10 remédios caseiros para desentupir o nariz que realmente funcionam

É possível conseguir aliviar a congestão nasal sem o uso de medicamentos descongestionantes, confira nas receitas a seguir

Escrito por Andressa Dias
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ficar com o nariz entupido é uma das coisas mais chatas e incômodas que pode acontecer. Por isso, sempre que alguém está nessa situação, a ideia mais rápida que vem à cabeça para buscar alívio é recorrer à soros descongestionantes.

Porém, o uso indiscriminado de remédios sem orientação médica pode ser muito perigoso para a saúde. Sendo assim, vale a pena buscar alternativas naturais não-medicamentosas.

Algumas dicas ajudam a evitar e a amenizar o problema, como evitar o uso de ar-condicionado, manter um umidificador ligado próximo a você, deixar o ar circular bem pelos ambientes, manter-se hidratado bebendo bastante água e hidratar o nariz com soro fisiológico. Além de assoar o nariz corretamente em vez de puxar os fluidos para dentro.

Se mesmo assim, seguindo essas dicas, o problema persistir, por que não experimentar um remédio caseiro para desentupir o nariz? Confira a seguir algumas ideias e experimente.

1. Vapor

O vapor ajuda a descongestionar pois tem efeito emoliente no muco nasal, assim ajuda você a se livrar mais rapidamente do que está bloqueando seu nariz. Aqueça água e coloque-a em uma bacia com cuidado para não se queimar. Envolva sua cabeça com uma toalha de forma a cubrir totalmente a bacia e sua cabeça junto. Respire normalmente sentindo o vapor chegar até o seu rosto. Não coloque seu rosto diretamente dentro da água e tome extremo cuidado se ela estiver muito quente.

Leia também: 8 remédios caseiros que você precisa conhecer

2. Compressa morna

As compressas também tém um efeito similar ao vapor. Se preferir fazer uma compressa ainda mais potente, em vez de usar apenas água morna, faça um chá de gengibre (com gengibre natural – não chá pronto) e use-o na sua compressa. Deite e coloque-a sobre o rosto quando a temperatura estiver adequada para que você não se queime e deixe por 15 min. O gengibre tem propriedades antiinflamatórias, o que ajudará ainda mais a descongestionar seu nariz.

3. Chás quentes

Ingerir bebidas quentes também ajuda no alívio da congestão nasal. Prepare chás mentolados, como chás de hortelã e sálvia. Além de aliviarem, eles vão manter seu corpo hidratado, o que ajuda a eliminar de vez o muco e poder respirar normalmente.

4. Alho

O alho tem propriedades naturalmente anti-virais, por isso, ingeri-lo com certa frequência é uma ótima maneira de evitar o problema. Mas se o seu nariz já está congestionado, a sugestão é preparar um chá forte de alho e tomá-lo durante o dia.

5. Vinagre de cidra de maçã

O vinagre de cidra de maçã ajuda a afinar o muco e permitir que ele seja eliminado do corpo mais rapidamente. Adicione uma colher do vinagre a um copo de água e beba para aliviar o desconforto nasal. Outra ideia é misturar 2 colheres do vinagre com uma colher de mel em água morna e mexer bem para ficar homogêneo. Você pode tomar essas misturas de 2 a 3 vezes ao dia.

6. Óleo de eucalipto

Graças às suas propriedades descongestionantes e antiinflamatórias, o óleo de eucalipto é um grande aliado de quem sofre com a congestão nasal. Você pode pingar algumas gotas dele em um lenço e inalar algumas vezes ao dia, você pode pingar algumas gotas no banheiro antes de tomar um banho morno ou ainda pingar duas gotinhas no seu travesseiro antes de dormir.

Leia também: Chá de gengibre: ajuda a emagrecer e oferece vários benefícios à saúde

7. Suco de tomate

O tomate é rico em vitamina C, ideal para manter o sistema imunológico em dia e aliviar a inflamação que bloqueia o nariz. Misture uma xícara de suco de tomate, uma colher de alho, uma de limão e um pouco de sal de aipo. Ferva e beba o suco pelo menos 2x ao dia.

8. Pimenta-caiena

Use a pimenta-caiena no preparo dos alimentos ou faça chás com a especiaria para tirar o melhor proveito de suas propriedades antiinflamatorias.

9. Fenacho (feno-grego)

o feno-grego também é um antiinflamatório natural que você pode usar para aliviar a congestão nasal. Faça um chá de fenacho com as sementes, depois filtre para removê-las e consumi-lo para desentupir o nariz.

10. Automassagem

Outra ideia que pode ajudar no alívio do incômodo é a automassagem na região entre o olho e o nariz, fazendo um pouco de pressão. A massagem vai ajudar a diminuir a dor e estimular a circulação de sangue no local.

É válido ressaltar que procurar um médico é imprescindível. Principalmente se você tem esse problema com uma certa frequência, pois isso pode ser sinal de outras complicações. Cuide-se e melhoras!

Leia também: Livre-se da coceira no couro cabeludo com 8 remédios caseiros

Dicas pela Web