Guia da mulher empoderada todos os dias: de A a Z

Escrito por
Em 14.03.19

iStock

O empoderamento feminino tem sido um assunto muito falado e estudado. Essa força que impulsiona as mulheres a lutar por igualdade e soltar a voz em busca de reconhecimento é muito importante e precisa ser incentivada. Mas como viver o verdadeiro empoderamento no dia a dia? A seguir, você vai conhecer alguns passos importantes para conquistá-lo.

Continua após o anúncio

Confira, então, o nosso guia da mulher empoderada todos os dias com palavras essenciais de A a Z que vão ajudar no seu crescimento pessoal e em sociedade.

(A)mor-próprio

Dicas de Mulher

Você consegue olhar para o espelho e enxergar a mulher maravilhosa que você é? O amor-próprio, muitas vezes, não faz parte da nossa vida, mas deve ser uma construção diária para que nossa relação com nós mesmas seja melhor. Um passo de cada vez, à sua maneira, valorizando quem você é e amando cada parte do seu ser: abrace o amor-próprio e faça dele o seu maior guia.

(B)arulho

Dicas de Mulher

Não tenha medo de erguer a voz e lutar pelos seus direitos e das mulheres que estão à sua volta. O mundo precisa de pessoas que gritam e que buscam uma vida melhor para todas. O mundo precisa de barulho. Una-se a mulheres que queiram lutar com você e permaneçam juntas para vencer todos os obstáculos.

(C)onhecimento

Dicas de Mulher

Leia, questione, pesquise, ensine… O conhecimento move o mundo e é um elemento importante para a sua vida. Não importa como: o conhecimento está escondido em todos os lugares, sejam eles ambientes acadêmicos ou não. O conhecimento está naquela aula importante da faculdade, mas também nos ensinamentos adquiridos com sua avó. Aprenda com a vida e para a vida!

Leia também: 10 TEDs de mulheres incríveis para te inspirar neste dia

(D)ecolar

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Não tenha medo de sonhar. Corra atrás dos seus maiores objetivos sem se preocupar com as opiniões dos outros. Você nasceu para brilhar, nasceu para ser feliz. Por isso, permita-se tirar um pouco os pés do chão de vez em quando. Não engavete seus sonhos, mas realize-os. Existe um universo imenso esperando para ser conquistado!

(E)mpatia

Dicas de Mulher

Imagine se todas as pessoas se colocassem no lugar das outras antes de tecer julgamentos? Com certeza o mundo seria um lugar melhor para se viver. Tenha empatia por todas as mulheres, respeite suas lutas, seu passado e suas dificuldades. Não há como saber a força da dor do outro, por isso o que resta é respeitar e tentar entender.

(F)eminismo

Dicas de Mulher

Você pode até pensar o contrário, mas o feminismo é muito importante para a sua vida. Sem ele você não poderia trabalhar, votar, e não teria a liberdade que tem hoje. Porém, há muito no que avançar. Não se iluda com achismos criados por quem nem sabe o que é esse movimento. Conheça um pouco mais sobre o feminismo, seus objetivos e entenda de uma vez por todas que ele luta por mundo mais justo e digno para todos.

(G)ratidão

Dicas de Mulher

Às vezes a vida é difícil e esquecemos de agradecer pelas pequenas coisas que nos fazem felizes. Esse exercício diário é importante para nossa saúde, bem-estar e garante paz de espírito. Seja grata pelas coisas mais simples, como o sol que brilha pela manhã ou a chuva que molha a cidade. A gratidão transforma a nossa vida e nos faz ser cada dia mais felizes e realizadas.

(H)istória

Dicas de Mulher

Se tem uma coisa que a história prova é a força das mulheres. Suas lutas, buscas e conquistas ajudaram a moldar o mundo que conhecemos hoje. Conheça a história das mulheres importantes do movimento feminista, mas também a vida de mulheres que fazem parte da sua cidade. Os relatos dessas pessoas tão fortes e determinadas vão te ajudar a lutar pelos seus direitos.

Leia também: Representatividade feminina: entenda a importância da nossa voz

Continua após o anúncio

(I)ntimidade

Dicas de Mulher

Mesmo com tantos avanços, as mulheres são ensinadas a ter vergonha de seus corpos e a escondê-los. Além disso, também são advertidas a não falar sobre sexo e seus desejos. Não deixe que esses pensamentos machistas dominem sua vida. Conheça seu corpo, conheça suas vontades, experimente novas sensações, transe e não permita que os tabus te impeçam de se entender e viver.

(J)anela

Dicas de Mulher

Não deixe que nada e ninguém faça você se fechar para o mundo. Há muito o que explorar, muitas histórias para conhecer, pessoas para se encantar, paisagens para fotografar… São muitas possibilidades e elas só podem ser avistadas quando nossas janelas estão abertas para que o sol e a brisa suave possam entrar. Não tenha medo!

(K)eep calm

Dicas de Mulher

Há momentos na vida em que a coisa certa a fazer é respirar fundo e seguir em frente. Para não se desgastar com lutas vãs, saiba quais são as batalhas certas que merecem ser conquistadas. Mantenha a calma, desacelere, não perca o ar e se prepare para as grandes guerras que possam surgir. Quanto aos pequenos conflitos do dia a dia, resolva-os da forma mais simples e use o restante do tempo para descansar.

(L)ouca

Dicas de Mulher

A palavra “louca”, na maioria das vezes, é usada de forma pejorativa, mas que tal mudar esse significado? A mulher louca é aquela que luta pelo que quer, sabe o que quer e que não liga para as opiniões dos outros. Transforme esse suposto insulto em um elogio. Somos todas loucas, e loucas porque somos nós mesmas. Abrace quem você é e mostre para todos a força que você tem. O mundo precisa da coragem das mulheres loucas.

(M)ovimento

Dicas de Mulher

Não fique parada! Faça da sua vida um movimento constante para a felicidade. Dance, pule, corra, cante… Exercite seu corpo e sua mente e não deixe se levar pela inércia. Conheça seus limites, sinta o suor em sua pele, mas também se permita descansar.

Continua após o anúncio

Leia também: Direitos da Mulher: saiba o que as nossas leis podem fazer por você

(N)ão

Dicas de Mulher

Não tenha medo de dizer: não! Muitas vezes nos submetemos a situações que não nos agradam por temer machucar outras pessoas. Porém, precisamos ser egoístas também e expressar nossas opiniões e vontades para evitar passar por momentos desagradáveis. Por isso, não se esqueça: um “não” pode ser tão positivo quanto um “sim”.

(O)rgulho

Dicas de Mulher

Você escolheu ser empresária? Orgulhe-se. Escolheu ficar em casa cuidando dos filhos? Orgulhe-se. Não se vê como mãe e escolheu não ser? Orgulhe-se. Tenha orgulho da mulher incrível que você é, tenha orgulho de suas escolhas e da sua vida. A opinião alheia pouco importa: faça aquilo que você quer, não o que esperam de você. Encha seu peito de orgulho e mostre para o mundo como está feliz com suas escolhas.

(P)oder

Dicas de Mulher

Como falar de empoderamento feminino sem falar de poder?! O poder é a força que move a mulher. É a ajuda que impulsiona cada uma de nós a superar todos os obstáculos da vida. Todas as mulheres são poderosas e merecem ter seu espaço dentro da sociedade. Deixe esse poder tomar conta de você e mostre toda a sua força para o mundo!

(Q)uilo

Dicas de Mulher

Sabe aquele número que aparece na balança? Ele não importa e não define quem você é. Vivemos em um mundo cheio de padrões, mas eles não podem mais ser a base da nossa vida. Esqueça os tais “indicadores de beleza” e admire e ame seu corpo como ele é. Viva uma vida leve, feliz e não deixe que essa palavrinha tão insignificante acabe com a sua autoestima.

(R)epresentatividade

Dicas de Mulher

Sabe aquela sensação de se enxergar em uma personagem de filme, livro ou até mesmo em certas canções? Essa é a força da representatividade. Precisamos de mulheres que representem as minorias, que usem sua voz para incentivar as que já não possuem mais esperança e que ocupem espaços que antes não tinham acesso. É importante que a representatividade feminina conquiste todos os locais possíveis para que todas as mulheres entendam que são capazes de coisas incríveis!

(S)ororidade

Dicas de Mulher

De mãos dadas com a empatia, a sororidade vem para humanizar ainda mais nossa relação com outras mulheres. Essa palavra, que significa “comportar-se como uma irmã”, é a base para uma aliança feminina sólida e inquebrável. Já sofremos tantos preconceitos e tantos julgamentos machistas todos os dias, por que, então, ainda atacamos umas às outras? Deixe os julgamentos de lado, busque entender as opiniões das mulheres que estão ao seu lado e mostre a elas que essa luta é de todas.

(T)ransbordar

Dicas de Mulher

Como água que transborda de um copo já cheio, corra até lugares além do seu comodismo. Use dos seus privilégios para ajudar as mulheres que mais precisam – mas claro, sem silenciar ninguém. Aconselhe, seja luz, ofereça sua força e segure a mão de todas aquelas que passam por dificuldades que para você podem ser pequenas. Transborde e encha a vida das suas irmãs com muito amor e compreensão.

(U)nião

Dicas de Mulher

Mais do que se empoderar sozinha, o empoderamento coletivo é ainda mais importante. Una-se com mulheres que você admira, crie grupos de discussões, de estudo, ouçam umas às outras e andem lado a lado para conquistar cada vez mais espaço. Se sozinha você pode ir longe, se unida com outras mulheres incríveis poderá chegar ainda mais além.

(V)iolência

Dicas de Mulher

Muitas mulheres são violentadas por hora no Brasil. Apesar de alto, esse número muitas vezes é ignorado. É tempo de mudar isso. Não fique calada, não sofra sozinha. Se isso acontece com você, não tenha medo de pedir ajuda. Converse com as mulheres a sua volta e conte o que está acontecendo. Se isso está acontecendo com alguém que você conhece, ajude. Uma voz sozinha pode não fazer muita diferença, mas várias vozes unidas conseguem mudar o mundo.

(W)ww

Dicas de Mulher

Use a internet para o bem. Faça dela uma ferramenta de empoderamento para você e para outras mulheres. Crie, venda, discuta, pesquise, conheça novas histórias e divulgue o trabalho das mulheres que você admira. Use desse espaço para espalhar boas notícias e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo.

(X)eque-mate

Dicas de Mulher

Dê um basta no que te faz mal! Muitas vezes no submetemos a algumas coisas por comodismo ou medo de dizer não. Isso não pode acontecer mais. Deixe de lado hábitos, ações ou até mesmo pessoas que só fazem mal para a sua vida. Arme-se de amor, força e coragem e enfrente esse obstáculos de frente para dar o tão sonhado xeque-mate. Depois disso, a batalha estará finalizada.

(Y)in-yang

Dicas de Mulher

Como tudo na vida, somos feitas de contradições. Uma hora somos fogo, em outra somos gelo. Ora queremos correr, ora queremos parar. As contradições são importantes, pois são elas que garantem o equilíbrio da nossa vida. Se você escolheu um caminho mas quer voltar e trocar o rumo, não há problemas: todas nós temos o direito de nos contradizer e aprender com nossos erros.

(Z)elo

Dicas de Mulher

Seja sua melhor companhia. Reserve um tempo especial na sua semana para cuidar de você. Leia, descanse, assista a um filme, corra, use um creme no corpo, medite, saboreie sua comida favorita… Aprenda a cuidar do seu corpo e da sua mente, afinal, você é o seu próprio lar.

Abrace esse guia com todas as suas forças e entenda que as mudanças acontecem com um passo de cada vez. Acredite em você, não esconda sua voz e convide outras mulheres para embarcar nessa aventura de empoderamento com você. Juntas podemos muito mais!

Assuntos: Dia da Mulher

Para você