Foto: Reprodução / Jéssica Paixão

Foto: Reprodução / Jéssica Paixão

A forma da lua também é bastante recorrente em tatuagens. Quando tatuada em tamanho reduzido o desenho ganha uma delicadeza extra e um charme incrível. As luas ficam bem tatuadas na nuca, atrás da orelha e no pulso.

14. Floco de neve

Foto: Reprodução / Melina Souza

Foto: Reprodução / Melina Souza

O floco de neve é algo naturalmente delicado e suas formas e detalhes o fazem uma ótima opção de tatuagem para quem busca algo sutil.

Em sua forma natural, cada floco de neve é diferente do outro. Portanto, além de delicadeza, essa tattoo representa singularidade.

15. Chave

Foto: Reprodução / Bru Simões

Foto: Reprodução / Bru Simões

A tatuagem de chave tem como significado principal a segurança e geralmente é feita na região dos braços. A delicadeza fica por conta dos traços e dos detalhes da tatuagem, portanto vale investir em traços mais finos e complementos suaves para o desenho.

16. Fechadura

Foto: Reprodução / Tott photo

Foto: Reprodução / Tott photo

Bastante relacionada com a tatuagem de chave, a tattoo de fechadura é simples e quando representada em tamanho pequeno é sinônimo de delicadeza na certa.

Tatuagens grandes e delicadas

Depois de algumas ideias de tattoos micro, vale destacar que tatuagens grandes também podem ser delicadas. Segundo a tatuadora Ana o tipo de traço faz toda a diferença:

“A maioria das tatuagens que realizo são bem grandes, a delicadeza não está no tamanho da tatuagem e sim no traço, na preocupação do tatuador com cada desenho, na riqueza de detalhes e na minúcia de cada um deles, aquele pensamento de que um pontinho pode fazer a diferença, e na maioria das vezes realmente faz!”, conta Ana.

Confira uma seleção de tatuagens que transmitem delicadeza em tamanho grande e provam que tattoos delicadas nem sempre precisam ser pequenas:

Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4sQbQTAsTC/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4w4dHrAsdK/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4PDL0KAsQC/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/100vOvAsUp/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4KOD9lgsWH/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/tBoCihJbDw/ " target="_blank">Xarope Tatau</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4scmowv5F4/" target="_blank">Dani Bianco</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4u2tjJL21A/ " target="_blank">Bru Simões</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/3SMCT5v64y/" target="_blank">Kadu tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4uSXIDv68z/" target="_blank">Kadu tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/yRZOH9B0kM/" target="_blank">Misia Rutkowska</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/sXDjjoB0tx/ " target="_blank">Misia Rutkowska</a>

Tatuagens pequenas e delicadas para você se inspirar

Veja a seguir uma série de tatuagens femininas e delicadas e inspire-se para escolher e fazer a sua. As fotos foram selecionadas com a ajuda da equipe do Tattoo2me, que tem como objetivo divulgar o trabalho dos tatuadores e a arte de tatuar.

Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/cLpgc-l2HB/" target="_blank">Frida Vega</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/36RrRysOrL/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/33Q-BtMOp7/" target="_blank">Stephanie Scaranto</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2SGA3nsOr3/ " target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/3pbR2asOgl/" target="_blank">Diego Monteiro</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/18cH8hLuKi/" target="_blank">Samuel Correia Inktrace</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4Pe_W2EdOj/" target="_blank">Ticiana Soares</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4OHhfisOh5/" target="_blank"> Jonatas Araujo </a>
Foto: Reprodução / <a href=" https://instagram.com/p/4NNkh8MOta/" target="_blank"> Tathi Campos</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1yb0IeEW_9/" target="_blank">Thiago Marcilio Tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2GBqHUMOoU/ " target="_blank"> Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1_v2arsOu7/ " target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/15IhyUsOj9/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1Wlrc4sOop/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1RsRLbsOpb/" target="_blank">Bru Simões</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/zX13hLLtGI/" target="_blank">Michaella Schorr</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1Ax0NCMOoh/" target="_blank"> Rêka Bittencourt </a>
Foto: Reprodução / <a href=" https://instagram.com/p/0_vkFRMOmq/" target="_blank"> Rêka Bittencourt</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/078aWcsOtr/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/0QKvw0MOq7/" target="_blank">Bob Queiroz</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/ydKn2NOUg_/ " target="_blank">Jéssica Paixão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/zv0TbpsOvm/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/zTVe0BMOu2/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/xXoAiwMOud/ " target="_blank">Criz Suconic</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/v87RE1MOok/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/ulgxn3MOiG/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2djjT9qAnD/" target="_blank">Marla Moon</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/16A2acKAoe/" target="_blank">Marla Moon</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2QmetvMKAF/" target="_blank">Sol Tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/17FQzzsKOD/ " target="_blank">Sol Tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/zJPhj0sKNC/ " target="_blank">Sol Tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/zKwrQRgWUU/" target="_blank">Criz Suconic </a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/vvrur3G4f7/" target="_blank">Diego Souza</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/xCmxD0gsWl/ " target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/3kC3PKgsb9/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/0foYlDAsc8/" target="_blank">Ana Abrahão</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/xZ60LUgWSk/" target="_blank">Criz Suconic</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/3bDF3qsOn5/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://melinasouza.com/2015/02/25/plum-lovely-lady-violet-snowy-head/" target="_blank">Melina Souza</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/1CC7u6MOlC/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://melinasouza.com/2015/02/25/plum-lovely-lady-violet-snowy-head/" target="_blank">Melina Souza</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/wwxyDdsOsh/" target="_blank">Tattoo2me</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4qOjAtsOgt/" target="_blank">Marcel Fanini </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.fridasalomonsson.com/blog/2014/04/29/tattoo/" target="_blank">Frida Vega</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://bumpkintattoo.tumblr.com/post/98576099099" target="_blank">Bumpkin tattoo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tottphoto.com/tiny-tattoos/" target="_blank">Tott photo</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/4M8Ohgr26K/" target="_blank">Bru Simões</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2jfx47L27d/" target="_blank">Bru Simões</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/2UiOAOr2zR/" target="_blank">Bru Simões</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://instagram.com/p/wkA890AWXE/" target="_blank">Criz Suconic </a>

Depois de conferir essas dicas e inspirações, cabe a você escolher o estilo e o desenho que mais combina com a sua personalidade e sua motivação para fazer uma tatuagem. Delicada ou não, o importante é que a sua tattoo seja a sua cara!

Assuntos: Corpo, Tatuagens

Dicas pela Web
Comentários