5 benefícios e receitas para se deliciar com o suco de melão

Escrito por
Em 07.01.21

iStock

Por                                
Em 07.01.21

Nutritivo e delicioso, o suco de melão é uma ótima pedida para se refrescar de forma saudável nos meses quentes de verão. Pensando nisso, separamos, a seguir, tudo que você precisa saber sobre a fruta e a bebida. Confira seus principais benefícios, cuidados com o consumo e receitas diversas para variar o preparo no dia a dia!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios

O suco de melão é saboroso, nutritivo e pode ser muito bom para a saúde. A seguir, confira seus principais benefícios, conforme um estudo (1) sobre a qualidade nutricional da fruta:

Ajuda no emagrecimento

Por ser pouco calórico e conter baixa quantidade de gordura e de sódio, o melão pode ser um aliado na perda de peso. Para isso, é importante lembrar que o consumo da fruta deve ser combinado com uma alimentação saudável e com a prática de exercícios físicos.

É rico em potássio

O potássio é um ótimo aliado contra a arritmia, a depressão, a fadiga e a hipertensão. Além disso, é benéfico para a saúde do coração e tem ação antiespasmódica.

É fonte de betacaroteno e vitamina C

O betacaroteno é um pigmento precursor da vitamina A – que, assim como a vitamina C, é um importante antioxidante e estimulante do sistema imunológico. Esses são nutrientes essenciais para a saúde da pele e dos olhos.

Auxilia na prevenção de câncer e no combate à depressão

Essa propriedade se deve à presença de cucurbitacina B, lítio e zinco. Além disso, esses nutrientes ajudam a combater caspas, tratar úlceras e estimular o sistema imunológico.

Tem ação anti-inflamatória

Outro estudo (2) apontou a presença de flavonoides em todas as variedades analisadas de melão. Além de serem anti-inflamatórios, esses compostos têm atividade antimicrobiana, antifúngica e antioxidante, possuem ação anticancerígena e atuam em processos reguladores do metabolismo.

São ótimos motivos para preparar um suco bem refrescante e saboroso com a fruta, não é mesmo? No próximo tópico, acompanhe receitas diversas para aproveitar todos os benefícios do melão!

Receitas

Se você quer deixar sua bebida ainda mais deliciosa e nutritiva, a dica é combinar o melão com outras frutas e ingredientes cheios de sabor. Para isso, confira a seleção de receitas que separamos a seguir e escolha a sua preferida para testar hoje mesmo!

Publicidade

1. Suco de melão com água de coco

Nessa receita, a fruta é combinada com água de coco para preparar uma bebida supersaudável e que é a cara do verão. Basta bater tudo no liquidificador e, depois, é só aproveitar!

2. Suco de melão com maçã-verde

Que tal fazer um suco cremoso usando melão e maçã-verde como base? Além das frutas, você também vai precisar de creme de leite, suco de limão, gelo, água e açúcar. Confira as quantidades e o preparo completo no vídeo!

3. Suco de melão com hortelã

Para deixar a bebida ainda mais refrescante, a dica dessa receita é combinar a fruta com gengibre e folhas de hortelã. O preparo consiste em bater esses ingredientes no liquidificador com açúcar e água de coco. Perfeito para os dias quentes!

4. Suco de melão com limão

Se você é daquelas que não curtem desperdícios, vai gostar desse suco feito com a casca do melão. Para preparar, será preciso fervê-la com água e folhas de hortelã. Depois de fria, a mistura será batida com mais água, incrementada com suco e raspas de limão e adoçada a gosto.

5. Suco de melão com maçã-verde e kiwi

Aqui, a dica é combinar três frutas para preparar um suco saboroso e supernutritivo. Além de melão, maçã-verde e kiwi, você também vai precisar de água e de mel. Com esses ingredientes em mãos, é só bater tudo no liquidificador e se deliciar.

Publicidade

6. Suco de melão com amora

Essa receita aposta em uma combinação diferente para preparar um suco bem refrescante, saudável e simples de fazer. Você só vai precisar de três ingredientes: melão, amora e água. Além de deliciosa, a bebida fica linda!

7. Suco de melão com gengibre

Esse é outro preparo incrementado com gengibre que resulta em uma bebida termogênica e supersaborosa. Além desse ingrediente e do melão, o suco também leva limão-siciliano, gelo de água de coco e hortelã. Confira o passo a passo e ótimas dicas no vídeo!

8. Suco de melão com maracujá

Nesse vídeo, você acompanha o preparo de um suco que, além de melão, leva também outra fruta deliciosa: o maracujá. Basta bater no liquidificador com chá de capim-cidreira e está pronto!

9. Suco de melão com mirtilo

Quer preparar uma bebida que, além de refrescante, é uma explosão de sabores? Para isso, a dica é apostar nesse suco que combina melão, mirtilos, folhas de hortelã e gengibre. É só bater tudo com um pouco de água e gelo e aproveitar!

Nada como um suco natural para mandar o calor embora sem abrir mão da saúde, concorda? Então não deixe de experimentar cada um desses preparos deliciosos e refrescantes!

Cuidados e contraindicações

De acordo com o primeiro estudo (1), o consumo do melão deve ser combinado com o de outras frutas e vegetais para garantir uma alimentação adequada e saudável, reduzindo o risco de câncer e de outras doenças crônicas.

Publicidade

Apesar de ser naturalmente pobre em gorduras e sódio, não conter colesterol e ser rica em nutrientes como betacaroteno e vitamina C, a fruta possui pouca vitamina E, ácido fólico, ferro e cálcio, por exemplo. Sendo assim, o ideal é manter uma dieta variada, equilibrada e que assegure todos os elementos necessários para a saúde.

Agora, é só escolher qual preparo testar primeiro e aproveitar tudo de bom que essa fruta tem a oferecer. Para variar o sabor e continuar se refrescando com uma bebida saudável, confira também os benefícios e como fazer um delicioso suco de kiwi!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.