Bem-estar

6 hábitos e doenças que resultam em pés descascando

Envato

Atualizado em 15.09.23

Além de incomodar, os pés descascando indicam um problema, que pode ser resultado de mau hábito ou doença. Por isso, é indispensável procurar ajuda médica. Para entender melhor o assunto, confira o que disseram as dermatologistas Dra. Maria Catalina Coloma, da Clínica Carvalho Concept, e a Dra. Mariana Okamura, médica dermatologista e professora do curso de medicina da PUCPR:

1. Micose dos pés

Envato

A Dra. Maria Catalina explicou que “o mais comum é a descamação entre os dedos, porém pode aparecer descamação em toda a planta do pé. Alguns tipos mais agressivos de fungos provocam bolhas maiores e infecção secundária por bactérias”. Complementanto, a Dra. Mariana explicou que a micose, “além da descamação, pode causar vermelhidão e coceira locais”.

O que fazer?

Ambas as médicas recomendam consultar um especialista para identificar a doença e receber as orientações adequadas quanto ao uso de medicamentos. Mariana também lembrou a importância de “evitar longos períodos com os pés molhados ou úmidos, pois o ambiente se torna favorável aos fungos”.

2. Hiperceratose plantar

Envato

Publicidade

Não é uma doença, mas, sim, resultado de alguns hábitos. Segundo Mariana, a hiperceratose “é caracterizada pelo espessamento dos pés, popularmente conhecida como ‘pé grosso’. Comumente causada por andar descalço, de chinelos ou rasteirinhas em demasia. Entretanto, raramente tem caráter genético”.

O que fazer?

A recomendação da Dra. Mariana é “evitar andar muito descalço e usar rasteirinhas ou chinelos por um período menor”. No mais, é preciso manter a região hidratada para ajudar a diminuir o efeito do ‘pé grosso’.

3. Disidrose plantar

Envato

A Dra. Maria Catalina comentou que, na disidrose, ocorre o aparecimento de “bolhinhas juntas nas laterais dos dedos, pode acontecer também nas laterais dos dedos das mãos. Quanto mais intensa, mais gera a descamação da região plantar”. Além disso, a Dra. Mariana disse que um sintoma muito comum é a coceira intensa no local das bolhas diminutas.

O que fazer?

Como é resultado do contato frequente com água, a Dra. Maria Catalina recomenda “secar os pés muito bem após tomar banho e ir à piscina ou ao mar, inclusive, com uma toalha exclusiva para os pés”. Além disso, ambas as dermatos recomendam uma consulta médica para tratar o problema e aliviar os sintomas.

4. Dermatite de contato

Freepik

Publicidade

De acordo com a Dra. Mariana, esse tipo de dermatite causa “descamação, vermelhidão e coceira em áreas que sofrem contato com substâncias ou materiais alergênicos, por exemplo, chinelos de borracha”.

O que fazer?

Como ocorre após o contato com uma substância ou material, se você perceber o que está causando os sintomas apresentados acima, deixe de usar o alergênico imediatamente. Entretanto, o mais seguro é “marcar uma consulta com um dermatologista para ser feito o diagnóstico e identificar a causa da dermatite”, informou a Dra. Mariana.

5. Falta de hidratação

Freepik

Apesar de serem negligenciados e, às vezes, esquecidos, os pés também precisam de cuidados. A Dra. Mariana comentou que a “falta de hidratação é um hábito que pode levar aos pés descascando”.

O que fazer?

Nesse caso, não há segredo. A dermatologista Mariana apresenta uma solução muito fácil e você pode fazer em casa: “é importante hidratar os pés, com hidratante próprio para a região”.

6. Lixar os pés excessivamente

Freepik

Como informa a Dra. Maria Catalina, lixar os pés excessivamente “retira a camada protetora da pele e a descamação tende a piorar”. Sendo assim, se você tem o hábito de lixar, precisa tomar cuidado e não esquecer da hidratação posterior.

O que fazer?

A recomendação dermatológica é “não lixar, principalmente se notar que o descascamento está piorando”. A tendência é ocorrer “um efeito ‘cinderela’, ou seja, melhora no dia que lixa, porém piora com o passar do tempo”, informou a Dra. Maria Catalina. Ela também recomenda uma visita ao dermato para verificar a existência de outros problemas nos pés.

Publicidade

Você imaginava que os pés descascando estavam relacionados aos hábitos e doenças apresentados pelas especialistas? Já sabe, os pés exigem cuidados, atenção, carinho e hidratação. Aproveite e confira a matéria sobre pés ressecados e rachados.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.