5 remédios caseiros eficazes para combater enxaqueca e dores de cabeça

Saiba como você pode usar ingredientes naturais para aliviar esse problema

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Depois de um dia cheio de compromissos, problemas e coisas que não saíram como você esperava, é bastante comum apresentar uma dor de cabeça como reflexo da tensão vivida nas últimas horas. Nem sempre é possível evitar o estresse, mas, felizmente, existem medicamentos e remédios naturais que podem nos ajudar a aliviar esse sintoma.

Se você não pode tomar medicamentos convencionais ou simplesmente prefere alternativas naturais, conheça cinco receitas caseiras que podem ajudar a aliviar a enxaqueca e a dor de cabeça:

1. Chá de camomila

Foto: iStock

A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e é tradicionalmente usada para reduzir a febre, mas ela também tem efeito benéfico sobre as dores de cabeça. Para evitar a enxaqueca, você pode consumir o chá feito com essa erva regularmente. Em caso de crise, experimente esta receita:

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de flores de camomila
  • 1 litro de água

Modo de preparo e consumo

Coloque a água no fogo até começar a formar as primeiras bolhas pelo calor. Desligue o fogo, adicione a camomila e deixe em repouso por 15 minutos com o recipiente tampado. Coe a bebida e consuma o chá ao longo do dia.

2. Água de gengibre

Foto: iStock

Além de acelerar o metabolismo por ser um ingrediente termogênico, o gengibre também contém propriedades anti-inflamatórias que fazem dele um bom remédio natural para aliviar dores de cabeça. Veja como preparar a água de gengibre:

Leia também: Enxaqueca: muito mais que uma dor de cabeça

Ingredientes

  • 1 pedaço grande de gengibre fresco
  • 2 litros de água

Modo de preparo e consumo

Descasque o gengibre e corte-o em rodelas finas. Em seguida, coloque a raiz em uma garrafa e complete com água fresca ou gelada. Você deve consumir a bebida ao longo dia até que a dor de cabeça passe.

3. Suco de beterraba, cenoura e maçã

Foto: iStock

Essa combinação de vegetais é muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, o que faz com que esse suco seja excelente para estimular a circulação sanguínea e aliviar a dor de cabeça. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 1 maçã
  • 500 ml de água filtrada ou mineral

Modo de preparo e consumo

Depois de lavar muito bem todos os vegetais, descasque e pique a cenoura e a beterraba. Mantenha a casca da maçã, corte a fruta em quatro pedaços e retire as sementes e o talo. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, adicione a água e bata por 30 segundos. Coe o suco e consuma logo em seguida.

4. Óleos essenciais para aromaterapia

Foto: iStock

A aromaterapia oferece o efeito de relaxamento, reduzindo a ansiedade, o estresse e a tensão que podem causar dores de cabeça. Para aproveitar essas propriedades em casa, escolha óleos essenciais como o de lavanda, alecrim, camomila e menta, que favorecem a tranquilidade mental.

Você pode utilizar esses óleos como aromatizadores de ambiente ou, ainda, aplicá-los sobre a cabeça e o pescoço. Para isso, adicione 6 gotas do óleo escolhido em um copo de água e aplique-o com auxílio de um pano úmido.

Leia também: 9 remédios e tratamentos naturais para aliviar as dores da cólica menstrual

5. Alho cru

Foto: iStock

Se você sofre com enxaqueca ou dores de cabeça frequentes, uma dica para aliviar esses problemas é aumentar o seu consumo de alho cru, que é um excelente anti-inflamatório natural.

Para isso, basta utilizar esse alimento como tempero em saladas, de preferência associando-o com limão e azeite de oliva – outros dois alimentos que também ajudam a combater a inflamação e a dor de cabeça.

Todas as dicas apresentadas nesta matéria são receitas caseiras que podem ajudar a aliviar a enxaqueca e a dor de cabeça. Contudo, por não serem cientificamente comprovadas, elas podem não surtir o efeito desejado. Caso os sintomas não passem em poucos dias, é recomendável que você consulte seu médico.

Dicas pela Web