Ceia de Natal: 16 receitas perfeitas para o seu cardápio natalino

Escrito por

iStock

Sempre que o Natal se aproxima, também chegam as festas, confraternizações, churrascos bem abastecidos e jantares fartos para todo mundo abusar de tanto comer.

Continua após o anúncio

E se você gosta de cozinhar para si e para convidados, esta é a melhor época do ano para exibir seus dotes culinários com receitas diferenciadas e saborosas. Confira sugestões de receitas incríveis para servir nesta ceia de Natal!

1. Salpicão de frango

O salpicão é aquela receita tradicional que costuma causar muita controvérsia: há quem ame e há quem odeie. Por isso, vale a pena conferir os gostos da sua “clientela” para descobrir se gostam ou não de misturar doces e salgados e adaptar seu salpicão ao gosto dos convidados.

2. Cuscuz marroquino

iStock

O cuscuz preparado com curry, que é um tempero levemente picante, ganha ainda mais sabor e textura com a mistura das uvas-passas e castanhas. Experimente e impressione seus convidados de Natal.

3. Peru com manteiga de ervas finas

iStock

Se você costuma achar a carne do peru um pouco seca, essa receita pode mudar sua opinião sobre a ave. Como ela é preparada sendo assada lentamente com a manteiga, a carne fica macia e suculenta, pois absorve o molho. Vale tentar!

Leia também: 20 receitas de saladas leves e saborosas

4. Peru com pêssegos e alecrim

iStock

Continua após o anúncio

Outra ideia suculenta de preparo do tradicional peru Natalino. A combinação do pêssego e do alecrim trazem mais sabor e umidade para a carne do peru. Se você e sua família adoram a mistura de doce e salgado, essa receita tem que ser a estrela da sua ceia!

5. Arroz à grega

O arroz à grega é figurinha carimbada nas celebrações em família, e não podia ficar de fora do seu cardápio para a ceia de Natal. A receita é totalmente descomplicada e deliciosa, afinal, quem resiste a um arrozinho colorido e bem temperado?

6. Arroz selvagem com aspargos e manga

Já esse arroz é a pedida certa para quem deseja impressionar os convidados com um acompanhamento nada convencional e muito rico em sabores e texturas. Em uma ocasião especial como o Natal, vale a pena experimentar algo novo!

7. Tender ao molho de laranja

Uma receita com um toque adocicado para quem gosta da saborosa mistura de doce com salgado. O tender é uma carne típica de Natal e vai muito bem com a ceia da véspera.

8. Bacalhau gratinado

iStock

Seja a sua família portuguesa ou não, o fato é que o bacalhau é um peixe que costuma agradar muitos paladares e no qual vale a pena investir. Se possível, compre-o já limpo e em lascas, para facilitar o preparo. O queijo por cima completa o sabor!

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

Continua após o anúncio

9. Pernil recheado com azeitonas

O delicioso recheio traz não só azeitonas, mas também cenouras raladas, alho em flocos, orégano, alecrim e tomilho, uma maneira diferente de apresentar a tradicional carne suína no seu Natal.

10. Lombinho com farofa e bacon

iStock

Que tal inovar na ceia e substituir o peru? Se lombinho já é gostoso, com bacon, é certeza de sucesso! Vale adicionar limão e ervas finas para dar um sabor ainda mais especial ao prato.

11. Lasanha de Natal

A lasanha é um prato bastante comum na mesa do dia a dia do brasileiro, porém essa tem um toque especial natalino: é preparada com tender em vez do tradicional presunto.

12. Rabanada de leite condensado

Essa opção tradicional de rabanada se difere das outras por ser frita na manteiga em vez do óleo regular. Além disso, a camada de ovos é complementada com o leite condensado. Vale a pena experimentar!

13. Torta de abacaxi

A melhor parte dessa receita, além do fato de ser uma delícia, é que ela é muito fácil de preparar e leva apenas três ingredientes: abacaxi em calda, creme para chantilly e bolo branco pronto (pode ser laranja, coco ou baunilha).

Continua após o anúncio

Leia também: 30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

14. Cheesecake de Nutella

Essa é a típica receita que vai deixar todo mundo “babando”, feita com um ingrediente que praticamente todo mundo gosta: o creme de avelã. Para fazer, separe biscoito maizena, manteiga sem sal, creme de avelã, avelãs tostadas e trituradas, cream cheese e açúcar de confeiteiro.

15. Torta de cereja

Existe algo mais gostoso que uma torta quentinha após uma bela ceia de Natal? Para preparar essa versão sabor cereja, você precisará de . Vale a pena experimentar essa delícia açucarada!

16. Bolachas de gengibre e canela

Além de saborosos, os biscoitos de gengibre e canela, quando bem decorados, podem servir para adornar a mesa de Natal e até mesmo a árvore. Você vai precisar de: farinha, fermento, gengibre, canela, pimenta, mel, açúcar, margarina e ovos.

Agora é só escolher seus acompanhamentos, carnes e sobremesas, criando uma ceia que agradará você e sua família! Caso queira ver opções para servir também no dia 25, veja nossa seleção de receitas de Natal!

Para você