Remédio caseiro com vinagre de maçã para acabar de vez com a sinusite

O vinagre de maçã tem propriedades medicinais e é excelente para aliviar os sintomas da sinusite. Aprenda a preparar o tratamento na sua casa

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

A sinusite é uma inflamação das cavidades nasais que causa dor de cabeça, dores no rosto e congestão, dificultando o dia a dia das pessoas acometidas.

Bastante comum, a sinusite pode aparecer como consequência de um resfriado ou de alergias das vias aéreas superiores, sendo conhecida como sinusite aguda.

A sinusite crônica, por sua vez, envolve a presença de micro-organismos e pode durar até oito semanas. Muitas vezes, é necessário fazer um tratamento com antibióticos.

Um ingrediente caseiro que promete acabar com a sinusite é o vinagre de maçã, conhecido por suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

Derivado da fermentação do suco de maçã, o vinagre branco pode ser utilizado de várias formas para combater os sintomas da sinusite, além de fortalecer a imunidade para prevenir novas crises. Conheça as receitas:

Leia também: 10 remédios caseiros para desentupir o nariz que realmente funcionam

Inalação com vinagre de maçã

Foto: iStock

A inalação com o vinagre de maçã é excelente para descongestionar os seios da face, os quais ficam cheios de secreção durante a crise de sinusite e provocam os sintomas de dor, dificuldade de respiração e sensação de cabeça pesada.

Ingredientes

  • Meio copo de água
  • Meio copo de vinagre

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo com a água e o vinagre de maçã, aquecendo até que comece a sair vapor. Transfira o líquido para uma tigela e posicione o nariz e a boca de forma a inalar os vapores. Cubra a cabeça com uma toalha para potencializar o efeito.

Fortalecedor da imunidade

Foto: iStock

Essa preparação caseira é uma mistura de vinagre de maçã, mel, limão e pimenta-caiena, ingredientes conhecidos por suas propriedades fortalecedoras da imunidade e de combate às alergias do sistema respiratório.

Ingredientes

  • ¼ xícara de vinagre de maçã
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • ¼ colher de chá de pimenta-caiena
  • suco de 1 limão

Modo de preparo

Ferva a água e misture com o vinagre de maçã em um copo alto. Em seguida, adicione o mel, a pimenta-caiena e o suco de limão, misturando bem todos os ingredientes. Beba diariamente até melhorar da sinusite.

Receita para lavagem dos seios da face

Foto: iStock

Essa mistura é excelente para fazer uma lavagem nos seios da face. Ela tem o poder de deixar as secreções acumuladas mais fluidas, facilitando sua eliminação pelo organismo.

Leia também: 13 truques para aliviar as crises de sinusite

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo

Depois de misturar bem os ingredientes, utilize uma seringa ou conta-gotas para medir uma quantidade equivalente a uma colher de sopa do remédio.

Com a cabeça levantada, aplique essa quantidade da mistura dentro da narina, deixando que ela desça para o nariz e a garganta. Quando chegar à boca, cuspa. Repita o procedimento com a outra narina.

Lembre-se sempre de utilizar ingredientes de boa qualidade nas suas preparações. Caso os sintomas não desapareçam depois de uma semana, não hesite em consultar um médico.

Dicas pela Web
Comentários