Salada de Natal: 26 receitas especiais para deixar a ceia mais completa

Escrito por Carol Romani

iStock

O Natal é uma data muito especial, por isso não pode faltar aquela ceia preparada com carinho para celebrar com aqueles que mais amamos. Vale a pena caprichar na montagem da mesa e nos pratos que deixam a noite ainda mais deliciosa. Como entrada, você pode apostar em uma salada de Natal. É um prato que nunca tem erro!

As saladas de Natal são sempre as mais enfeitadas, com diversos sabores e misturas, elas encantam os olhos e o paladar. Veja algumas receitas que vão te ajudar a preparar uma salada especial para a noite de Natal, de modo saudável e muito saboroso.

Receitas de salada de Natal simples

1. 10 molhos para saladas: para dar um toque especial para qualquer tipo de salada, vale a pena apostar em um tempero diferenciado, como os molhos. São 10 receitas para você testar e se deliciar, desde os leves, agridoces, como o molho balsâmico com mel e o molho de tomate seco, até os mais picantes, como o de mostarda e molho pesto.

2. Salada de Natal rápida: uma salada bem mesclada, com frutas, rúcula, presunto e queijo, e um molho especial prático e fácil de fazer. Ideal para quem tem pouco tempo e quer preparar um prato de salada mais elaborado e diversificado.

3. Salada Caesar: uma salada simples e fácil de fazer, que agrada tanto no visual quanto no gosto. Por não levar muitos ingredientes, também fica mais fácil de agradar o gosto da maioria. É a combinação perfeita de um molho cremoso, com a proteína do frango e a leveza da alface americana.

Leia também: Decoração de Natal: 170 ideias criativas de como enfeitar a sua casa

4. Salada de brócolis: receita nutritiva e cheia de sabores, com brócolis, cenoura, cebola roxa, tomate, maça, parmesão e um molho com temperos de dar água na boca. Para quem quer manter uma alimentação equilibrada mesmo nas festas natalinas, esta salada é um prato completo e fica deliciosa.

5. Guirlanda caprese: a decoração da salada também faz parte de uma linda mesa de ceia de Natal, e esta receita de guirlanda caprese é uma ótima opção, simples, deliciosa e muito charmosa. A combinação dos ingredientes faz uma harmonia perfeita e fica bem diferenciado, levando aceto balsâmico, açúcar mascavo, tomate cereja, mussarela de búfala, ervas finas e manjericão.

6. Salada de batata: a mistura do creme de leite, maionese e batata com o toque do limão, faz uma ótima combinação, de sabor e textura espetacular. É uma receita prática, e fácil de combinar com os demais alimentos da ceia de Natal.

7. Salada de batata e maionese: aquela maionese colorida, saborosa e nutritiva que faz sucesso nos almoços de domingo, pode ser também uma ótima opção para a ceia de Natal. Além de ser fácil de fazer, você pode combinar os ingredientes que mais gosta e colocar junto com as batatas e a maionese, deixando a receita ainda mais criativa e do seu jeito.

Receitas de salada de Natal com proteínas

8. Salada de frango agridoce: para quem ama a mistura do doce com salgado, esta receita especial de frango com abacaxi, nozes, creme de leite e maionese é uma opção incrível e deliciosa para a noite de Natal.

Leia também: 25 receitas de rabanada para adoçar o seu Natal

9. Salada de bacalhau com grão de bico: esta é uma receita leve, ideal para quem não quer exagerar na ceia de Natal. A combinação do bacalhau com o pimentão, temperos deliciosos e o grão de bico para dar um toque a mais de leveza, é muito saborosa e balanceada.

10. Salada de polvo e batatas: um prato mais estilizado, que leva a combinação do vinho branco com polvo, além das especiarias e temperos para dar mais sabor, e a batata para dar firmeza na montagem do prato. É uma receita magnífica que irá abrilhantar a sua noite de Natal.

11. Salada de ovos: esta receita superfácil com ovos pode ser feita tanto como salada ou como petisco para comer com torradinhas. Leva poucos ingredientes e o tempero pode ser a gosto.

12. Salpicão de frango: um prato mais que especial e um dos mais desejados das ceias de Natal, o salpicão de frango sempre é um sucesso. Esta receita leva frango desfiado, cenoura, uva passa, maçã, creme de leite, maionese, milho, ervilha, temperos à gosto e batata palha para finalizar. Você pode fazer em porções individuais ou em uma travessa maior em grande quantidade.

Receitas de salada de Natal com frutas

13. Salada de quinoa com maçã: para quem quer uma opção vegana, saudável e funcional, a salada de quinoa com maçã é perfeita. Além do toque especial da castanha de caju, este prato é leve e fresquinho.

Leia também: 15 receitas de tender para um Natal incrivelmente saboroso

14. Salada de alface, agrião e cereja: no Natal, o que vale é a criatividade na hora de preparar os pratos. A cereja do bolo dessa vez será a cereja da salada. Uma opção diferenciada e de sabor inusitado nesta receita que leva alface, agrião, figo e cerejas. Vale a pena testar e se deliciar com esta mistura de ingredientes.

15. Salada luxo: nesta receita supercriativa, você pode montar um delicioso prato grande com saladas do seu gosto, folhas verdes, cenoura ralada, entre outras. Em diversas tigelas menores, você coloca opções variadas de frutas, como morangos, abacaxi, etc. Na hora de servir, cada um monta em seu prato com as frutas e a salada que mais gosta.

16. Salada de morango, rúcula e queijo: a combinação do morango com rúcula é espetacular, e nesta receita fica ainda mais deliciosa com o molho balsâmico e um queijo gorgonzola para finalizar. O preparo é fácil e a montagem do prato tem um visual de dar água na boca.

17. Salada de repolho, maçã verde e frutas secas: para quem não dispensa uma cremosidade no preparo de uma salada especial, mas quer manter o equilíbrio e preparar um prato saudável, esta receita é uma ótima opção. Para o molho, iogurte natural (ou sem lactose para quem deseja), hortelã, limão, azeite, sal e pimenta.

18. Salada de agrião, abóbora, cereja fresca e queijo brie: esta é uma receita mais moderna, com ingredientes especiais e uma composição única, uma verdadeira obra de arte para sua ceia de Natal. Além dos ingredientes principais, o prato ainda leva um delicioso molho balsâmico com geleia de frutas vermelhas. É sensacional!

Receitas de salada de Natal diversas

19. Guirlanda de burrata com manjericão: montar uma salada em formato de guirlanda é uma ótima opção para a mesa de Natal, além de ser prática, fica maravilhosa. Esta receita fofa e simples com manjericão, tomate cereja e queijo (burrata), vai encantar a sua ceia com muita delicadeza.

20. Salada primavera: para quem gosta de muitos ingredientes na salada, esta receita é ideal para preparar um prato com sabor e textura incríveis. Com sabor agridoce, esta salada leva maionese, iogurte natural, limão, brócolis, maçã, uva passa, nozes e cenoura. Você pode substituir ou acrescentar ingredientes de sua preferência.

21. Saladas mistas: veja como variar o preparo de saladas simples, com diferentes opções de montagens, incrementando sua salada com croutons feitos em casa e três molhos simples e surpreendentes, como vinagrete, um molho agridoce fácil e um espetacular molho de morango.

22. Salada de grão-de-bico refrescante: para fazer uma salada mais fresquinha utilizando o grão-de-bico, uma dica é cozinhá-lo antes e deixar no congelador, para que no momento do preparo do prato, ele esteja mais gelado para preparar aquela salada deliciosa com tomate, pepino japonês e um molho agridoce com melado e mostarda que é de arrepiar.

23. Salada de repolho roxo: uma salada que pode ser montada e servida em porções individuais, adornada com fatias de maçã, esta salada leva repolho roxo, cenoura ralada, uva passa e maionese. O preparo é fácil e o resultado fica profissional.

24. Salpicão vegano: que tal um salpicão vegano com carne de jaca e um molho de alho todo especial? Receita nutritiva e com opções de diversificação nos ingredientes, todos muito saudáveis. A receita serve em média 6 pessoas e é muito rápido para preparar.

25. Salada de grão-de-bico, cogumelos e batata: a junção do cogumelo paris com o grão-de-bico nesta receita fica espetacular. Além de ser bem temperada com salsinha, cebola, limão, azeite e pimenta-do-reino, o visual fica maravilhoso e é uma ótima opção para veganos e celíacos.

26. Salada de aspargo, abobrinha e tomate: que tal uma salada magnífica preparada em 30 minutos para a sua ceia de Natal? Com aspargos na manteiga e um molho especial para finalizar feito de aliche, hortelã, pimenta dedo-de-moça e suco de limão, esta receita é ótima para fugir do tradicional, deixando a mesa ainda mais bonita.

Agora é hora de preparar os ingredientes e soltar a criatividade para preparar a sua salada de Natal. Você pode se inspirar nestas receitas para montar a sua ou testar uma delas, fazendo uma ceia de Natal mais saudável, equilibrada e cheia de vida com as cores e sabores que estas lindas saladas oferecem. Com a salada escolhida, veja também outras receitas para a ceia de Natal para tornar esse momento ainda mais delicioso!

Assuntos: Natal

Para você