Ceia de Natal econômica: 40 receitas para se deliciar sem gastar muito

Escrito por Nicole Broetto

iStock

Fim do ano chegando, luzinhas pisca-pisca pela cidade e já começamos a pensar nas maravilhas da ceia de Natal. Os pratos clássicos sempre estão presentes, trazendo sabor e tradição, assim como os acompanhamentos deliciosos. Mas para aquelas pessoas que curtem economizar e testar novas receitas, por que não preparar uma ceia de Natal econômica? Fique de olho nas incríveis receitas abaixo, que irão impressionar sem pesar no bolso.

Índice do conteúdo:

Saladas para a ceia de Natal econômica

1. Salada de brócolis: o novo ano vem chegando e muitas pessoas já começam a fazer as promessas de levar uma vida mais saudável. Você é uma delas? Se sim, não deixe de conferir essa salada de brócolis, cenoura, maçã, cebola, tomate, parmesão e pistache. Os ingredientes podem parecer estranhos juntos, mas combinam perfeitamente.

2. Salada de batata e maionese: convenhamos que a salada de batata e maionese mal parece salada de tão gostosa que é. Aprenda de vez como fazer esse prato clássico de qualquer ceia de Natal, que fará seus convidados desejarem repetir até não sobrar mais nada.

3. Salada de tomate: superprática, essa saladinha pode ser servida como entrada ou acompanhamento. De modo simples, ela só leva tomate cereja, cebola roxa e cebolinha. O segredo é colocar a cebola picada em um pote com gelo e água para amenizar sua acidez, de modo que complemente a doçura do tomatinho.

Leia também: 33 receitas de bolo de Natal para uma ceia completa e inesquecível

4. Salada de legumes cozidos: outra receita versátil que combina com tudo é a salada de legumes cozidos. Experimente fazê-la com batata inglesa, vagem, cenoura e azeitonas pretas. Os legumes não precisam cozinhar demais, para ainda manter o crocante e você pode finalizar com um molhinho de ervas e limão.

5. Salada de batata com atum: talvez não tão usual, mas ainda assim saborosa, a salada de batata com atum é bem tropical, perfeita para os dias quentes do verão brasileiro. Ela não é tão leve quanto as outras saladas e por isso pode facilmente ser servida como um dos pratos principais.

6. Salada de forno: e que tal dar uma variada e fazer uma salada quente superprática? Ela funciona de modo parecido a um ratatouille, em que você irá fatiar berinjela, abobrinha e tomate, temperar com azeitona, sal, pimenta e ervas, regar com azeite e depois por para assar.

7. Salpicão: outro rei das festas de Natal é o salpicão, a mistura de frango, vegetais e maionese rende uma salada sem comparações. Essa versão leva cenoura, salsão, alface, maçã, pimentão, cebola e salsinha para dar o toque final.

Farofas para a ceia de Natal econômica

8. Farofa de calabresa: há quem resista à uma farofa quentinha e bem temperada na hora da ceia? Se a sua resposta também for não, se liga nessa receita com calabresa, bacon, ovos e cebola. Basta misturar alguns ingredientes, refogar outros e prontinho!

Leia também: Arroz de Natal: 25 receitas para deixar este dia mais saboroso

9. Farofa de bacon: e se você é fã número 1 de bacon, também é possível torná-lo a estrela da farofa. A receita é bem simples, só é preciso fritar o bacon e reservar, refogar uma cebola na manteiga, acrescentar farinha de mandioca, e por fim juntar o bacon novamente.

10. Farofa de cenoura: seja você vegetariana ou não, esse prato vai te conquistar. Ele leva apenas cinco ingredientes e sua preparação é muito fácil. Depois de ralar a cebola, você irá refogá-la na manteiga, depois adicionar a cenoura também ralada, acrescentar a farinha de mandioca e o sal e está feita!

11. Farofa de ovos: regada de ovos, essa farofa cheia de sabor não tem comparações. Ela é muito básica mas não deixa de ser uma delícia. Você só precisa de ovos, farinha de mandioca, manteiga e sal, que são superacessíveis. A receita suja pouca louça e ainda acrescenta sabor à mesa da ceia de Natal.

12. Farofa de alecrim: algumas ervas são mega-aromáticas, trazendo um toque todo especial à comida, e esse é o caso do alecrim. Essa farofa é vegetariana e além do alecrim, ela leva cebola, manteiga e farinha de mandioca.

13. Farofa de abobrinha: e para dar uma diferenciada nas farofas mais tradicionais, por que não testar essa versão com abobrinha? Ela fica bem úmida e é perfeita para o Natal brasileiro, que pede pratos leves e mais tropicais, então não tem como não dar uma chance para essa farofinha.

Leia também: Biscoitos de Natal: 39 receitas para presentear e saborear

Carnes para a ceia de Natal econômica

14. Espetinho de carne com legumes: outro ponto importante a se pensar na ceia são as carnes que serão servidas. E os espetinhos são uma ótima opção para servir todo mundo sem ter muito trabalho. Tente fazer essa versão com fraldinha, bacon, pimentão, berinjela, abobrinha e tomate.

15. Espetinho de frango com bacon e legumes: outro espetinho que dá muito certo em festas é o de frango com bacon e legumes. Ele se aproxima à ideia de um churrasquinho que todo mundo ama, mas com sofisticação e sem gerar bagunça pela cozinha.

16. Frango atropelado: você já pensou em fazer um frango achatado na grelha? Utilizando uma técnica diferenciada, ele assa por inteiro uniformemente e ainda fica úmido por dentro, cheio de suculência. Para completar, a marinada utilizada no frango é cheia de temperos únicos. Você precisa fazer!

17. Frango assado com batata: sabe aquela receita que reúne todo mundo ao redor da mesa só pelo cheiro? O frango assado com batata é assim! É necessário temperar as sobrecoxas com shoyu, mostarda e alecrim, e as batatas são cortadas de maneira rústica e assadas com alho para dar um leve perfumado.

18. Kibe assado recheado: apesar de não ser tão comum em ceias de Natal, o kibe pode ser uma ótima forma de incluir a carne à mesa sem ter todo o trabalho de assar uma peça inteira ou grelhar parte por parte a carne. A receita também é bem simples, bastando preparar a massa do kibe, depois rechear com queijo e por para assar.

19. Strogonoff de frango: está para existir alguém que não goste de strononoff. O prato é uma delícia e superprático. Primeiro, refogue a cebola na manteiga, depois junte o frango, ketchup, mostarda e molho inglês, e para finalizar acrescente o champignon e creme de leite.

20. Espetinho de peixe: espetinho de peixe é possível? Claro que é! Ele fica leve, gostoso e cai muito bem para a ceia. É só você assar as metades dos filezinhos de tilápia normalmente no forno, com um palito no meio, até que fiquem bem sequinhos. A dica é servir os espetinhos com um molho de maionese, tomate, cebola e azeitona à parte.

21. Iscas de peixe empanadas: um peixe empanado quentinho chama a atenção de qualquer um, então por que não fazer iscas fritinhas de Natal? Pode servir como petisco ou até prato principal, de tão bom que é. Basta cortar o peixe em pedacinhos, temperar com limão, alho, sal e pimenta-do-reino, depois empanar no ovo, farinha de rosca e de trigo e levar para fritar.

Pratos salgados para a ceia econômica

22. Torradinhas: as torradinhas são ótimas para a ceia e completam qualquer prato, ainda mais essas em formato de estrela. Você pode reutilizar alguns pães velhos, temperando-os com azeite e ervas, cortando-os em formato natalino e levando ao forno.

23. Torta de liquidificador de presunto e queijo: sem segredo nenhum, essa torta salgada é uma das comidas mais simples do mundo. Misture ovos, leite e óleo no liquidificador, adicione farinha, parmesão ralado e fermento e volte a bater. Disponha parte da massa em uma assadeira untada, salpique presunto, queijo, tomate, cebola e manjericão para o recheio, cubra com o resto da massa e leve para assar.

24. Rocambole salgado sem glúten: utilizando ingredientes superbásicos que quase todo mundo tem em casa, você consegue preparar esse prato incrível, que de quebra ainda não possui glúten. É preciso bater em um liquidificador arroz branco, leite, óleo, ovos, queijo, fermento e salsinha. Assar essa mistura em uma forma, depois de pronta rechear com maionese, queijo e presunto, enrolar a massa e já está pronto para servir.

25. Bolinho de arroz: outro uso inteligente para o arroz branco que sobrou ou está ali de bobeira, é transformá-lo em bolinhos fritos irresistíveis. Coloque leite, ovo, manteiga, arroz, farinha, queijo, sal e pimenta no liquidificador e misture bem os ingredientes. Adicione salsinha e cebolinha e frite os bolinhos até dourarem.

26. Arroz de forno: outro modo criativo de variar no preparo e consumo do arroz é fazendo um delicioso arroz de forno. Você pode reaproveitar alimentos que estão na sua geladeira e adaptar a receita à sua maneira. O segredo é misturar o arroz, a ervilha, o milho e o molho de tomate. Depois juntar mais um pouco de molho de tomate ao creme de leite e despejar esse creme sobre o arroz. Salpique parmesão ralado por cima e leve ao forno para gratinar.

27. Palito de cenoura: ideal para trazer uma refrescância para a ceia, esses palitinhos cítricos são um ótimo petisco para curtir durante a refeição. Para seu preparo, descasque e corte a cenoura em pedaços menores e coloque-as de pé em um potinho com suco de limão, água gelada e sal.

28. Macarrão recheado com frango: com um belo macarrão também não tem como errar na ceia de Natal. Experimente utilizar uma massa maiorzinha e arredondada, boa para rechear. Prepare o frango bechamel e recheie o macarrão, cubra tudo com um molho de tomates para finalizar e leve ao forno.

29. Macarrão ninho de forno: outro modo interessante de servir massa é em “ninhos” de macarrão assados. Para isso, basta distribuir o macarrão ainda cru em uma forma, cobrir a massa com presunto, queijo, requeijão e tomate, despejar água com tomates pelados sobre tudo, levar ao forno por 30 minutos e deliciar-se!

30. Lasanha de carne moída: a lasanha é um prato que deixa todo mundo feliz – crianças, adultos e até os mais velhos da família gostam. Para agradar a turma com essa maravilha italiana e ainda sujar apenas uma panela, refogue a carne moída e a cebola, depois adicione o molho de tomate por cima, junto aos temperos. Coloque a massa para lasanha em pedaços junto da carne e regue com mais molho de tomate, tudo irá cozinhar junto garantindo uma lasanha superprática.

31. Risoto de cenoura: risoto é aquela receita que tem nome chique e impressiona qualquer um, mas com ingredientes básicos, é possível fazer um prato econômico e apetitoso. Então se você está sem ideia de por onde começar, experimente ralar uma cenoura e refogá-la com cebola, adicione arroz arbóreo e vinho branco, e por fim hidrate o arroz com caldo de legumes. Finalize com manteiga e queijo e seja feliz!

32. Arroz colorido: a beleza do prato também tem sua parcela de importânica na hora de montar o banquete de Natal. Por isso, experimente acrescentar cenoura, ervilha, tomate e calabresa ao seu arroz para dar um colorido e ainda mais sabor. O preparo também é bem básico, muito parecido ao de arroz branco, apenas adicionando esses ingredientes mais diferentes.

Doces para a ceia de Natal econômica

33. Rabanada de forno: talvez a parte da ceia pela qual todo mundo fica ansioso mesmo são os doces. Eles fecham a refeição com chave de ouro e deixam todos felizes. A rabanada é um clássico do Natal. O pãozinho quente, coberto com açúcar e canela é incrível. Tente fazê-lo assado para não ficar tão gorduroso.

34. Minipanetone: que a sobremesa favorita da época natalina é o panetone ninguém discorda, mas muitas vezes eles são bem caros nos mercados, então por que não se jogar e fazer o seu próprio panetone? Nessa versão eles são mini, o que os deixam ainda mais fofos e também são recheados com frutinhas cristalizadas.

35. Torta mousse de chocolate: um mousse é cremoso e aerado, uma torta de chocolate é doce e fofinha, então que tal juntar os dois nessa incrível torta mousse de chocolate? O segredo é fazer a receita em camadas, por baixo fica a massa da torta e da metade para cima o mousse é despejado, criando a textura perfeita de cremoso e sequinho.

36. Mosaico de gelatina: essa é aquela receita que te transporta de volta à infância. Além de bonito e nostálgico, o mosaico de gelatina é uma maneira fácil de economizar na sobremesa de Natal. É possível utilizar gelatinas de cores vermelha e verde para deixar a comida ainda mais temática, já que a gelatina se destaca em meio ao creme branco.

37. Salada de frutas simples: um jeito rápido de conseguir uma sobremesa bem fresca e saudável é simplesmente fazendo uma saladinha de frutas. Com apenas morangos e kiwis, um chantilly saboroso e algumas folhas de hortelã em um belo copinho você serve algo prático e sofisticado.

39. Pudim de gelatina: já pensou em elaborar uma sobremesa com apenas dois ingredientes baratinhos? Sim, é real! Para isso, hidrate um pacote de gelatina do sabor de sua preferência, misture a gelatina ao creme de leite e deixe na geladeira até firmar. Para um charme extra sirva com algumas frutas ou uma calda por cima.

40. Cone trufado de Natal: e para quem é fã mesmo de deixar tudo com ar natalino, até as comidas da ceia, que tal servir um doce em formato de arvorezinha? O truque é preparar um creme trufado para rechear aqueles cones de sobremesa, cobrir os cones com chocolate colorido verde e espalhar alguns confeitos no topo para dar a impressão de enfeites de Natal.

São tantas ideias criativas que até dá vontade de antecipar o Natal e testar de tudo, né? Você pode se jogar nas receitas e fazer vários dos pratos mostrados aqui ou se dedicar ao preparo só do seu favorito, garantindo uma ceia de Natal econômica e saborosa. Se você quer uma ceia de Natal que além de econômica é prática, confira para não perder horas na cozinha!

Assuntos: Alimentação

Para você