12 remédios para aliviar dores no ouvido

Veja dicas simples e eficazes que podem ajudar a tratar as dores

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Existem muitos tipos diferentes de dor de ouvido. A mais comum é a otite média aguda (OMA), uma infecção do ouvido cuja dor é causada pelo fluido que fica preso atrás do tímpano.

Os sintomas também variam dependendo da causa, mas, em geral, podem incluir febre, uma leve perda auditiva e sensação de desânimo por alguns dias.

E nem todas as infecções de ouvido precisam de medicação regular. Há algumas opções de tratamentos caseiros e remédios naturais que podem ajudar a deixar a dor mais suportável. Conheça:

1. Analgésicos de venda livre

Foto: iStock

Alguns analgésicos mais comuns, vendidos sem receita médica, são ótimos para controlar a dor associada à infecção no ouvido. Eles são seguros, mas é importante ler a bula e ver as instruções de dosagem. Esses medicamentos também podem ajudar a diminuir a febre.

2. Compressas frias ou quentes

Foto: iStock

As pessoas costumam usar compressas de gelo ou compressas quentes (seja com bolsas térmicas ou mesmo um pano úmido) para aliviar dores em geral. O mesmo pode ser feito para dor de ouvido. Este método é seguro para crianças e adultos. Coloque o bloco de gelo ou compressa quente sobre a orelha e alterne entre quente e frio, com 10 minutos de cada.

Leia também: Remédio caseiro com vinagre de maçã para acabar de vez com a sinusite

3. Azeite

Foto: iStock

O uso de azeite de oliva para dores de ouvido é um remédio popular, embora não haja provas científicas de que pingar algumas gotas quentes no canal auditivo ajudem a aliviar a dor. Mas é seguro fazer isso e pode ser eficaz. No caso de crianças, certifique-se antes com o médico. E sempre verifique com um termômetro se o azeite não está mais quente que a temperatura corporal, para evitar qualquer risco de queimaduras no tímpano.

4. Extratos de ervas

Foto: iStock

Os extratos de ervas podem ser encontrados para comprar online e em algumas farmácias. As gotas desses extratos podem ser tão ou mais eficazes quanto os remédios tradicionais para os ouvidos e não precisam de receita médica.

5. Quiropraxia

Foto: iStock

A quiropraxia, em geral, é indicada para tratamentos do sistema nervoso, sistema muscular e ossos. Mas, além de aliviar as dores nas costas, pode aliviar também a dor de ouvido. Um estudo descobriu que 93% dos participantes tiveram melhora após esse tipo de tratamento, e 43% deles com apenas uma ou duas sessões.

6. Óleo da árvore do chá

Foto: iStock

Conhecido pelas propriedades antifúngicas, antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo da árvore do chá é muito usado para problemas de pele. Mas algumas gotas no ouvido podem ajudar também a reduzir a dor e o desconforto. Se preferir, pode misturá-lo com uma pequena quantidade de azeite.

7. Dormir sem colocar pressão no ouvido

Foto: iStock

Algumas posições do sono agravam a dor das infecções do ouvido. E algumas podem ajudar a aliviá-la. Durma com o ouvido afetado para cima, ao invés de pressioná-lo no travesseiro. Ou coloque travesseiros extras para que a cabeça fique mais elevada, o que ajuda a drenar mais rapidamente.

Leia também: Própolis: um “medicamento natural” que surpreende pela quantidade de benefícios

8. Exercícios para o pescoço

Foto: iStock

Algumas dores de ouvido são causadas pela pressão no canal auditivo. Certos exercícios para o pescoço podem ser usados para aliviar essa pressão, especialmente os exercícios de rotação do pescoço. Para isso, sente-se com os dois pés apoiados no chão, gire lentamente o pescoço e a cabeça para a direita até que a cabeça esteja paralela ao ombro, gire para o outro lado, até que a cabeça esteja paralela ao outro ombro, levante os ombros bem alto, como se estivesse tentando cobrir seus ouvidos com eles, sempre fazendo os movimentos lentamente. Depois estique, conte até cinco e relaxe. Repita algumas vezes ao longo do dia.

9. Gengibre

Foto: iStock

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias naturais que podem ajudar a aliviar as dores de ouvido. Coloque algumas gotas do suco do gengibre ou óleo aquecido com gengibre ao redor do canal auditivo externo. Não coloque diretamente no ouvido.

10. Alho

Foto: iStock

O alho tem propriedades antibióticas e analgésicas. Para dor de ouvido, a dica é mergulhar o alho esmagado no azeite quente, deixar por vários minutos, depois coar o alho e pingar o óleo no canal auditivo.

11. Água oxigenada

Foto: iStock

Vem sendo usada como um remédio natural para dores de ouvido durante muitos anos. Basta colocar várias gotas no ouvido afetado, deixar descansar por alguns minutos e depois escorrer e lavar o ouvido com água limpa e destilada.

12. Distração

Foto: iStock

Sim, é isso mesmo. Se distrair e fazer algo agradável que tire o foco da dor é eficaz para crianças e adultos. Um filme, um livro, um banho relaxante são algumas das opções que vão te ajudar a esquecer a dor de ouvido.

Leia também: 5 remédios caseiros eficazes para combater enxaqueca e dores de cabeça

Muitas infecções de ouvido desaparecem sozinhas em cerca de uma semana ou duas, com os sintomas começando a melhorar depois de alguns dias. Porém, no caso de crianças com menos de dois anos é importante consultar um médico para acompanhar o problema.

Para você