Bem-estar

Dor na ovulação: o que é e como tratar esse desconforto que atinge as mulheres

iStock

Atualizado em 31.07.23

O ciclo menstrual é um momento do mês que mexe com o organismo feminino. Uma das fases desse período é a ovulação, quando o corpo se prepara para a reprodução. Essa fase ocorre, em geral, na metade do ciclo, e é aí que muitas mulheres começam a sentir a chamada dor na ovulação, também conhecida como dor do meio, justamente pelo período em que ela acontece.

Essa dor, localizada embaixo do ventre, vem acompanhada de outros sintomas e pode durar entre 1 e 2 dias, mas o tratamento é bem simples. Para ajudar a identificar e saber como tratar, conversamos com a doutora Lívia Vieira (CRM 141048), que é ginecologista e obstetra, e esclareceu algumas dúvidas.

Índice do conteúdo:

Dor na ovulação: causas

iStock

De acordo com a doutora Lívia, as causas dessa dor são desconhecidas: “Ainda não sabemos ao certo o que causa a dor na ovulação, mas supõem-se que seja devido ao rompimento do óvulo do ovário em direção à tuba uterina, isso libera um pouco de líquido e sangue na cavidade abdominal e pode ser irritativa para algumas mulheres”.

Publicidade

Para reconhecer esse período, fique atenta à data da sua menstruação e do início das dores para ver se os sintomas se encaixam com o período da ovulação.

Dor na ovulação: dúvidas frequentes

iStock

A dor no período da ovulação vem acompanhada de outros sintomas. Saiba como identificar!

Quais são os sintomas da ovulação?

Segundo a doutora Lívia, o principal sintoma da ovulação é a saída de uma secreção semelhante à clara de ovo, além de um pequeno aumento na temperatura corporal, mas algumas mulheres podem apresentar mais alguns sintomas.

“Algumas mulheres têm esse desconforto que chamamos de Síndrome da Ovulação Dolorosa (Síndrome de Mittelschmerz) e podem sentir dor tipo cólica, repuxar ou fisgar de um lado ou de outro do abdome, isso vai depender do lado que a mulher estiver ovulando”, completa a doutora.

Quanto tempo pode durar a dor da ovulação?

A dor na ovulação dura em torno de 1 ou 2 dias, mas segundo a doutora Lívia, caso a dor seja intensa ou dure mais tempo, é necessário fazer uma avaliação médica para investigar outras doenças, como endometriose ou cistos no ovário.

Publicidade

Dor nos ovários pode ser gravidez?

A doutora Lívia esclarece que a dor na ovulação não é um sinal de que a mulher está grávida: “A dor no meio do ciclo não pode ser confundida com gravidez, uma vez que a gravidez vai começar a dar sintomas de cólicas ou desconforto pélvico após um atraso menstrual”.

O que significa dor na ovulação do lado direito ou esquerdo?

A dor pode ser sentida tanto do lado esquerdo, quanto do lado direito, pois nós temos um ovário de cada lado da pelve e cada um deles ovula um mês. “Apenas em alguns casos pode ocorrer de ovularem os dois lados juntos, o que acontece em caso de gestações gemelares, mas isso é bem raro”, esclarece a doutora Lívia.

A dor na ovulação é normal e faz parte do complexo corpo feminino, mesmo assim, não deixe de procurar ajuda médica se isso te ajudar a ficar mais confortável.

Dor na ovulação: tratamentos

iStock

Talvez a dúvida que mais ecoe na cabeça das mulheres seja o que fazer para se livrar desse incômodo que bate à porta todos os meses. Felizmente, esse desconforto pode melhorar com alguns cuidados simples.

  • Repouso
  • Bolsa de água quente
  • Analgésicos, apenas se o desconforto for grande

É muito importante conhecer o próprio corpo, entender e respeitar cada fase para levar uma vida mais tranquila!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Jornalista (0073378 – SP), típica aquariana, movida a café, memes, viagens e livros.