Remédio caseiro com vinagre de maçã para acabar de vez com a sinusite

O vinagre de maçã tem propriedades medicinais e é excelente para aliviar os sintomas da sinusite. Aprenda a preparar o tratamento na sua casa

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

A sinusite é uma inflamação das cavidades nasais que causa dor de cabeça, dores no rosto e congestão, dificultando o dia a dia das pessoas acometidas.

Bastante comum, a sinusite pode aparecer como consequência de um resfriado ou de alergias das vias aéreas superiores, sendo conhecida como sinusite aguda.

A sinusite crônica, por sua vez, envolve a presença de micro-organismos e pode durar até oito semanas. Muitas vezes, é necessário fazer um tratamento com antibióticos.

Um ingrediente caseiro que promete acabar com a sinusite é o vinagre de maçã, conhecido por suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

Derivado da fermentação do suco de maçã, o vinagre branco pode ser utilizado de várias formas para combater os sintomas da sinusite, além de fortalecer a imunidade para prevenir novas crises. Conheça as receitas:

Leia também: 10 remédios caseiros para desentupir o nariz que realmente funcionam

Inalação com vinagre de maçã

Foto: iStock

A inalação com o vinagre de maçã é excelente para descongestionar os seios da face, os quais ficam cheios de secreção durante a crise de sinusite e provocam os sintomas de dor, dificuldade de respiração e sensação de cabeça pesada.

Ingredientes

  • Meio copo de água
  • Meio copo de vinagre

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo com a água e o vinagre de maçã, aquecendo até que comece a sair vapor. Transfira o líquido para uma tigela e posicione o nariz e a boca de forma a inalar os vapores. Cubra a cabeça com uma toalha para potencializar o efeito.

Fortalecedor da imunidade

Foto: iStock

Essa preparação caseira é uma mistura de vinagre de maçã, mel, limão e pimenta-caiena, ingredientes conhecidos por suas propriedades fortalecedoras da imunidade e de combate às alergias do sistema respiratório.

Ingredientes

  • ¼ xícara de vinagre de maçã
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • ¼ colher de chá de pimenta-caiena
  • suco de 1 limão

Modo de preparo

Ferva a água e misture com o vinagre de maçã em um copo alto. Em seguida, adicione o mel, a pimenta-caiena e o suco de limão, misturando bem todos os ingredientes. Beba diariamente até melhorar da sinusite.

Receita para lavagem dos seios da face

Foto: iStock

Essa mistura é excelente para fazer uma lavagem nos seios da face. Ela tem o poder de deixar as secreções acumuladas mais fluidas, facilitando sua eliminação pelo organismo.

Leia também: 13 truques para aliviar as crises de sinusite

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo

Depois de misturar bem os ingredientes, utilize uma seringa ou conta-gotas para medir uma quantidade equivalente a uma colher de sopa do remédio.

Com a cabeça levantada, aplique essa quantidade da mistura dentro da narina, deixando que ela desça para o nariz e a garganta. Quando chegar à boca, cuspa. Repita o procedimento com a outra narina.

Lembre-se sempre de utilizar ingredientes de boa qualidade nas suas preparações. Caso os sintomas não desapareçam depois de uma semana, não hesite em consultar um médico.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Para você