7 benefícios da jabuticaba que vão te deixar apaixonada por essa frutinha

Fruta é pequena, mas rica em nutrientes e pode auxiliar na prevenção e combate de problemas de saúde

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A frutinha pequena, doce e de casca escura, além de ser consumida pura, muitas vezes direto do pé, é também um ótimo ingrediente para geleias, sucos e até vinhos.

A árvore costuma dar frutos de duas a três vezes por ano, mas, com cuidados constantes, pode produzir o ano todo. E como a fruta fermenta rapidamente, o ideal é consumir em no máximo três ou quatro dias após a colheita.

A jabuticaba também proporciona muitos benefícios à saúde, pois é rica em vitaminas (especialmente B e C), aminoácidos, e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Conheça mais benefícios.

1. Protege contra o câncer

Alguns estudos mostraram que a jabuticaba pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento do câncer. Isso acontece devido a compostos como as antocianinas, que podem ajudar a impedir a disseminação de células cancerígenas, e antioxidantes, que eliminam os radicais livres do organismo.

2. Trata a diarreia

Foto: iStock

Quando seca, triturada e misturada com a água, a casca da jabuticaba ajuda a retardar os movimentos intestinais, pois restaura os nutrientes e vitaminas perdidas e previne a desidratação causada pela diarreia.

Leia também: 40 receitas de geleia para adoçar sua vida de forma saudável

3. É anti-inflamatória

A jabuticaba tem alto poder anti-inflamatório, que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes e doenças cardíacas. E também é indicada para quem sofre de problemas como artrite.

4. Faz um detox natural

Foto: iStock

O consumo da fruta ajuda a aliviar o estresse do fígado, auxiliando a filtrar as toxinas enquanto nutre o corpo com vitaminas e minerais. O consumo regular ajuda a manter o corpo livre de toxinas que podem causar doenças.

5. Alivia os sintomas da asma

Embora ainda não haja nenhuma comprovação científica para isso, há quem acredite que a jabuticaba ajuda a manter as vias aéreas e passagens para os pulmões limpas, abrindo os brônquios.

6. Impede o envelhecimento prematuro

Foto: iStock

O poder antioxidante da jabuticaba pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento, pois ajuda a neutralizar os fatores que causam manchas senis e linhas finas na pele.

7. Combate a dor de garganta

O suco da jabuticaba espremido e misturado com água morna tem um efeito calmante na garganta dolorida. Além disso, a fruta é rica em vitamina C, que ajuda a combater a infecção, acelerando o processo de cura.

Leia também: Alimentos ricos em antioxidantes

A jabuticaba não é facilmente encontrada em muitas partes do mundo, mas no Brasil ela é bastante popular e acessível. Aproveite o privilégio de ter essa frutinha por perto e delicie-se!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web