Almoço de Dia das Mães: 28 receitas para aproveitar ao máximo este dia

Escrito por
Atualizado em 06.05.22

iStock

Quer comemorar de uma forma diferente e digna das mães nesta data especial? Mostre para sua rainha que, assim como ela, você também pode surpreender. Esse é o dia de você deixá-la descansando e assumir as panelas. Pensando em facilitar essa tarefa, confira abaixo deliciosas receitas que podem compor seu menu de almoço de Dia das Mães!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Entradas para surpreender logo de cara

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

1. Salpicão tradicional: essa receita é perfeita para uma entrada digna da sua mãe. E, para quem não tem muita prática na cozinha, é melhor ainda. Frango, legumes, maionese e batata-palha estão entre os ingredientes dessa delícia que serve até 8 pessoas.

2. Alcachofra assada: se você nunca comeu alcachofra, essa é a ocasião perfeita para experimentar. Ela tem um sabor bastante suave e geralmente compõe pratos mais sofisticados. Nessa receita, ela é temperada com alho, o que a deixa mais deliciosa ainda.

3. Brusqueta de tomate com queijo: para quem quer fazer um almoço com ares italianos, essa brusqueta garante exatamente isso. Você vai precisar de poucos ingredientes e o preparo é tão fácil que, quando você menos esperar, já estará pronto.

4. Salada de maionese: quem não ama salada de maionese? Se sua mãe sempre prepara uma maionese deliciosa para você, chegou a hora de retribuir. Os ingredientes são maionese pronta, legumes, salsinha, mostarda, sal e pimenta a gosto.

5. Bolinhos de abobrinha com queijo: esses bolinhos são uma delícia e, claro, muito fáceis de fazer. Geralmente, bolinhos são fritos em imersão. Mas, para deixar esses aqui mais saudáveis, você pode deixá-los mais fininhos e apenas grelhar com um fio de azeite. Fica incrível!

6. Canapés de porco com chutney de abacaxi: parecendo que saiu de um restaurante chique, essa receita vai impressionar sua mãe e todos os convidados para o almoço. A gordura do porco é equilibrada de forma muito harmônica com o chutney de abacaxi, que é doce e azedinho ao mesmo tempo.

7. Batata rústica na cerveja: se você está em busca de algo diferente para surpreender, essa é a receita certa. O preparo é bastante simples: deixe as batatas marinando na cerveja por meia hora, coloque-as em uma forma e tempere com os ingredientes de sua preferência. Fica uma delícia!

Publicidade

8. Carpaccio de carne: essa receita é super-refinada e seu sabor é inesquecível! Ela leva um molho de mostarda e mel que deixa tudo ainda mais saboroso. Você pode servir com torradas e uma bela salada verde. Aposta certeira!

9. Tempurá de legumes: sabe aquela receita que, se você pudesse, comeria toda semana, de tão maravilhosa que ela é? Esse tempurá fica supercrocante e sequinho. O segredo da crocância desse prato está em usar água bem gelada ao preparar a massa. É isso que irá garantir a textura que deixa o prato com sabor de quero mais.

10. Berinjela empanada crocante: se você busca uma opção de entrada crocante, leve e deliciosa, essa é a receita perfeita. Aqui, as fatias de berinjela são empanadas com um mix de temperos antes de serem levadas ao forno. Ótima pedida para um almoço mais fitness!

Pratos principais para mostrar que é a melhor filha do mundo

Foto: Reprodução / Gastrolândia

11. Bife Wellington: é esse da foto aqui em cima. Irresistível, não é mesmo? A receita consiste em uma boa peça de filé mignon envolto por uma camada de purê de cogumelos e massa folhada. Para os amantes da carne, é um prato de comer rezando!

12. Lombinho de porco com farofa de ovos: pode não parecer, mas esse prato é bem simples e seu preparo é bem rapidinho! O lombinho é temperado com alecrim e vinagre, e a farofa é a cereja do bolo no prato. Não precisa nem falar que fica surreal, né?

13. Arroz negro com medalhão de filé mignon: se você lesse o nome desse prato em um restaurante, com certeza, ele seria uma pequena fortuna, não é mesmo? Mas você pode prepará-lo em casa para economizar e ainda fazer aquela moral com a sua mãe. O segredinho dessa receita está em refogar o arroz com manteiga em vez de óleo, o que dá um gosto todo especial ao prato.

14. Maminha ao molho de vinho: essa receita fica parecida com as carnes ao molho madeira, mas ela é bem mais fácil. O que garante seu sabor único é o vinho misturado ao shoyu – e cogumelos para completar essa delícia. Aí é só escolher uma entrada das sugeridas acima e arrasar com a mamãe.

15. Massa com camarão ao pesto de hortelã: você ama aquela macarronada à bolonhesa? Mas o Dia das Mães é uma data que pede algo mais elaborado e refinado, não é mesmo? Que tal apostar nessa massa com camarões ao pesto de hortelã? Ela não é tão difícil de fazer, mas fica maravilhosa. Está na hora de inovar na cozinha!

16. Lasanha caprese: levanta a mão quem é apaixonada por lasanha! Essa versão leva mussarela, tomate e pesto de manjericão fresco. O mais legal é que você pode usar a massa pronta (de qualidade, hein?) para não precisar se aventurar preparando uma massa fresca. O resultado é uma lasanha cremosa e de dar água na boca.

Publicidade

17. Salmão com crosta de castanhas: essa é mais uma receita que tem cara de restaurante chique. E se você souber que, além de ser um prato sofisticado, é fácil de fazer? Você precisa apenas fazer a “farofinha” que vai por cima do salmão e colocar tudo para assar. Moleza, não é mesmo? Ah, e fica espetacular!

18. Risoto de abóbora com bacalhau: sempre que pensamos em bacalhau, imediatamente já associamos esse peixe a datas especiais. Quer mais especial do que Dia das Mães? Além do bacalhau e da abóbora, esse risoto leva pupunha, parmesão, requeijão e pimenta. Só de imaginar já dá fome!

19. Strogonoff de camarão: o strogonoff é sempre um prato que não tem erro. Agrada todo mundo e é superfácil de preparar. Aqui, o segredo é utilizar camarões em vez da carne bovina, que geralmente vai na receita tradicional. Para ficar ainda mais sofisticado, vale adicionar vinho branco e molho inglês ao preparo.

20. Medalhão de frango recheado com damascos: para dar um toque especial ao tradicional frango, essa receita leva damascos que dão um sabor todo especial ao prato. Você pode estar pensando que o frango fica seco, mas, antes de ir ao forno, ele é regado com um molhinho preparado com vários ingredientes que garantem muito sabor e aroma, como shoyu e vinagre balsâmico. Fica um escândalo de delicioso!

Sobremesas para fechar com chave de ouro

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

21. Pudim de leite sem fogão: você leu certo, sem fogo. Essa receita é tão prática que você nem precisa chegar perto do fogão. Você só precisa bater tudo no liquidificador e, depois, levar para a geladeira. Espere algumas horas até que ele esteja bem geladinho e sirva!

22. Cheesecake de frutas vermelhas: uma sobremesa que enche a boca d’água e também atrai muito olhares. Qualquer coisa fica linda com frutas vermelhas em cima, não é mesmo? Esse cheesecake é o docinho que vai faltar depois do almoço. Não é uma receita difícil, mas ela pode ser um pouco demorada, pois tem algumas etapas. Vale cada segundo de trabalho!

23. Mousse de leite Ninho com chocolate branco: tem como ficar ruim? Claro que não! Essa receita é tão facinha que você nem vai acreditar. É só bater no liquidificador leite condensado, creme de leite, leite Ninho e gelatina incolor dissolvida. Raspas de chocolate branco para finalizar e pronto!

24. Banoffee: banana, chantilly e doce de leite. Precisa de mais alguma coisa? Essa sobremesa é daquelas que não tem como comer um pedaço só. Mas tudo bem, porque vale cada porção! Para dar ainda mais aroma à receita, você pode polvilhar canela para finalizar. Tudo de bom!

25. Bolo Twix: mais um bolo de arrancar suspiros de qualquer um. Essa receita consiste em uma massa de pão de ló bem fofinha, brigadeiro comum, brigadeiro de caramelo (imagina como isso fica bom!), ganache e uma farofa supercrocante. Você não vai deixar de provar, né? Ah, e ainda tem o chocolate Twix para decorar.

Publicidade

26. Sorvetão de morango: um sorvete de creme bem suculento com calda de morango. Outra delícia que dificilmente vai desagradar alguém. A receita é bem simples: você vai precisar de ovos, leite, leite condensado, creme de leite, açúcar e morangos. Vai ser um sucesso!

27. Pavê de Sonho de Valsa: se você fizer essa sobremesa, provavelmente vai ouvir aquela piada – nem precisa falar qual é, né? Mas, com certeza, ela irá agradar a todo mundo da família. O pavê intercala camadas de creme e de bolacha, sendo finalizado com bombons picados. Aposta certa para o almoço de Dia das Mães!

28. Bolo Red Velvet: esse bolo é a coisa mais linda do mundo! Ele é vermelho, a cor do amor. Tudo a ver com a ocasião, não é mesmo? Precisamos confessar que esse preparo não é um dos mais fáceis, mas, ainda assim, vale muito a pena dedicar um tempinho para prepará-lo. O resultado é praticamente uma obra de arte comestível!

Não tem desculpa, não é mesmo? Tem receitas de todos os níveis de dificuldade e para todos os gostos. Agora, é só pensar com carinho para escolher quais pratos vão compor esse almoço de domingo tão especial!

Assuntos: Dia das Mães