Casa e Decor

80 receitas de Natal: sabores especiais para sua ceia

Canva

Atualizado em 10.11.23

Fim de ano é época de celebrar e comemorar em família! O festejo começa com a escolha do cardápio de Natal perfeito. Acompanhe uma lista com opção que vão do prato principal à sobremesa. Há sugestões, versáteis, diferentes, além dos clássicos que todo mundo ama.

Receitas natalinas simples

Bate o sino pequenino, sino de Belém! A época mais mágica do ano está chegando. Quer deixar a celebração cheia de sabor? Abaixo, confira receitas natalinas simples:

Peru recheado de Natal

Quer um peru de Natal bem suculento? Esse vídeo ensina a fazer a ave untada com manteiga e assada com suco de laranja e ervas frescas. Para incrementar ainda mais, a carne será pincelada com uma calda à base de mel, alecrim, manteiga, louro e raspas de laranja, além de recheada com maçã, bacon, miúdos, açúcar mascavo e cebolas.

Publicidade

Salpicão de Natal

Que tal fazer um salpicão suculento e prático para a noite de Natal? Nessa receita, o frango desfiado é misturado com cenoura, palmito, presunto, abacaxi, ervilha, cebolinha, bacon, azeitonas, milho, batata-palha, creme de leite e maionese. Para finalizar, é só colocar a mistura em um recipiente e salpicar batalha-palha por cima.

Panetone

Um doce natalino tradicional! Para testar essa receita, primeiro é preciso fazer uma esponja usando fermento, farinha e água morna. Depois, ela será misturada aos demais ingredientes da massa, saborizada com suco de laranja, uvas-passas, frutas cristalizadas e essência de panetone. Vale a pena experimentar!

Torta alemã

Essa sobremesa vai fazer sucesso nas comemorações de Natal! A base da torta é um creme preparado com manteiga, açúcar, essência de baunilha e leite. O doce será montado com bolacha de maisena e creme de manteiga. Para finalizar, a torta leva uma camada de ganache de chocolate ao leite. Decore com ganache branco. Fica linda e deliciosa!

Publicidade

Arroz de forno

Se, para você, arroz é um prato que não pode faltar na lista de receitas de Natal, essa opção gratinada é sucesso garantido. O preparo é bem simples. Primeiro, combine arroz cozido e seleta de legumes, em seguida, prepare um molho usando cebola, tomate, frango, molho de tomate e temperos. Então, é só montar em camadas: arroz, requeijão, molho e mussarela. Leve ao forno até derreter o queijo, acrescente batata-palha e está pronto!

Merengue de morango

Quer uma sobremesa linda para impressionar os convidados no Natal? Para isso, você vai precisar de creme de leite fresco, açúcar, morangos e suspiros. Depois, é só montar o doce intercalando camadas de merengue, morangos e suspiros. Veja os detalhes no vídeo!

Farofa de bacon com calabresa

Para preparar esse clássico das ceias, você vai utilizar bacon picado, linguiça calabresa, azeite, manteiga, cebola, sal, pimenta, alho, pimentão, ovos cozidos, farinha de milho e cheiro-verde. Os ingredientes serão refogados por tempos diferentes, mas são incorporados todos na mesma panela. Veja o passo a passo completo no vídeo!

Arroz à grega

O arroz à grega combina muito com a ceia natalina. A receita leva cenoura, milho, ervilha, pimentão, uvas-passas, alho, cebola, cheiro-verde, azeite e sal. Assim, você garante um prato nutritivo e supercolorido para abrilhantar a mesa de Natal!

Publicidade

Entradas para a ceia de Natal

1. Bruschetta com azeitonas pretas: um aperitivo saboroso e perfeito para ser servido de entrada na ceia de Natal. Em cerca de 15 minutos, você prepara essa delícia “com cara de festa” e, com certeza, agradará a todos.

2. Terrine de sardinha e pimentão: uma receita diferente e com ótima apresentação. Perfeita para ser servida como entrada ou simplesmente com uma salada bem caprichada. Por ser fria, ela é refrescante e legal para o calor.

3. Figos assados com queijo: os figos são acompanhados pelo queijo gorgonzola derretido, além de um toque de mel e nozes, resultando em uma explosão de sabores! Em poucos minutos, o aperitivo está pronto.

4. Presentinhos de queijo coalho: diferentes, são perfeitos para enfeitar sua mesa de Natal! Você precisará apenas de quadradinhos de queijo coalho, cheiro-verde e pimenta rosa para decorar.

5. Palitos de legumes crocantes: receita prática e saudável, ótima pedida para uma entrada vegana na ceia de Natal. Você usará apenas cenoura, madioquinha, batata e batata-doce cortadas em palitos, alecrim, sal, pimenta e azeite para temperar.

6. Espetinhos de camarão e salmão: um aperitivo elegante e saboroso, perfeito para acompanhar as taças de espumante! Um molho à base de maionese, ketchup, molho inglês e whisky é um ótimo acompanhamento para o camarão. O salmão pede um molho de laranja.

7. Antepasto de berinjela: pode ser consumido quente, mas fica ainda melhor se consumido frio (de preferência, no dia seguinte). Ele pode ser servido em lanches, em pães, torradas, wraps, acompanhando refeições ou saladas. Uma dica é adicionar nozes picadinhas.

8. Aspargos com presunto de Parma: aperitivos elegantes, que combinam muito bem com a ceia de Natal! Você usará apenas aspargos, presunto Parma, queijo parmesão ralado, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

9. Patê de tomate seco: Uma ótima opção para servir de entrada, o patê de tomate seco é um clássico que vai super bem com torradas ou como recheio para canapés.

10. Brie empanado: uma entrada diferente, crocante por fora e cremosa por dentro. É fácil de preparar. Basta você fazer uma ótima e bem temperada milanesa e servir com torradinhas, geleias ou com um bom mel trufado.

Saladas natalinas

11. Salada caprese: o aperitivo perfeito para receber os convidados. Melhor ainda se for servido junto com taças de espumante. Simples, refrescante, informal e saboroso.

12. Salada de grão-de-bico com cogumelos e batatas: uma salada vegana diferente, gostosa, temperadinha e colorida! Ela pode ser feita um dia antes da ceia.

13. Salada verde com manga e queijo de cabra: uma salada bonita e colorida, superconvidativa. Você usará alface crespa, alface crespa roxa, radicchio, manga Palmer, queijo de cabra, balsâmico, gergelim preto, sal e pimenta-do-reino.

14. Salada de arroz negro com aspargos e camarões: receita de entrada especial de Natal da chef Flávia Quaresma. Para quem for vegetariano, é só tirar os camarões, a salada continua gostosa da mesma forma.

15. Salada de bacalhau com grão-de-bico: uma mistura de sabores incrível. Vale lembrar que dessalgar o bacalhau é um processo obrigatório se você comprar o peixe seco e salgado. Já o congelado, geralmente, vem pronto para o uso, então você só precisa cozinhá-lo para amolecer.

16. Salada quente de beterrabas: esse prato é uma delícia, saudável e rico em cores, perfeito para deixar sua mesa de Natal ainda mais bonita! O tempero fica por conta do vinagre balsâmico, mel e azeite.

17. Salada de frango, abacaxi e palmito: receita para uma ceia mais leve e saborosa. Você usará peito de frango, limão, azeite, sal, temperos de sua preferência, abacaxi, uva-passa branca, iogurte natural e palmito.

18. Salada de batata alemã: para fazer esta receita tradicional alemã, você usará batata Asterix, ovos, iogurte natural integral, mostarda, cebola, cebolinha, picles de pepino, vinagre branco, água da conversa do pepino, sal e pimenta.

Carnes para a ceia de Natal

19. Sobrecoxas assadas com maionese: um prato simples que agrada a adultos e crianças. Você precisará apenas de cortes de frango, maionese, creme de cebola e orégano.

20. Tender vegano: um assado em calda para a família inteira comer e repetir. A dica é deixá-lo marinando por até oito horas. Serve seis pessoas como prato principal. Para acompanhar, basta arroz, salada e farofa.

21. Pernil recheado com azeitonas: para o recheio, você usará azeitonas verdes, cenouras, alho, alecrim, folhas frescas de orégano, tomilho e cebola. A manta de carne deve ser besuntada com azeite de oliva, sal e pimentas (preta, branca e rosa). O resultado é um prato saboroso.

22. Peru assado em manteiga de ervas e limão-siciliano: a técnica utilizada nessa receita consiste em espalhar manteiga bem temperada entre a carne e a pele do peru, assim, o sabor ficará acentuado e bem distribuído.

23. Bacalhau crocante: para fazer esse prato diferente e muito saboroso, você precisará de alecrim, azeite, cebola, batata, manteiga, lombo de bacalhau dessalgado, sal, pimenta-do-reino, leite, noz-moscada, orégano, queijo parmesão e farinha de trigo.

24. Fraldinha com crosta de castanhas e queijo: fácil de fazer, cheia de sabor, suculenta e crocante ao mesmo tempo. Perfeita pra uma refeição natalina especial! Para garantir a crocância, a carne recebe uma farofa de farinha panko, queijo, castanhas e manteiga.

25. Contrafilé ao forno com batatas: aqui você aprende a como deixar seu contrafilé macio e suculento. No video você confere o passo a passo de como temperar e assar a carne e ainda, como fazer um molho bem especial de acompanhamento que deixará seu prato bonito e saboroso.

26. Filé mignon ao molho de mostarda: é preciso assar a carne uniformemente para garantir a suculência do prato. Retire do forno na hora de servir.

27. Bacalhau à Brás: pode ser servido como entrada (em potinhos individuais) ou como prato principal. Você precisará apenas de bacalhau dessalgado, cebola, alho, salsinha, ovos e batata palha.

28. Cordeiro assado com alecrim: uma carne saborosa que combina bem com a ceia de Natal. O cheiro fica maravilhoso, pois a marinada leva alecrim, pimenta, alho e mostarda.

29. Peru com pêssego e alecrim: alguns “truques” no preparo garantem um resultado espetacular. A dica é programar o descongelamento do peru, ou seja, retirar a ave do congelador, passar para a geladeira e deixar por 12 horas.

30. Seitan ao molho madeira: opção vegetariana. O seitan, conhecido também como “carne” de glúten, é obtido da proteína da farinha, o glúten. Esse prato não rende muito, mas o seitan sustenta bastante. Ele serve até três pessoas, se tiver acompanhamentos junto.

31. Lombinho de porco: para fazer o lombinho, você usará lombo de porco, alho, vinagre de maçã, azeite, alecrim, pimenta calabresa desidratada e sal. Combina muito com farofa de ovos.

32. Lombo ao molho de vinho do Porto: os sabores desse prato se complementam muito bem. A carne é saborizada com vinho, suco de merexica, alho-poró, tomilho, sálvia, louro e agrião.

33. Tender ao molho de laranja: um prato tradicional para a ceia de Natal. O sabor da carne de porco combinado com a laranja e o adocicado do mel fica sensacional. A dica é assar o tender com cravos.

Risotos e massas

34. Risoto de pera e gorgonzola: um prato que vai surpreender a todos! Você usará apenas arroz carnaroli, manteiga, cebola, vinho branco seco, caldo de legumes, queijo gorgonzola, pera e sal.

35. Risoto de cogumelos: a receita perfeita para quem ama cogumelos e pra quem é vegetariano. No vídeo você aprende todos os truques para deixar sua receita única. Essa é uma ótima opção pra quem quer uma cardápio mais refinado.

36. Risoto de damasco, tomate-cereja e castanha: um risoto fácil de preparar, com sabores especiais do tomate-cereja, damasco, castanha-do-pará e alecrim. Leve e gostoso, o toque especial fica por conta da manteiga ghee.

37. Risoto de shimeji com brie: uma combinação surpreendentemente gostosa. Você usará arroz arbóreo, cebola, manteiga, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão ralado, shimeji refogado, queijo brie, sal, pimenta e noz-moscada.

38. Penne com tomate seco e rúcula: uma massa fácil de preparar, elegante e saborosa. Melhor ainda se for acompanhada de um bom vinho! O rendimento da receita é para oito pessoas.

39. Conchiglione recheado com salmão e ricota: essa massa fica muito cremosa. Para o recheio, é necessário misturar salmão desfiado, ricota, creme de ricota, tomate seco, espinafre e tempero. A receita também leva molho de tomate e queijo parmesão.

40. Canelone invertido: aprenda a montar o canelone de um modo diferente. Um prato que une famílias, com certeza, deixará seu Natal mais mágico.

41. Fettuccine Alfredo: você usará apenas o fettuccine, bacon, creme de leite, queijo ralado, alho, manteiga ou margarina, noz-moscada, sal e salsinha.

42. Risoto de limão-siciliano: pode ser servido sozinho ou acompanhar carnes. Você precisará apenas de arroz arbóreo, cebola, manteiga, pisco ou vinho branco, limão-siciliano, caldo de legumes e queijo parmesão ralado.

43. Risoto de gorgonzola e amêndoas: o ideal é utilizar ingredientes leves para o prato não ficar pesado. A amêndoa casa muito bem com o gorgonzola, proporcionando um sabor harmônico.

Acompanhamentos natalinos

44. Torta de lentilha com cogumelos: receita diferente, com um ótimo resultado. Você precisará de lentilha, vinho tinto, água, alho, alecrim, folhas de louro, molho de soja, pimenta, cheiro-verde, cogumelos, aveia em flocos e azeite.

45. Salteado de cogumelos: com um toquezinho oriental, essa receita leva shimeji, shitake e cogumelo Paris. Se você tiver convidados vegetarianos para a ceia de Natal, essa é a receita perfeita para servir e impressionar. Fica incrível!

46. Batata-doce assada com figo fresco: esse prato é finalizado com uma redução de vinagre balsâmico que cria a harmonização perfeita entre os sabores de cada ingrediente. O resultado é um prato rico em sabores, cores e com uma aparência sofisticada.

47. Palmito gratinado com cream cheese: um acompanhamento delicioso, que vai conquistar a todos. Você usará apenas palmito, cream cheese, leite desnatado, extrato de tomate, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão para gratinar.

48. Arroz selvagem natalino: pode ser servido quente ou frio e o preparo é simples. O arroz selvagem é feito com nozes, damascos secos, castanha-do-pará, azeite, sal e manjericão roxo.

49. Arroz especial de Natal: perfeito para acompanhar carnes e aves na ceia. Trata-se de um arroz bem caprichado e que tem um toque de vinho branco, dando todo o charme à receita. Com certeza, será sucesso entre seus convidados!

50. Arroz gratinado: uma opção que agrada a todos! Isso sem falar que é fácil de fazer! Você usará apenas molho branco, arroz cozido, salsinha picada, parmesão ralado, manteiga para untar e queijo ralado.

51. Batata gratinada: para fazer essa receita saborosa, você usará batatas, requeijão, creme de leite, bacon frito, mussarela, parmesão, cebolinha, manteiga e temperos. O resultado é delicioso e muito suculento.

52. Salpicão de frango: um prato frio que combina com o clima natalino brasileiro! A dica é colocar a batata-palha apenas no momento em que for servir o salpicão, para ela não murchar.

53. Farofa de Natal: a receita é simples e rápida, ideal para quem não pretende passar horas na cozinha. O resultado é um acompanhamento bonito e saboroso. O rendimento é de oito porções pequenas.

54. Farofa rica: leva esse nome por ser rica em ingredientes deliciosos. Fica saborosa e convidativa. A receita serve cerca de seis pessoas. Por isso, se a família for grande, lembre-se de aumentar as quantidades!

55. Farofa de ovos, bacon e passas: de preparo simples, essa farofa combina bem com Natal, especialmente pelo uso de uvas-passas. Além delas, você usará manteiga, óleo, cebola, alho, azeitonas, bacon, ovos, sal, pimenta, farinha de mandioca e cheiro-verde.

56. Farofa de carne de soja: ótima sugestão para os vegetarianos e veganos! Você usará proteína texturizada de soja, óleo, creme de cebola, farinha de biju (ou de milho em flocos) e cheiro-verde. Simples de fazer e saborosa!

57. Cuscuz marroquino: receita mais simples impossível! Você usará apenas a quantidade necessária de cuscuz marroquino, água e manteiga. Boa opção para acompanhar carnes e saladas.

58. Salpicão vegano: fácil e saboroso. Você precisará de cenoura, maçã verde, milho em conversa, salsão, azeitonas picadas, batata, ervilha, uva-passa, carne de jaca desfiada, maionese vegana, mostarda, limão, sal, pimenta, batata palha, salsinha e cebolinha.

59. Batatinha gourmet: deliciosa e bem apresentável, essa batatinha, com certeza, será sucesso. Por isso, capriche na quantidade (para não faltar)! O preparo é simples e o rendimento da receita é de 20 a 30 unidades.

60. Torta rústica de ratatouille: para quem gosta de se arriscar na cozinha! A receita não é muito complicada, mas tem algumas etapas e acaba ficando um pouco demorada. Além disso, é preciso seguir alguns passos à risca, principalmente com a massa.

Doces natalinos

Canva

61. Pavê tradicional: na sua ceia não pode faltar o famoso e tradicional pavê. Neste vídeo você aprende a fazer a receita clássica desse doce que é a cara do natal em família.

62. Manjar de coco com calda de ameixa: essa é aquela receita que sempre está presente na sobremesa do almoço em família. Por isso, ela também não pode ficar de fora da mesa de natal. Confira como fazer essa tradicional receita sem erros.

63. Rabanada: essa receita é sinônimo de natal. Muito tradicional nessa época do ano, a rabanada pode ser feita frita ou assada e é uma das receitas mais fáceis e rápidas que você vai ver.

64. Cheesecake de morango: Um doce que agrada praticamente todo mundo o cheesecake possui uma receita base em que o sabor da calda de cobertura pode variar, atendendo o seu gosto e o de sua família. Neste caso a escolha foi morango, mas qual você escolheria?.

65. Biscoito de limão natalino e vegano: no natal não podem faltar os famosos biscoitinhos natalinos decorados. Essa receita não leva leite, nem ovos e nem manteiga, ou seja, perfeita pra quem é vegano.

66. Mousse de leiteninho trufado: essa receitinha vai agradar toda a família com a clássica combinação do leitinho com chocolate. Perfeita para quem ama um doce com bastante cremosidade, a receita rende uma travessa grande, para a família toda.

67. Pavê de panetone : para uma sobremesa de natal bem tradicional, nada melhor do que unir as duas receitas que são a cara do natal, pavê e panetone. Neste vídeo você confere o passo a passo de como fazer essa delícia.

68. Torta de limão no copinho: Essa opção é para quem quer fazer uma mesa decorada para a ceia. A torta de limão tradicional que conhecemos é servida em mini tacinhas que agregam muito na sua decoração. Uma ótima opção para quem quer doces individuais para a sobremesa.

69. Prestígio na travessa: se você quer uma receita fácil e cheia de sabor, precisa conferir esse prestígio na travessa. Mas atenção, o doce precisa de ao menos um dia todo de geladeira.

70. Gelatina colorida: por fim, não podia faltar uma receitinha com gelatina. Essa opção, além de mais econômica, faz muito sucesso com as crianças. Então, já confere essa receita clássica.

Cardápio escolhido, faça uma lista e compre os ingredientes com alguns dias de antecedência. Assim, você evita esquecer itens importantes. Receitas tão deliciosas pedem uma mesa de Natal toda decorada com elentos característicos.

Licenciada em Letras - Português/Inglês que gosta de aprender (sobre) línguas, conhecer lugares novos e cozinhar sem obrigação. Ama ser mãe de pet e busca existir no mundo de forma útil e gentil.