Mesa de Natal: 96 ideias encantadoras para você arrasar na decoração

Escrito por Isabella Tamaki

onekingslane

A mesa de Natal é, sem dúvidas, um dos grandes destaques da noite natalina, afinal, é onde recebemos a família e os amigos para nos deliciarmos com a ceia. Arrumar a mesa não precisa ser tarefa difícil e para te ajudar, preparamos um tutorial simples para você seguir e saber como dispor os enfeites.

Veja também 90 fotos de diversas composições de mesa natalina e 6 tutoriais de como fazer centros e arranjos para você se inspirar e surpreender a todos com a sua decoração.

Como arrumar a mesa de Natal

  1. Decida uma temática ou uma cor principal para a decoração da sua mesa de Natal e escolha uma toalha para compor o fundo;
  2. Após estender a toalha, delimite o lugar de cada prato posicionando jogos americanos sobre a mesa;
  3. Para uma decoração ainda mais encantadora, invista em um sousplat que combine com a temática escolhida;
  4. Coloque o prato no centro e disponha os talheres em sua lateral. O garfo fica à esquerda e a faca à direita. Para uma composição mais elaborada, os talheres vão do menor (para saladas) ao maior (para o jantar) em direção ao centro;
  5. Após posicionar todos os utensílios para para o jantar, arrume o centro da mesa de Natal, decorando com um enfeite ou um arranjo;
  6. Deixe um espaço entre os enfeites para colocar os alimentos da ceia. Você pode posicionar o prato principal no centro e as saladas e os acompanhamentos ao longo da mesa.

Se você deseja uma mesa de Natal simples e discreta, invista em jogos americanos e toalhas de fundo liso. Mas se a sua ceia natalina for elaborada e tradicional, aposte na disposição clássica dos utensílios e capriche nos enfeites posicionados no centro da mesa.

Mesa de Natal: 90 fotos para você se inspirar

Agora que você já tem uma ideia de como montar a sua mesa de Natal, confira 90 fotos e se inspire para compor a sua.

Leia também: Decoração de Natal: 170 ideias criativas de como enfeitar a sua casa

Mesa de Natal 2018

Se você não abre mão de uma mesa caprichada na ceia de Natal, confira as tendências e inspirações mais sofisticadas e bem elaboradas para você pensar na sua decoração.

Essas ideias são caprichadas e perfeitas para quem vai organizar uma grande ceia de Natal com a família toda. Há ideias para todos os estilos e você pode escolher uma decoração tradicional com verde e vermelho ou então apostar em uma mesa supermoderna!

Mesa de Natal simples

E se você prefere uma decoração discreta ou está economizando neste Natal, confira algumas ideias de mesas natalinas simples. Os jogos americanos e os guardanapos personalizados de tecido fazem toda a diferença na composição. Confira:

Para tirar o simples do básico, invista em sousplats ou na sobreposição de pratos. A mesa de Natal não precisa contar com elementos superelaborados e continua encantadora.

Mesa de Natal dourada

Além das cores natalinas tradicionais, o dourado também faz sucesso na composição das mesas. A cor traz sofisticação para a mesa e pode ser o tom de destaque ou aparecer em detalhes como os talheres. Veja algumas ideias:

Leia também: Guirlandas de Natal: 148 ideias de como decorar com esse enfeite encantador

Caprichadas, não é mesmo? O brilho do dourado combina com ocasiões de Natal variadas, desde a ceia na véspera até o almoço em família do dia 25.

Mesa de Natal azul

E se você quer inovar, que tal compor uma mesa de Natal com tons de azul? A cor foge do clássico verde e vermelho e deixa as produções modernas e nada óbvias. Confira:

Para compor uma mesa ainda mais requintada, aposte em elementos da temática natalina como as pinhas e as mini-árvores.

Mesa de Natal rústica

A combinação de tons de marrom, verde e vermelho resultam em composições aconchegantes e nada básicas. Veja algumas inspirações de mesas de Natal no estilo rústico e se apaixone por essa tendência.

Se você quer manter a mesa de madeira aparente, é possível substituir a toalha por uma passadeira, mais estreita. Os tons de bege, marrom e a estampa xadrez são certeiros para esse tipo de decoração.

Leia também: Artesanato de Natal: 100 ideias para decorar, presentear ou vender

Mesa de Natal decorada com frutas

E há quem adore compor a mesa de Natal com frutas. Você pode escolher as decorativas ou as comestíveis. O pêssego, a uva e a romã são as tradicionais frutas natalinas e nos ajudam a compor uma mesa caprichada e cheia de cor.

Você pode dispor as frutas ao longo da mesa, em cima dos pratos ou colocá-las dentro de refratários para decoração.

Já sabe qual mesa de Natal faz o estilo da sua família? Para você mesma fazer alguns enfeites, confira o próximo tópico.

Como fazer centro de mesa de Natal

Como você viu nas inspirações, a maioria das mesas de Natal conta com centros e decorações caprichadas, como velas e arranjos florais. Confira 6 tutoriais de diversos enfeites para a mesa e faça você mesma!

Como fazer 3 arranjos para centro de mesa natalino

Nesse vídeo aprendemos como fazer 3 arranjos tradicionais para decorar a mesa de Natal. Para fazê-los, você vai precisar de itens de artesanato como um festão, bolinhas de Natal e algumas velas.

DIY – Arranjo para centro de mesa com flores e velas

Se você adora flores, vai adorar essa ideia de centro de mesa. Você vai precisar de uma espuma floral e alguns ornamentos para decorar o seu enfeite. Para deixar o arranjo com a cara do Natal, a dica é escolher flores e folhas verdes e vermelhas para a composição.

Como decorar a sua mesa com enfeites natalinos

Se você ainda guarda os enfeites natalinos do ano passado, pode reaproveitá-los para fazer um lindo centro de mesa. A base dessa decoração é um prato de bolo, que pode ser decorado com adornos de Natal e uma vela no centro. No vídeo também acompanhamos algumas dicas de como organizar e dispor os elementos na mesa.

Centro de mesa de Natal com bolinhas e potes de vidro

Para sair do óbvio neste Natal e decorar a mesa de um jeitinho despojado, você pode compor um enfeite colorido e criativo. Para fazer, basta ter potes ou refratários de vidro e decorá-los com bolas de decoração natalinas e finalizar com um laço caprichado.

Aprenda como fazer dois arranjos natalinos para o centro de mesa

Esse vídeo nos ensina como fazer dois arranjos natalinos para decorar a mesa de Natal. Você vai precisar de espuma floral e folhas diversas para compor o enfeite. Para finalizar o enfeite e deixá-lo sofisticado, você pode colocar pinhas e outros elementos em vermelho ou dourado.

Centro de mesa de Natal com taças

E se você está planejando um Natal rústico para a sua casa, aposte em um centro de mesa como esse. Você vai precisar de uma bandeja para a base, além de ornamentos natalinos como as pinhas. Para o destaque dessa decoração, basta usar uma taça de cabeça para baixo e uma vela. Fica encantador!

Há inspirações lindas e variadas para todo mundo decorar a mesa de Natal do próprio jeito, sem deixar de ser especial. E é claro que na ceia não podem faltar pratos deliciosos. Para isso, confira 58 receitas natalinas fáceis e arrase no jantar.

Assuntos: Decoração

Para você