5 benefícios do suco de kiwi e receitas cheias de sabor para testar

Escrito por
Em 26.10.20

iStock

Além de ser uma bebida refrescante e saborosíssima, o suco de kiwi traz muitas vantagens para a saúde e o bem-estar. A fruta fortalece o sistema imunológico e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Descubra mais sobre seus benefícios na matéria e, de quebra, aprenda receitas de suco para aproveitar tudo de bom que o kiwi tem a oferecer!

Continua após o anúncio

Benefícios

Consultamos Hugo Barucci (CRM-SP 192.662), médico com pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), para saber mais sobre os benefícios do consumo do suco de kiwi. Acompanhe os detalhes a seguir:

É muito rico em nutrientes

Segundo Hugo, o kiwi possui três vezes a quantidade de vitaminas presente em morangos e laranjas, por exemplo. A fruta é muito rica em vitaminas E e K, folato, carotenoides e potássio. Além disso, contém vitamina B6, cálcio, manganês, magnésio, ferro, cobre e zinco – em menor quantidade, mas ainda em proporção relevante para a dieta.

É uma ótima fonte de vitamina C

Além de ser pouco calórico (100 gramas têm em torno de 63 kcal), a fruta é uma excelente fonte de vitamina C. O médico aponta que, em 100 gramas de kiwi, há 71 mg dessa vitamina – o que representa 157% da ingestão diária necessária. Ótimo ingrediente para colocar no seu suco, não é mesmo?

Melhora a imunidade

A fruta é uma ótima aliada para manter a saúde em dia. Hugo afirma que o consumo regular de kiwi, no contexto de uma dieta balanceada, tem se provado benéfico para a função imune e defesa antioxidante do corpo.

É benéfico para os tratos gastrointestinal e respiratório

Conforme Hugo, com relação ao trato gastrointestinal, a fruta melhora a digestão e alivia a constipação. No trato respiratório superior, o kiwi ajuda a prevenir infecções e a melhorar os sintomas causados por elas.

Melhora o humor

O médico aponta que o consumo regular de kiwi está associado à melhora do humor. É uma ótima razão para acrescentá-lo às suas receitas, certo? Isso se deve à grande quantidade de vitamina C presente na fruta, que nos dá mais energia e auxilia no bem-estar.

São bons motivos para consumir o suco de kiwi no seu dia a dia, não é mesmo? Hugo acrescenta que a maior parte desses benefícios se dá não só pela alta quantidade de vitamina C, mas também pela presença de outros nutrientes e fitoquímicos no kiwi.

Receitas

Agora que você já conferiu bons motivos para incluir o suco de kiwi no seu cardápio, que tal aprender receitas para variar o preparo combinando-o com outras frutas? Assim, você torna a sua bebida ainda mais saborosa e nutritiva! Confira:

Continua após o anúncio

1. Suco de kiwi com limão

Para essa receita, você vai precisar de kiwi picado, água, suco de limão e cubos de gelo. Os ingredientes são batidos do liquidificador e, para finalizar, você pode adoçar conforme sua preferência e servir com bastante gelo!

2. Suco de kiwi com laranja

Aqui, o preparo resulta em um suco super-rico em vitamina C que é ótimo para combater gripes e resfriados. A receita leva kiwi, laranja, gengibre e mel. Basta espremer as laranjas e bater seu suco com os demais ingredientes no liquidificador. Depois, é só aproveitar!

3. Suco de kiwi com abacaxi

Nesse vídeo, você aprende a preparar uma bebida deliciosa, bem tropical e que ainda pode ser uma aliada no emagrecimento. O suco leva kiwi, abacaxi em rodelas, chia e água gelada. Para deixá-lo mais refrescante, a dica é acrescentar hortelã ao preparo.

4. Suco de kiwi com maçã

Essa receita combina três frutas para fazer um suco supernutritivo. Além do kiwi e da maçã, você também vai precisar de melão. É só bater tudo no liquidificador com água e gelo e, depois, se deliciar com o resultado!

5. Suco de kiwi com pera

iStock

Com um preparo supersimples, esse suco combina o kiwi com a pera, outra fruta muito rica em vitaminas e minerais. Os ingredientes são batidos apenas com água e açúcar (se preferir, você também pode usar adoçante). Veja a receita completa para conferir as proporções!

Continua após o anúncio

6. Suco de kiwi com maçã verde e melão

Esse suco leva kiwi, maçã verde, melão, água e mel. Não é necessário descascar a maçã e a dica é usar o kiwi do tipo golden, que é mais doce do que o comum. Depois, é só bater tudo no liquidificador por cerca de um minuto e, caso queira, você pode coar a bebida antes de servir com gelo.

7. Suco de kiwi com morango

Kiwi e morango formam uma combinação e tanto, não é mesmo? Nessa receita, a dica é usá-los no preparo de um suco rápido, nutritivo e cheio de sabor: basta bater as frutas com água e açúcar no liquidificador. Se os morangos estiverem congelados, você nem vai precisar de gelo!

8. Suco de kiwi com laranja e uva

iStock

Essa receita ensina a preparar um suco que é ótimo para a alimentação infantil, por fornecer energia para os bebês. Além das três frutas, você só vai precisar de água, pois o ideal é que a bebida seja servida sem adoçar. Confira as quantidades e o modo de preparo para experimentar!

9. Suco verde de kiwi

Aqui, você aprende a preparar um suco verde que leva kiwi, couve, pepino, maçã, gengibre e água de coco. Com essa combinação, você garante uma bebida muito saudável que, além de tudo, é deliciosa e refrescante. Acompanhe as dicas e o modo de preparo no vídeo!

10. Suco detox de kiwi

Para fechar a lista com chave de ouro, esse vídeo traz um suco desintoxicante que leva kiwi, maçã, limão, mel e água. Os ingredientes são todos batidos no liquidificador, e o resultado é uma bebida que combina perfeitamente a acidez do limão com o toque adocidado do mel!

Continua após o anúncio

Com tantas receitas incríveis, ficou mais fácil unir o útil ao agradável e se deliciar com um suco supernutritivo, não é? No próximo tópico, confira informações sobre cuidados e possíveis contraindicações do consumo de suco de kiwi.

Cuidados e contraindicações

De acordo com Hugo, o principal cuidado necessário com o consumo do suco de kiwi é a possibilidade de reatividade à fruta. “A reação mais frequente são sintomas na mucosa oral, mas também podem ocorrer sintomas graves”, comenta o médico. É comum que esses sintomas se manifestem em pessoas que já tenham histórico prévio de alergia ao kiwi.

Depois de todas essas dicas, é hora de escolher sua receita favorita para preparar um delicioso suco de kiwi agora mesmo. Para continuar aproveitando os benefícios de uma alimentação saudável, conheça também outras frutas verdes que são ótimas aliadas para melhorar a imunidade!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.