Casa e Decor

Ceia de Natal econômica: ingredientes baratos, pratos saborosos

Dicas de Mulher

Atualizado em 30.10.23

É época de compartilhar, reunir a família e agradecer pelo ano abençoado. Você não precisa deixar o cartão de crédito cheio de parcelas. Que tal preparar uma ceia de Natal econômica? O segredo está no tempero, no espírito amoroso e na dedicação. Confira as opções abaixo e planeje seu cardápio com muito carinho.

Saladas

1. Salada de brócolis colorida: uma combinação nutritiva e alegre. Você precisará de brócolis, cenoura, maçã, cebola, tomate, parmesão e pistache. Os ingredientes podem parecer estranhos juntos, mas combinam perfeitamente.

2. Salada de batata e maionese: convenhamos que a salada de batata e maionese é lei na mesa dos brasileiros. Aprenda a fazer esse prato clássico de Natal, que fará seus convidados desejarem repetir até não sobrar mais nada.

3. Salada de tomate: prática, essa saladinha pode ser servida como entrada ou acompanhamento. De modo simples, ela só leva tomate-cereja, cebola roxa e cebolinha. O segredo é colocar a cebola picada em um pote com gelo e água para amenizar sua acidez.

Publicidade

4. Salada de batata com atum: uma versão mais tropical da salada de batata, perfeita para os dias quentes do verão brasileiro. Pode ficar na geladeira por até 5 dias.

5. Salada de forno: que tal dar uma variada e fazer uma salada quente? Ela lembra um ratatouille, com berinjela, abobrinha e tomate. Tempere com azeitona, sal, pimenta, ervas e azeite.

6. Salpicão de frango: outro rei das festas de Natal é o salpicão, a mistura de frango, vegetais e maionese rende uma salada sem comparações. Essa versão leva cenoura, bacon, palmito, abacaxi, milho, ervilha e batata-palha para dar o toque final.

Farofas

7. Farofa de Natal fácil: Natal tem que ter farofa! Separe 30 minutos para fazer essa receita fácil que deixará a sua mesa muito mais bonita e saborosa. Entre os ingredientes, azeitonas, uvas-passas e nozes. Uma delícia!

8. Farofa de calabresa com ovo: há quem resista à uma farofa quentinha e bem temperada na hora da ceia? Se a sua resposta também for não, se liga nessa receita com calabresa, bacon e ovos. Basta misturar alguns ingredientes, refogar outros e prontinho!

9. Farofa de bacon simples: e se você é fã número 1 de bacon, também é possível torná-lo a estrela da farofa. A receita é bem simples, só é preciso fritar o bacon, refogar uma cebola, acrescentar manteiga, creme de cebola e adicionar farinha de mandioca.

Publicidade

10. Farofa de cenoura: seja você vegetariana ou não, esse prato vai te conquistar. Ele leva apenas cinco ingredientes e sua preparação é muito fácil. Rale e refogue uma cebola na manteiga, depois adicione cenoura ralada, farinha de mandioca e o sal. Está pronta!

11. Farofa de ovos: regada de ovos, essa farofa cheia de sabor não tem comparações. Ela é muito básica, mas não deixa de ser uma delícia. Você só precisa de ovos, farinha de mandioca, manteiga e sal. A receita suja pouca louça e ainda acrescenta sabor à mesa da ceia de Natal.

12. Farofa de alecrim: ervas aromáticas trazem um toque todo especial à comida, e esse é o caso do alecrim. Uma farofa vegetariana une todas as tribos. Pode apostar!

Carnes

13. Pernil assado: o segredo desse prato está em não errar o tempo de forno. A carne precisa ficar macia e suculenta. Sirva com rodelas de limão-siciliano para realçar o sabor.

14. Lombo na panela de pressão: deixe o lombo marinando de um dia para o outro, assim, o prato ficará ainda mais saboroso. Uma dica é preparar a receita com suco de laranja, pois o sabor cítrico da fruta realça a carne.

15. Frango recheado: outro clássico do Natal brasileiro, além de ser uma ótima alternativa para quem busca praticidade na cozinha. A farofinha do recheio fica divina.

16. Espetinho de carne com legumes: os espetinhos são ótimos e combinam com os costumes brasileiros. Tente fazer essa versão com contra filé, pimentão, tomate e cebola.

Publicidade

17. Frango atropelado ou galeto assado: você já pensou em fazer um frango achatado na grelha? Aprenda uma técnica para assá-lo por inteiro uniformemente. A carne fica com o miolo molhadinho e suculento. O tempero com pasta de alho, pimenta-do-reino e ervas frescas é uma delícia!

18. Frango assado com batata: sabe aquela receita que reúne todo mundo ao redor da mesa só pelo cheiro? O frango assado com batata é assim! É necessário temperar as sobrecoxas com shoyu, mostarda e alecrim. As batatas são cortadas de maneira rústica e assadas com alho para dar um leve perfumado.

19. Kibe de forno recheado: apesar de não ser tão comum em ceias de Natal, o kibe é uma ótima forma de incluir a carne à mesa sem ter todo o trabalho de assar uma peça inteira ou grelhar parte por parte a carne. Uma receita simples que pode entrar para a tradição da sua família.

20. Strogonoff de frango: está para existir alguém que não goste de strononoff. O prato é uma delícia. Primeiro, refogue a cebola na manteiga, em seguida, junte o frango, ketchup, mostarda e molho inglês. Para finalizar, acrescente champignon e creme de leite.

21. Espetinho de peixe: espetinho de peixe é possível? Claro que é! Ele fica leve, gostoso e cai muito bem para a ceia. É só você assar as metades dos filezinhos de tilápia normalmente no forno, com um palito no meio, até que fiquem bem sequinhos. A dica é servir os espetinhos com um molho de maionese, tomate, cebola e azeitona à parte.

22. Peixe empanado e recheado: um peixe empanado quentinho chama a atenção de qualquer um. Pode servir como petisco ou até prato principal. Basta temperar os filés, rechear com palmito e queijo, depois empanar e levar para fritar em óleo quente.

Pratos salgados

23. Tomate assado: uma explosão de sabores e aromas. O tomate combina muito com manjericão e parmesão. Um ótimo acompanhamento para carnes e voce pode usar o queijo que preferir.

24. Torradinhas: as torradinhas são ótimas para a ceia e completam qualquer prato, ainda mais essas em formato de estrela. Você pode reutilizar alguns pães amanhecidos, temperando-os com azeite e ervas. Corte em formato natalino e leve ao forno. As crianças vão amar.

25. Torta de liquidificador de presunto e queijo: sem segredos, essa torta salgada é uma das comidas mais simples do mundo. Misture ovos, leite e óleo no liquidificador. Adicione farinha, parmesão ralado e fermento. Disponha parte da massa em uma assadeira untada, salpique presunto, queijo, tomate, cebola e manjericão para o recheio, cubra com o resto da massa e leve para assar.

26. Rocambole salgado sem glúten: com ingredientes básicos, você consegue preparar esse prato incrível e sem glúten. Em um liquidificador, bata arroz branco, leite, óleo, ovos, queijo, fermento e salsinha. Leve a mistura para assar. Depois, basta rechear com maionese, queijo e presunto. Enrole a massa no formato de um rocambole.

27. Bolinho de arroz com calabresa: outro uso inteligente para o arroz branco que sobrou ou está ali de bobeira, é transformá-lo em bolinhos fritos irresistíveis. Coloque linguiça calabresa, mussarela e temperos a gosto. Depois de misturar tudo, frite essa maravilha que agrada a todos.

28. Arroz de forno simples: um modo criativo para variar no preparo e consumo do arroz. Você pode reaproveitar alimentos que estão na sua geladeira e adaptar a receita à sua maneira. Aqui, o segredo é misturar frango, seleta de legumes, tomates, queijo mussarela e batata-palha.

29. Palito de cenoura: esses palitinhos cítricos são um ótimo petisco. Descasque e corte a cenoura em pedaços menores. Coloque-as de pé em um potinho com suco de limão, água gelada e sal. Espere 5 minutos e já pode servir!

30. Macarrão recheado com frango: com um belo macarrão não tem como errar. Experimente utilizar uma massa maiorzinha e arredondada. Prepare o frango bechamel e recheie o macarrão. Cubra tudo com um molho de tomates e leve ao forno.

31. Macarrão ninho de forno: outro modo interessante de servir massa é em “ninhos” de macarrão assados. Para isso, basta distribuir o macarrão ainda cru em uma forma, cobrir a massa com presunto, queijo, requeijão e tomate, despejar água com tomates pelados sobre tudo, levar ao forno por 30 minutos e deliciar-se!

32. Lasanha de carne moída: a lasanha é um prato que deixa todo mundo feliz – crianças, adultos e até os mais velhos da família gostam. Para agradar a turma com essa maravilha italiana, refogue a carne junto aos temperos. Depois, monte sua lasanha intercalando molho e massa, finalizando com presunto e queijo.

33. Risoto de cenoura: risoto é a receita que tem nome chique e impressiona qualquer um, porém, com ingredientes básicos, é possível fazer um prato econômico e apetitoso. Você vai precisar de rroz arbóreo, vinho branco, caldo de legumes e cenoura. Finalize com manteiga e queijo.

34. Arroz colorido: a beleza do prato também tem sua parcela de importânica na hora de montar o banquete de Natal. Por isso, experimente acrescentar cenoura, ervilha, tomate e calabresa ao seu arroz. O preparo é básico e rápido.

Sobremesas

35. Rabanada de forno: chegou a melhor hora da ceia. A rabanada é um clássico de Natal que fecha a refeição com muita doçura. O pãozinho quente, coberto com açúcar e canela, fica incrível.

36. Cupcake de panetone: o panetone é quase um monumento histórico do Natal. Que tal adaptar a receita? Nessa versão, a sobremesa é recheada com frutinhas cristalizadas e leva um creme delicioso para finalizar.

37. Manjar de coco: ameixas em calda combinam muito com o clima natalino. Esse manjar fica uma delícia. É doce na medida certa. Acompanhe cada passo da receita, assim, ficará muito fácil desenformar o doce.

38. Mosaico de gelatina: uma receita que te transporta de volta à infância. Além de bonito e nostálgico, o mosaico de gelatina é econômico. Utilize gelatinas de cores vermelha e verde para deixar a comida ainda mais temática.

39. Salada de frutas simples: uma sobremesa fresca e saudável. Com apenas morangos e kiwis, um chantilly saboroso e algumas folhas de hortelã, em um belo copinho, você serve algo prático e sofisticado.

40. Pudim de gelatina fácil: já pensou em fazer uma sobremesa com apenas dois ingredientes baratinhos? Sim, é real! Para isso, hidrate um pacote de gelatina do sabor de sua preferência. Em uma forma de pudim, misture a gelatina, creme de leite e leite condensado, depois deixe na geladeira até firmar.

Você tem um monte de cartas na manga para surpreender seus convidados com um cardápio de Natal brasileiro, temático e econômico. O mais importante de tudo: os pratos são deliciosos!

Estudante de Comunicação, viciada em filmes de terror e fotografia, que não consegue sair de casa sem brinco de argola e camiseta oversized.