5 benefícios do shot matinal e como adiciona-lo à sua rotina

Escrito por
Em 09.10.20

iStock

Será que o shot matinal contribui para uma rotina mais equilibrada? Para tirar todas as dúvidas e conhecer mais sobre a bebida, além de conferir receitinhas energizantes, acompanhe a matéria que preparamos para você!

Continua após o anúncio

O que é shot matinal?

iStock

Para falar sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Juliana Zanetti (CRN: 19512), da BP – A Beneficiência Portuguesa de São Paulo. De acordo com ela, o shot matinal é um concentrado de vitaminas, fitoquímicos e compostos digestivos. Ele é feito com a mistura de alguns ingredientes como limão, vinagre, gengibre, cúrcuma, pimenta, glutamina, canela, própolis, matchá, entre outros. Confira abaixo os seus principais benefícios!

5 benefícios do shot matinal

  1. Combate os radicais livres;
  2. Acelera o metabolismo;
  3. Tem efeito anti-inflamatório;
  4. Melhora a imunidade;
  5. Auxilia no emagrecimento.

Segundo Juliana, os shots concentram muitos nutrientes e podem ter propriedades antioxidantes, combatendo, assim, os radicais livres. Eles podem ser termogênicos, responsáveis por acelerarem o metabolismo, além dos que possuem efeito anti-inflamatório e de fortalecimento do organismo.

Dúvidas sobre shot matinal

Reunimos as principais dúvidas sobre os shots matinais, e a nutricionista nos explicou sobre cada uma delas detalhadamente. Acompanhe a seguir:

  • Precisa tomar todos os dias? Para Juliana, isso depende dos seus objetivos, mas ela esclarece que a constância é muito importante para incorporar novos hábitos.
  • Como fazer um shot matinal termogênico para antes do treino? Segundo a nutricionista, se a sua intenção é ter o efeito termogênico, misture 30 ml de água com uma colher (sopa) de vinagre de maçã, uma colher (café) de canela em pó e uma de gengibre ralado.
  • Shot matinal emagrece? Juliana esclarece que ele pode auxiliar no emagrecimento quando aliado a uma alimentação saudável e balanceada.
  • Como o shot matinal pode ajudar na imunidade? Para que tenha esse efeito, você pode seguir a seguinte receita: suco de 1 limão + 15 gotas de própolis e 15 gramas de glutamina.
  • Há uma temperatura indicada para a água usada no shot matinal, como morna ou gelada? Juliana aponta que não há nenhuma relação entre a temperatura da água e os benefícios.
  • Qual a melhor combinação para um shot matinal anti-inflamatório? Visando esse resultado, uma dica é usar 20 ml de água + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 1 colher (café) de cúrcuma em pó.

Veja, na sequência, qual a melhor forma de consumir os shots matinais, além de outras receitas para você escolher a sua preferida!

Como consumir shots matinais

Os shots matinais podem ser consumidos em jejum ou entre alguma refeição. Aprenda a preparar opções que farão a diferença na sua rotina!

iStock

Por ser consumido de manhã ou entre as refeições, os shots devem ser práticos na hora de preparar. Pensando nisso, separamos indicações superfáceis para você experimentar. Confira:

Continua após o anúncio

Shot matinal de pimenta caiena e canela: aqui, uma opção para melhorar a imunidade e dar energia. Você vai precisar de melado de cana, limão, pimenta caiena, canela, vinagre de maçã e água.

Shot matinal com cardamomo: e esse shot com efeitos antioxidante, emagrecedor e energizante? Segundo a nutricionista Jaciara Petry, ele auxilia também no combate à celulite.

Shot matinal com geleia real: no canal da nutricionista Laura Casteller Pescador, você encontra essa combinação incrível para a imunidade. Experimente!

Shot matinal com gengibre e cúrcuma: nomeado de shot da imunidade, essa opção reúne gengibre em pó, extrato de própolis (sem álcool), cúrcuma, limão, glutamina e água, que facilita o consumo desses agentes.

Shot matinal com pólen: agora um shot antigripe, que também fortalece o organismo. Você vai precisar de extrato de própolis, limão, cúrcuma, pólen orgânico e pimenta em pó.

Shot matinal com açafrão e mel: mais um para melhorar a imunidade, garganta inflamada, gripes e resfriados. Ele tem uma verdadeira combinação de ativos ricos em vitamina C!

Shot matinal com ora-pro-nóbis: alternativa antioxidante feita com limão, açafrão, ora-pro-nóbis, canela em pó, gengibre em pó e uma pitada de pimenta.

Antes de experimentar uma dessas receitinhas e aproveitar os benefícios dos shots matinais no seu dia a dia, conheça os alertas e as contraindicações a seguir!

Alertas e contraindicações

Juliana explica que os shots não devem ser consumidos por pessoas que tenham alergia a algum componente presente na mistura. Fique sempre de olho e consulte um nutricionista para alinhar as suas necessidades com as melhores estratégias nutricionais.

Agora que você já conhece mais sobre shot matinal, que tal transformar toda a sua rotina pensando no bem-estar físico e mental? Se você ficou curiosa para saber mais, aprenda sobre meditação matinal para praticar todos os dias!

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.