Mega hair: conheça as diferentes técnicas e os cuidados necessários

Confira preciosas dicas dos especialistas para colocar e manter o mega e entenda o que é preciso para realizar o alongamento capilar sem danificar os fios naturais

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / The Sweetest Thing

Foto: Reprodução / The Sweetest Thing

Grande parte das mulheres, alguma vez na vida, já sentiu aquela vontade de mudar a aparência dos cabelos. O leque de opções e técnicas para isso é bastante extenso e por isso, mudar o visual não é assim tão complicado.

Quando o desejo é mudar o comprimento dos fios e ter um cabelo mais longo, logo se pensa em mega hair. A técnica consiste em adicionar apliques e conceder às mulher o efeito desejado (cabelos maiores e/ou mais volumosos).

Existem diferentes procedimentos para aplicar o mega, sendo assim, é preciso encontrar um especialista confiável para realizar o procedimento adequado ao seu tipo e seu tom de cabelo e as suas necessidades.

Além de pesquisar bastante a respeito antes de tomar qualquer decisão, afinal o investimento é alto. Confira as dicas da especialista Taís Ribeiro e aprenda mais sobre as técnicas de aplique disponíveis, o investimento e os cuidados necessários para manter os fios sempre bonitos.

Técnicas disponíveis, suas diferenças e vantagens

 Foto: Reprodução / Kayture


Foto: Reprodução / Kayture

A variedade de técnicas de mega hair disponíveis é grande e para escolher o melhor tipo de aplique para você é preciso conhecer as opções existentes.

Leia também: 10 segredos para ter um cabelo comprido e lindo

“A diferença entre as técnicas são bem visíveis, pois cada uma delas tem uma forma diferente de colocar e preparar o cabelo.”, explica Taís.

Saiba quais são os principais tipos de mega disponíveis no mercado, a forma de aplicação de cada um deles e suas vantagens:

Alongamento de queratina e Great Lenghts

É o tipo de aplicação mais conhecida e sua vantagem é o efeito natural. O novo cabelo é colado junto aos fios naturais fio a fio, rente à raiz, sendo uma opção de aplique discreta.

A cola de queratina não pode ser exposta ao calor, portanto é preciso manter a raiz distante da chapinha, do secador (com ar quente) e do babyliss. O tempo de manutenção é em média de 3 meses.

Um outro método que utiliza queratina para unir os fios é o Great Lenghts, sua diferença é que as mechas artificiais vêm com um polímero de queratina (uma ponta de “cola” que é ativada com o calor). A vantagem é que a cola não é colocada diretamente no cabelo, mas o efeito e a aplicação são bem parecidas.

Leia também: 25 dicas espertas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Entrelaçamento

Esse tipo de alongamento foi um dos primeiros a surgir no mercado, o aplique consiste em trançar o cabelo rente ao couro cabeludo e costurar as extensões nessas tranças, seguindo a linha dos fios naturais. A duração é de 2 a 3 meses.

Como as tranças são feitas em todo o cabelo, pode ser difícil lavar e secar os cabelos normalmente, afinal elas acumulam umidade e demoram mais para secar.

A técnica é mais indicada para as cacheadas, pois as tranças formam um volume sobre a cabeça e para as mulheres de cabelo liso, isso pode ficar desproporcional ao rosto.

Nó italiano

O nó italiano é um aplique que utiliza o cabelo natural e látex como sustentação. Os fios artificiais e naturais são presos em nós e por isso essa é uma técnica que pode causar dores e puxões durante a aplicação. Sua vantagem é o efeito gerado que é bastante natural.

Micro link

Na técnica conhecida como micro link, as mechas se unem aos fios naturais através de anéis metálicos. É de fácil aplicação e remoção e sua vantagem é não utilizar produtos químicos e consequentemente não causar danos aos fios naturais.

Leia também: 4 receitas caseiras para fazer o cabelo crescer mais rápido

Esse método também é indicado para as mulheres de cabelo cacheado ou crespo, pois como as mechas artificiais são presas por pequenos anéis, no cabelo liso, que é mais fino e menos volumoso, o aplique pode se soltar.

Fita adesiva

Para as mulheres que têm medo de prejudicar a saúde dos fios ou aquelas que ainda estão em dúvida sobre aderir ou não ao mega hair, o aplique em forma de fita adesiva é uma boa opção.

O aplique adesivo tem como vantagem não prejudicar o cabelo natural, além de ter uma aplicação fácil e rápida. O efeito dura até 3 meses, dependo da frequência de lavagem.

Tic-tac

De efeito temporário, o aplique tic-tac (ou de presilha) é perfeito para as mulheres que querem ter cabelos mais longos ou volumosos em uma ocasião específica e especial.

A praticidade do modelo é inegável, no entanto é preciso prendê-lo bem, para que não se solte ao longo do dia ou da noite e nem quebre os fios naturais.

Leia também: Minoxidil: produto contra calvície ajuda a crescer fios na sobrancelha

O investimento e a técnica perfeita para você

A escolha da técnica e o valor do investimento são bastante relativos e estão relacionados entre si e com outros fatores, por isso é muito difícil determinar qual a técnica perfeita para cada mulher ou quanto será preciso desembolsar para colocar o mega. Mas aqui vão algumas dicas:

  • Para decidir o método de aplicação, é preciso consultar o cabeleireiro de sua confiança, para que ele faça uma análise do seu estilo de vida, do efeito desejado e principalmente do tom e do tipo do seu cabelo.
  • “A técnica vai depender do diagnostico feito pelo seu profissional , o tipo de cabelo, a quantidade, a cor e o seu dia-a-dia. O profissional precisa entender as necessidades da cliente e o que ela deseja para depois indicar a melhor técnica.”, explica a cabeleireira.
  • O investimento é composto por duas partes: preço do cabelo e preço da mão de obra. Ou seja, o valor depende do efeito desejado (quantidade e comprimento) e da cor e formato dos fios naturais (ruivo, loiro; liso, enrolado). Além de depender do método escolhido, pois cada técnica tem um grau de dificuldade e um tipo de preparação do cabelo a ser colocado, e de cada profissional.

5 dicas para manter o cabelo e o aplique sempre bonitos

Foto: Reprodução / The Stylish Confessions

Foto: Reprodução / The Stylish Confessions

Confira os conselhos e as dicas da Taís Ribeiro, especialista em mega hair, para preservar a saúde dos seus fios naturais, o poder do seu alongamento e a beleza de ambos.

1. Procure um profissional

Procurar um especialista em mega hair é muito importante para analisar o seu cabelo natural e seu couro cabeludo e escolher o método mais adequado para você. Além disso, ninguém melhor do que um profissional para escolher corretamente o tom do cabelo a ser aplicado e realizar o procedimento do jeito certo.

“É a garantia de que o trabalho será feito com os devidos cuidados para que os cabelos não sejam danificados e o conforto de poder tirar as dúvidas, se necessário, no dia da colocação.”, afirma Taís Ribeiro.

2. Não durma com o cabelo molhado

A raiz dos cabelos demora até 2 dias para secar completamente e a adição de mais fios rente a raiz pode aumentar esse tempo. Pensando nisso, é aconselhável não dormir com os fios molhados, a fim de evitar o acúmulo de umidade na região e a possibilidade do desenvolvimento de mofo.

Um outro motivo para não dormir com as madeixas úmidas é evitar o embaraçamento dos fios, que também pode prejudicar a qualidade e a duração da extensão.

3. Use uma escova apropriada para pentear

Novamente, cuidar para que os fios não embaracem é muito importante. No entanto, é preciso delicadeza na hora de pentear os fios com mega hair para não tirar nada do lugar. Por isso, recomenda-se utilizar uma escova apropriada para os fios (as cerdas tem ponta arredondada) para não danificar o mega.

4. Invista na hidratação

Manter os fios (naturais e artificiais) hidratados é o segredo para ter um cabelo longo, bonito e saudável. A hidratação deve ser feita uma vez por semana ou, no máximo, no intervalo de duas semanas.

5. Respeite o tempo de manutenção

É importantíssimo realizar a manutenção no tempo certo, tanto para não prejudicar os fios naturais, quanto para manter o aplique com o efeito visual adequado, pois com o tempo e o crescimento natural do cabelo, o mega se mistura e se embola com os fios naturais. Lembre-se dos prazos para cultivar o mega e seu cabelo sempre bonitos.

Blogueiras adeptas do mega hair

Sem dúvidas, o cabelo longo traz ao visual feminilidade e poder ao mesmo tempo. Veja lindas fotos de blogueiras usando mega hair para se inspirar e apostar no look de diva.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thesweetestthingblog.com/2014/09/fallincentralpark.html" target="_blank">The Sweetest Thing</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://www.edobabado.com.br/look-saia-preta-regata-de-alcinha-amaro/" target="_blank">É do babado</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://bocarosablog.com/2014/06/look-do-dia-macaquinho-jeans-e-renda.html" target="_blank">Boca rosa </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://andrezagoulart.com.br/blog/2013/08/09/cabelo-de-top-de-revista-tutorial/" target="_blank">Andreza Goulart</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.trendalert.com.br/2014/08/mega-hair-adesivo.html" target="_blank">Trend Alert</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.thestylishconfessions.com/2014/03/outfit-white-bag.html" target="_blank"> The Stylish Confessions </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.easihairpro.com/blog/59/.html" target="_blank">EasiHair Pro</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.thesweetestthingblog.com/2013/12/fuschia-infusion.html" target="_blank">The Sweetest Thing</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.thesweetestthingblog.com/2013/11/vested.html" target="_blank"> The Sweetest Thing </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.llymlrs.com/2015/02/dirty-looks-parisian-highlighted-wheat-hair-extensions-review.html" target="_blank">Llymlrs</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.caraloren.com/2012/09/pb-boutique.html" target="_blank"> Cara Loren </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.caraloren.com/2014/02/time-matters.html" target="_blank"> Cara Loren </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://stylebykaitlynn.com/2014/09/10/retro/" target="_blank">Style by Kaitlynn</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.lovefashionlivelife.com/2015/02/little-gray-dress.html" target="_blank">Love Fashion Live Life</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://stylebykaitlynn.com/2015/02/07/floral-embroidery/" target="_blank"> Style by Kaitlynn </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.kayture.com/2014/11/new-yorker-chic.html" target="_blank">Kayture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.caraloren.com/2014/10/floral-lovin.html" target="_blank"> Cara Loren </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.kayture.com/2014/09/hair-meets-wardrobe.html" target="_blank"> Kayture </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.thebeautybybel.com/2014/12/oversized-sweaters-thigh-highs.html" target="_blank">The Beauty by Bybel</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.thestylishconfessions.com/2014/03/hair-low-side-parting.html" target="_blank"> The Stylish Confessions </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.beautyandabargain.com/my-outfits/r-o-m-p-e-r" target="_blank">Beauty and a Bargain</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://stylebykaitlynn.com/2014/01/15/soft-preppy-look/" target="_blank"> Style by Kaitlynn </a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.kayture.com/2014/06/how-to-dress-vintage.html" target="_blank"> Kayture </a>

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários