Por que eu não consigo emagrecer? Nutricionista aponta os 5 maiores erros

Fazer dieta e exercícios não é suficiente; pelo contrário, isso pode até atrapalhar

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Há quem faça as dietas mais malucas, pratique exercícios, se prive do consumo de alguns alimentos e, mesmo assim, não consiga perder peso. A situação é comum e pode ter algumas causas simples.

De acordo com a nutricionista funcional Fernanda Scheer, existem vários fatores que podem atrapalhar o progresso em um processo de emagrecimento. Se você está tentando, mas não vê grandes resultados, pode estar cometendo algum dos erros abaixo.

Veja a lista elaborada pela nutricionista e entenda como cada item pode estar te prejudicando:

1. Você come, mas não se nutre

Foto: iStock

A nutricionista explica que comer e se nutrir são coisas completamente diferentes. Uma pessoa pode comer bastante, mas fazer escolhas pobres nutricionalmente, como alimentos light/diet e outros, que suas células vão permanecer famintas, como se estivessem “pedindo” por nutrientes de qualidade.

2. Você foca só no treino aeróbio

Foto: iStock

Escolher uma atividade física mais intensa, como a musculação, pode ajudar no processo de emagrecimento. Um treino de força faz a massa magra aumentar e, consequentemente, seu metabolismo irá ficar mais acelerado. Outra dica é variar as atividades, fazendo sempre algo diferente, para que o corpo tenha diferentes estímulos.

3. Você dorme mal

Foto: iStock

Sim, o sono influencia no emagrecimento. Isso acontece porque dormir mal afeta alguns hormônios que controlam a sensação de fome e saciedade, além de elevarem o cortisol, deixando o dia mais tenso e te fazendo comer mais. A dica é apagar as luzes, tirar os aparelhos eletrônicos de perto e ir se acostumando a dormir mais cedo. Meditar também pode ajudar, assim como tomar chás de camomila ou mulungu.

4. Você tem medo de gorduras boas

Foto: iStock

A importância das gorduras boas para a saúde e o controle do peso já é um consenso mundial, mas muita gente ainda tem receio de consumi-las. Itens como castanhas, abacate, azeite, óleo de coco, quando ingeridos de forma equilibrada, geram saciedade, energia e equilíbrio hormonal.

5. Você continua fazendo dieta

Foto: iStock

A nutricionista é taxativa ao dizer que dietas não funcionam! Segundo ela, é como tomar remédio para emagrecer: o resultado aparece enquanto você está no processo, mas, depois, gera efeito rebote, ou seja, a pessoa volta a engordar. O mais importante é fazer uma reeducação alimentar.

Todas essas dicas da profissional são importantes para quem pretende mudar o estilo de vida e, assim, passar a se alimentar de forma inteligente, garantindo a saúde e, consequentemente, conseguindo perder mais peso. Antes de começar as mudanças, é necessário consultar um nutricionista, que saberá definir a estratégia ideal para o seu caso.

Assuntos: Emagrecer

Dicas pela Web
Comentários