Cardápio de Natal: 32 receitas que vão deixar essa data ainda mais gostosa

Escrito por
Em 26.11.21

iStock

Por                                
Em 26.11.21

Não sabe o que fazer para a ceia ou almoço natalino? É só escolher as suas opções favoritas desse cardapio de Natal. Você pode proporcionar uma refeição completa, servindo entrada, prato principal e sobremesa. Veja qual deles mais combina com o seu evento:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Receitas para uma ceia tradicional

1. Salpicão na cestinha: esse salpicão é uma ótima opção para os convidados irem forrando o estômago enquanto a ceia não é servida. Ele será distribuído em cestinhas crocantes e o recheio cremoso é finalizado com batata-palha.

2. Batata bolinha em conserva: seja para petiscar ou para acompanhar uma carne, essa batata fica uma delícia. Após cozidas, elas serão imersas em uma mistura de vinagre, sal, alho, orégano, pimenta, óleo, coentro e cebolinha.

3. Lombo de Natal: com todos esses temperos, vai ser impossível o seu lombo ficar sem graça. Entre eles estão: champagne, mostarda, especiarias, alecrim e tomilho. Ele será será selado no fogo e depois vai para o forno para assar por 40 minutos.

4. Rocambole com molho de mostarda: os veganos vão amar esse rocambole. Sua base é feita com proteína de soja e ele será recheado com cenoura, nuts, frutas secas e azeitonas. Você ainda tem duas opções de molhos para finalizá-lo com chave de ouro.

5. Farofa de Natal: a farofa é um clássico de Natal, então nada mais justo do que caprichar na receita. Aqui, ela fica ainda mais saborosa com bacon frito, mix de pimentões e ovos cozidos.

6. Arroz à grega: um dia especial merece um arroz especial. Então, deixe esse prato mais colorido e bonito acrescentando pimentões, uva-passa, milho, ervilha e cheiro-verde.

7. Pavê: garanta as piadinhas com essa sobremesa clássica. Ela possui camadas intercaladas de creme e bolacha, sendo finalizada com bombom Sonho de Valsa. Mas se programe, pois ela deve gelar por no mínimo 5 horas.

8. Mousse de maracujá: com apenas 5 ingredientes você consegue testar essa receita. O mousse fica bem refrescante e depois de apenas 2 horas na geladeira ele já fica com a textura perfeita. É uma ótima opção para quem quer uma sobremesa gostosa e prática.

Publicidade

Receitas para uma ceia simples

9. Entrada – Bruschetta: inicie o evento com uma bruschetta deliciosa. É uma entrada clássica italiana, onde o pão será cortado em fatias e coberto com queijo, azeite, tomate e manjericão. Ele é finalizado no forno e vai fazer a alegria dos convidados ao estar no seu cardápio de Natal.

10. Bolinha de queijo: essa bolinha agradará todas as crianças e os adultos. Sua massa é feita com ovos, polvilho doce, queijo minas ralado, sal e orégano. Quando a consistência tiver firme é só modelar e fritar em óleo quente.

11. Costelinha de porco caramelizada: o diferencial dessa costelinha é o seu molho. Ele é criado com catchup, molho inglês e melado de cana. Essa mistura vai deixar a sua carne bem molhadinha e suculenta.

12. Lasanha de abóbora cabotiá: mais uma opção deliciosa para os vegetarianos. A lasanha é montada com camadas de massa, abóbora cozida, molho branco e queijo mussarela. Todo mundo vai amar a presença da receita no cardápio de Natal!

13. Ratatouille de forno: o ratatouille é um acompanhamento de respeito. Ele fica lindo, colorido e é bem nutritivo. Sua montagem é feita com fatias de berinjela, abobrinha e tomate. Tudo isso muito bem temperadinho!

14. Batata rústica: difícil algum convidado que não goste de batata, não é mesmo? Aqui ela será incrementada com bacon frito, molho de queijo e cebolinha picada. Em apenas 30 minutos de forno ela já fica pronta.

15. Marido gelado: quer servir uma sobremesa cremosa e gelada? então essa é a opção perfeita. Ela será montada na travessa com camadas de creme de leite condensado, creme de chocolate, bolacha champagne, chantilly e granulado.

16. Sobremesa gelada de biscoito: essa sobremesa é feita com apenas 5 ingredientes: leite condensado, biscoito de leite, chocolate meio amargo, creme de leite e paçoquinha. Ela fica com um mix de textura delicioso entre o creme e as bolachas. Não tem erro!

Receitas para uma ceia chique

17. Ceviche de melancia: sinônimo de refrescância, esse ceviche é surpreendente. Ele é preparado com cubinhos de melancia, pepino e cebola-roxa. Esses sabores ficam ainda mais gostosos, pois são temperados com gengibre, hortelã, pimenta, limão e coentro.

18. Suflê de cenoura com gorgonzola: servir a entrada em refratários individuais é muito chique. E para impressionar também com o sabor do prato, prepare esse suflê de cenoura com queijo parmesão e queijo gorgonzola. Ficará delicioso no seu cardápio de Natal!

Publicidade

19. Bacalhau de Natal: você vai se tornar um chef português com esse bacalhau tão caprichado. Cortado em tiras, ele será misturado com tomate, cebola-roxa, pimentão, azeitona, manjericão e muito azeite.

20. Conchiglioni de Natal: uma massa é sempre uma boa pedida para um jantar sofisticado. O diferencial desse conchiglioni é o recheio, preparado com alho, ricota, castanhas, damascos, parmesão e ervas frescas.

21. Purê de aipim com alho assado: o purê é um acompanhamento muito versátil, pois combina com diversos tipos de carnes. Para dar uma incrementada à mandioca amassada, é só temperar com alho, azeite, salsinha, sal e pimenta preta. Essa mistura fica bem cremosa devido ao creme de leite.

22. Arroz com amêndoas: essa receita vai perfumar a sua cozinha. O primeiro passo é cozinhar a cebola com as castanhas, nozes, amêndoas e passas. Depois, é só inserir o arroz e cozinhá-lo normalmente.

23. Charlotte de Sonho de Valsa: essa sobremesa contribuirá com a decoração da sua mesa. A massa de bolo de chocolate é recheada com generosas camadas de creme de chocolate e bombom Sonho de Valsa. Depois da montagem, ela é decorada com bolachas e fios de chocolate ao redor de toda a sobremesa. O resultado fica incrível!

24. Cheesecake de amora: se você é fã de frutas vermelhas, precisa fazer essa cheesecake. A base da massa é feita com cream cheese e a sua cobertura é uma deliciosa mistura de amora, gelatina, água e açúcar. É uma sobremesa deliciosa para estar no seu cardápio de Natal

Receitas para uma ceia diferentona

25. Antepasto de berinjela picante: o antepasto fica uma delícia servido com pão e torradas. Aqui, ele será feito com berinjela, azeite, alho, orégano, folha de louro e pimenta-calabresa. Se programe, pois a berinjela deve ficar de molho no vinagre por no mínimo 3 horas.

26. Bolinho de linguiça com queijo: esse bolinho vai agradar os fãs de comida de boteco. A linguiça será recheada com queijo e ganha uma casquinha crocante ao ser empanada com farinhas e ovos. É só fritar e servir bem quentinho para os convidados se deliciarem com o queijo derretido.

27. Pato assado com vinho do porto: se você quer servir algo diferente, aposte nesse pato assado. Para acertar no tempero, é só recheá-lo com limão siciliano, alecrim, manjerona, louro e sálvia. Ele será acompanhado de batatas suculentas e será regado com um molho de vinho com uvas.

28. Quiche de legumes assados: a quiche é um prato gostoso, leve e que fica muito bonito na mesa. Você pode utilizar uma massa pronta para ganhar tempo e criar somente o recheio que leva tomate-cereja, alho-poró, cebola, creme de leite e queijo.

Publicidade

29. Risoto de cogumelos: digno de restaurante italiano, o risoto é um prato que não passa despercebido. Aqui, os grãos de arroz ficam ainda mais gostosos cozidos com cebola-roxa, cogumelos, vinho branco seco e shoyu. Depois é só finalizar com muito queijo parmesão e manteiga para garantir a cremosidade.

30. Macarrão com burrata e parma: o macarrão é um prato que agrada diversas idades. E para deixá-lo ainda mais especial, ele será incrementado com presunto parma, burrata, tomate-cereja, manjericão, azeitona preta e raspas de limão siciliano. Essa mistura fica perfeita se você utilizar o macarrão penne.

31. Pavlova de frutas vermelhas: a pavlova é uma sobremesa que tem as cores do Natal. Sua base é feita com merengue e seu recheio é feito com frutas vermelhas. Após unir essas deliciosas camadas, é só soltar a criatividade decorando com morangos, mirtilos, amoras e chantilly.

32. Banoffee: gosta de misturar cremosidade com crocância? Então a banoffee é a escolha perfeita para seu cardápio de Natal. Ela possui massa de bolacha, recheio de doce de leite, fatias de banana e cobertura de chantilly. Apesar das várias camadas, o seu preparo é bem simples.

Depois de tantas receitas deliciosas, montar o cardápio de Natal ficou mais fácil. Celebre essa data ao lado de pessoas especiais e comemore com pratos caprichados. E para deixar o ambiente ainda mais bonito, aprenda a fazer uma linda decoração de Natal.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão